Connect with us

Guia de Carreiras

Você sabe quais são os tipos de pós-graduação? Conheça agora!

Especialização, MBA tradicional, MBA executivo, mestrado e doutorado. Veja quais são as diferenças entre os tipos de pós-graduação e qual delas é mais compatível com o seu perfil!

qual a diferença entre lato sensu e mba

Continuar investindo nos estudos mesmo após concluir a faculdade é importante não apenas para enriquecer os conhecimentos sobre determinada área, mas também para garantir maior destaque no mundo do trabalho. No entanto, como escolher uma pós-graduação? Qual a diferença entre lato sensu e MBA, entre pós-graduação e especialização?

Quando chega o momento de tomar uma decisão como essa, que será capaz de influenciar todo o futuro profissional de uma pessoa, é comum surgirem dúvidas como: que curso devo fazer? Como escolher a melhor modalidade para impulsionar a minha carreira? É melhor manter o foco no meio corporativo ou me dedicar ao universo acadêmico?

Se você se identificou com esses questionamentos e está em busca de informações para esclarecê-los, este post foi feito sob medida para você! A seguir, mostraremos as principais diferenças entre a especialização, o MBA e a pós-graduação stricto sensu para ajudar você a conhecer de perto cada uma dessas opções.

Assim, é possível escolher com tranquilidade a opção que mais se enquadra nos seus objetivos pessoais e profissionais. Vamos começar?

O que são cursos lato sensu?

Tanto as especializações quanto os MBAs se enquadram nessa categoria, que é mais ampla e abrange os cursos com menor duração. Eles oferecem conhecimentos mais práticos, que não necessitam de autorização prévia do MEC para serem ofertados pelas faculdades.

Além disso, o aluno tem a possibilidade de escolher entre as modalidades de pós-graduação a distância, ensino presencial ou híbrido, garantindo que a opção escolhida se encaixe melhor em seus horários e otimize sua aprendizagem.

Essas características, quando somadas, fazem desses cursos os mais indicados para os profissionais que buscam um diferencial específico para suas carreiras, além de uma formação mais voltada para o cotidiano do mercado de trabalho.

Especialização

De modo geral, os cursos de especialização são uma ótima alternativa para quem quer atualizar seus conhecimentos e aperfeiçoar as habilidades mais específicas em sua área de atuação, dando um destaque a mais para o currículo.

Outra vantagem apresentada por esse tipo de formação é que a opção escolhida não precisa estar diretamente relacionada ao segmento profissional atual do candidato, sendo uma oportunidade para quem deseja mudar de área ou explorar novas possibilidades.

A carga horária aqui é de, no mínimo, 360 horas, sem contar os momentos dedicados ao estudo individual, aos trabalhos e à elaboração do trabalho final, se for o caso. Na maioria das vezes, esses cursos também são pagos, mesmo nas faculdades públicas.

Vale ressaltar que, geralmente, o termo pós-graduação — sem o acompanhamento de nenhum adjetivo — é usado como sinônimo de especialização, embora os MBAs também se enquadrem na categoria e existam, ainda, os cursos stricto sensu.

MBA

O Master of Business Administration, também conhecido simplesmente como MBA, é mais voltado às áreas de negócios e gestão empresarial. Assim, seu principal público são gestores que visam cargos de liderança nas empresas em que atuam. Isso porque esses profissionais precisam aprofundar seus conhecimentos e ampliar o seu networking, por meio do contato com outros profissionais, professores e alunos.

Por esse motivo, é ideal que os candidatos a esse tipo de curso tenham maior experiência de mercado e uma carreira mais sólida, como grandes executivos, gerentes ou diretores corporativos. Vale lembrar que, embora a duração mínima dos cursos de MBA seja a mesma de uma especialização — ou seja, 360 horas —, os valores costumam ser um pouco mais altos nessa modalidade.

Para garantir que o seu investimento valerá a pena, não deixe de verificar se os índices de qualidade do curso estão de acordo com os critérios definidos pela Associação Nacional de MBA (ANAMBA).

Por fim, um dado interessante é que a nomenclatura diferenciada em relação às especializações decorre da origem dos cursos. Em países como EUA e Inglaterra, não há três titulações, mas sim duas. Lá, o título de master é mais voltado para o mercado de trabalho, enquanto o de PhD (Philosophiæ Doctor) é direcionado à carreira acadêmica.

Isso é diferente do que ocorre no Brasil, onde tanto doutorado como mestrado têm finalidade mais científica. Não por acaso, no momento de equiparar os títulos, os MBAs estrangeiros, via de regra, são incorporados pelas universidades brasileiras como pós-graduações lato sensu.

MBA executivo

Outra modalidade que está bastante em alta no mercado é o MBA executivo. A grande diferença com o MBA tradicional é que o curso executivo é voltado para profissionais que já têm certa experiência gerencial em suas áreas de atuação.

