Insights Confiáveis

Faculdade Unyleya é patrocinadora de time de Rugby em Cadeira de Rodas

A Faculdade Unyleya é patrocinadora oficial do time de Rugby em Cadeira de Rodas do CETEFE – Centro de Treinamento de Educação Física Especial em Brasília/DF.

Muito além do time de Rugby, o CETEFE é uma entidade sem fins lucrativos que visa a inclusão das pessoas com deficiência junto à sociedade, por meio de esportes, capacitação e inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

Essa parceria foi firmada no mês de julho e garante a todos os atletas do CETEFE uma série de benefícios, dentre eles o acesso ao nosso programa de empregabilidade a PNEs (portadores de necessidades especiais).

A inciativa visa a inclusão social, profissional e o desenvolvimento humano em todos os aspectos da vida.

O time

A equipe de Rugby em Cadeira de Rodas do CETEFE se chama Lobos Vermelhos, que é uma lembrança do Lobo Guará, animal comum da região centro-oeste. A equipe foi formada em outubro de 2013 em Brasília e, em maio de 2015, conquistou a primeira medalha com o terceiro lugar na segunda divisão do VIII Campeonato Brasileiro.

Em 2016, a equipe participou de cinco torneios durante o ano, conquistando três medalhas: uma de bronze (3º lugar), uma de prata (2º lugar) e uma de ouro (1º lugar).

Neste ano de 2017, a equipe conquistou o segundo lugar no VI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 2ª Divisão.

Atualmente, o time conta com 17 atletas, sendo duas mulheres e os demais homens, e 6 pessoas na comissão técnica.

Acompanhe-os no Facebook!

O esporte

Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra, de 1845. No Brasil, surgiu em Salvador, 30 anos depois. Apesar da propagação do futebol ser mais bem sucedida, no início do século XX o Rugby era tão popular entre os membros da elite quanto o futebol. Isso foi verdadeiro em diferentes países, bem como no Brasil.

O mais importante campeonato do esporte é o Copa do Mundo que é disputado desde 1987.

O Rugby apresenta a conquista de seus pontos de forma similares ao Futebol de Campo Americano, que se originou em parte do Rugby.

Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. Uma delas é o Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad-rugby nos Estados Unidos.

A modalidade é para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros. Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com seu grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). Enquanto no Rugby tradicional uma equipe contém 15 jogadores titulares, as equipes do Rugby em cadeira de rodas são formadas por 4 atletas e a soma dos jogadores não deve ser maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes às de vôlei.

No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gera competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções brasileiras, adulto e universitária.

Apesar de ser um esporte de contato, o Rugby também carrega muitos ensinamentos de valores e respeito entre os companheiros, os adversários, a arbitragem e os torcedores. Costuma-se dizer que possui 5 valores: a integridade, o respeito, a solidariedade, a paixão e a disciplina. Ainda, que é um “esporte de brutos jogado por cavalheiros”.

A Faculdade Unyleya na inclusão social

Em junho, a Faculdade estabeleceu também a parceria com o Instituto HandsFree. O  equipamento “mãos livres” possibilita deficientes motores a ter total controle do computador e equipamentos eletrônicos, em geral, podendo, inclusive, realizar cursos a distância. Entenda melhor aqui.