A metodologia do curso também varia. Nesse caso, em vez de tratar a gestão como ciência, o MBA executivo atrela os processos gerenciais às práticas e experiências profissionais do dia a dia dos gestores.

Em vez de a sala de aula funcionar como um anfiteatro onde o professor é palestrante, no MBA executivo o processo de aprendizagem se dá em uma espécie de mesa redonda, na qual os gestores — normalmente com mais de dez anos de carreira — compartilham suas próprias experiências em áreas de domínio correlatas.

Para quem as pós-graduações lato sensu são indicados?

O perfil profissional de quem procura uma pós-graduação lato sensu é mais mercadológico. Normalmente, as especializações são recursos para se reciclar, desenvolver competências específicas ou se aprofundar nos conhecimentos de uma disciplina. A ideia é que, ao final do curso, o profissional esteja mais preparado para atuar em um determinado segmento.

Além disso, a modalidade pode ser uma forma de mudar de carreira. Por exemplo, se uma pessoa exerce uma profissão como contratada, mas tem o desejo de empreender, pode ser mais prático realizar uma pós-graduação ou especialização em Administração do que uma segunda faculdade. Tudo dependerá das condições oferecidas.

De todo modo, os cursos são indicados para todos que desejam conseguir os benefícios a seguir.

Qualificar-se profissionalmente

O principal motivo para ter uma pós-graduação lato sensu é ficar ciente dos conhecimentos mais recentes e das tendências de uma área, além de aprofundar os conhecimentos obtidos na faculdade e na vida profissional. O foco é reduzir a lacuna entre as técnicas novas ou mais especializadas e as competências do pós-graduando.

Aumentar a competitividade e o leque de opções

O curso permite ser um profissional com competências mais raras ou desejadas, abrindo portas dentro da carreira atual ou em novos segmentos. O curso lato sensu é montado por pessoas que conhecem o mercado e, portanto, sabem quais são as demandas. Logo, é indicado para quem pretende crescer profissionalmente.

Enfrentar os desafios do dia a dia

A pós-graduação lato sensu é ideal para desenvolver as competências e resolver problemas da posição atual ou de cargos futuros. Isto é, o curso não visa teorizar sobre as questões, mas gerar ferramentas concretas para o mercado profissional. Em muitos casos, há especializações preparadas para o exercício de funções específicas, como a pós-graduação em Docência e a de Mediação de Conflitos e Arbitragem.

Auxiliar no autodesenvolvimento

A formação oferece suporte para o aluno continuar os estudos e desenvolver novas competências. Muitas vezes, as pessoas sentem dificuldades para aprender sozinhas, seja em razão das dúvidas ou por desconhecer as tendências de uma disciplina. Logo, elas precisam de suporte para impulsionar seu autodesenvolvimento.

O que são cursos stricto sensu?

Diferentemente das modalidades lato sensu, os cursos stricto sensu necessitam da aprovação prévia da Capes e do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para serem oferecidos pelas instituições de ensino.

Além disso, eles são mais direcionados para quem busca seguir uma carreira acadêmica, dando ao profissional a possibilidade de atuar como professor ou pesquisador em instituições de Ensino Superior. Confira abaixo as opções disponíveis para quem opta por essa modalidade.

Mestrado

O mestrado dura de 2 anos a 2 anos e meio. Há duas subdivisões:

  • mestrado acadêmico — esse tipo de mestrado é mais direcionado para a formação de pesquisadores e professores que atuarão dentro da própria universidade, ministrando aulas ou liderando projetos de pesquisa voltados à sua área de conhecimento;
  • mestrado profissional — regulamentado apenas a partir de 2009, é um tipo de mestrado mais recente. Ele tem uma atuação mais prática. É indicado para quem já tem alguma experiência no mercado de trabalho e deseja ampliar a sua qualificação profissional.

Independentemente da escolha, os alunos poderão contar com um auxílio financeiro fornecido pela própria instituição de ensino ou por fundações de pesquisa e fomento, como o CNPq, a Capes e a FAPESP.

Doutorado

Para os alunos que já finalizaram o mestrado e têm o objetivo de se aprofundar um pouco mais na temática defendida na dissertação, o próximo passo é investir em um doutorado.

Uma vez que essa modalidade exige dedicação exclusiva dos estudantes, as instituições de ensino também costumam oferecer bolsas de estudo e outros auxílios financeiros durante o curso. E se você se preocupa com quanto tempo dura uma pós-graduação, saiba que o doutorado é o tipo de formação mais longa: pode durar até 4 anos.

Além de ser um pré-requisito para quem almeja se tornar professor no Ensino Superior, um curso de doutorado permite que você se torne cada vez mais especializado em sua área de conhecimento, abrindo as portas para um pós-doutorado e aumentando as chances de avançar sua pesquisa no universo acadêmico.

Para quem as pós-graduações stricto sensu são indicados?

Diferentemente do caso anterior, o perfil aqui é mais investigativo. Tanto doutores como mestres contribuem para a produção científica nas disciplinas escolhidas. Não há, portanto, a tendência de formar um profissional para o mercado. A seguir, conheça os principais benefícios da pós-graduação stricto sensu!

Trabalhar com produção científica

Permite atuar com o desenvolvimento de dissertações e teses sobre determinados objetos de estudo. Note que o papel principal dos mestrandos e doutorandos é o trabalho intelectual. O foco não é formá-los para o exercício de uma atividade, mas para a produção de conhecimento, reflexão teórica e pensamento crítico.

Atuar no universo acadêmico

Os cursos stricto sensu possibilitam lecionar no Ensino Superior e orientar outros pesquisadores em trabalhos científicos, a depender das necessidades de cada instituição de ensino. A maior vantagem, nesse caso, é que as universidades precisam manter, no mínimo, 1/3 do corpo docente composto de mestres ou doutores; logo, há boa demanda.

Tornar-se uma autoridade em um determinado tópico

Os cursos de mestrado e doutorado permitem desenvolver uma pesquisa sobre um tema muito específico e, a partir de então, é possível obter reconhecimento como uma autoridade no assunto. Resumidamente, como o foco desse segmento é bastante restrito, é comum que poucas pessoas dominem, a fundo, o tema de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Existe diferença entre lato sensu e MBA?

É comum usar a expressão lato sensu como sinônimo da especialização. Porém, como você viu, o MBA também é um tipo de pós-graduação de sentido amplo. Então, se você tem dúvida sobre qual a diferença entre lato sensu e MBA, a resposta é que o primeiro engloba o segundo.

Agora, para escolher entre a especialização e o MBA, a dica mais importante é refletir sobre o tipo de carreira que você quer construir. Enquanto a primeira opção é ideal para quem quer crescer na profissão como um especialista técnico, a segunda é mais indicada para quem busca cargos de gerência.

Por que é importante compreender as diferenças?

Compreender qual a diferença entre lato sensu e MBA, entre pós-graduação e especialização, entre outras dúvidas, é muito importante para que você consiga refletir sobre o melhor caminho para a continuidade dos estudos. Afinal, cada tipo de formação leva a um foco de atuação. Então, anote aí um resumo:

  • pós-graduação — é todo tipo de curso de longa duração certificado com exigência de um diploma de nível superior;
  • stricto sensu — engloba o mestrado e o doutorado, dois tipos de pós-graduação em sentido estrito, voltadas para a carreira acadêmica;
  • lato sensu — engloba a especialização e o MBA, dois tipos de pós-graduação em sentido amplo, voltadas para a atuação no mercado de trabalho;
  • mestrado — tipo de pós stricto sensu que concede o título de mestre. Normalmente, é feito antes do doutorado;
  • doutorado — tipo de pós stricto sensu que concede o título de doutor. Exige um conhecimento científico aprofundado, portanto, normalmente é feito após o mestrado;
  • especialização — tipo de pós lato sensu dedicada ao direcionamento da carreira em algum aspecto mais específico da sua área de atuação, com aplicação no mercado de trabalho;
  • MBA — tipo de pós lato sensu voltado à aquisição de conhecimentos gerenciais e de liderança, ideal para quem pretende seguir cargos de gestão em sua área de atuação no mercado.

Quais são os requisitos dos diferentes tipos de pós-graduação?

Os cursos não estão formalmente distribuídos como uma escada, partindo da pós-graduação lato sensu, passando pelo mestrado e chegando ao doutorado. Não há impedimentos legais para iniciar diretamente por um título stricto sensu.

A questão é que, em muitos casos, ter uma formação anterior facilita o ingresso nas universidades. Em provas de títulos, por exemplo, o candidato com uma especialização estará em vantagem em relação aos profissionais sem nenhuma qualificação além da graduação.

Por outro lado, é interessante notar que, em muitos casos, a especialização pode ser mais valiosa do que o mestrado ou doutorado. Afinal, é perfeitamente possível que uma função exija competências mais próximas da grade de um curso lato sensu, por ser um programa mais aderente às necessidades do mercado.

Sendo assim, a escolha está muito mais ligada ao plano de carreira do que, propriamente, à superioridade de uma formação em relação à outra.

Qual é o melhor caminho para você?

Ciente das diferenças e semelhanças entre MBA, especialização, mestrado e doutorado, é preciso saber qual é a motivação para continuar os estudos. Em síntese: você pretende melhorar sua posição no mercado ou seguir uma carreira mais acadêmica?

Uma das formas de avaliar o melhor caminho é utilizar o quadro de perdas e ganhos. Para tanto, considere as opções e responda às questões listadas abaixo.

  • O que eu ganho se fizer isso?
  • O que eu perco se fizer isso?
  • O que eu ganho se não fizer isso?
  • O que eu perco se não fizer isso?

Vale ressaltar que, em muitos casos, a pós-graduação lato sensu pode ser uma etapa anterior ao mestrado ou doutorado, embora não exista nenhuma obrigação nesse sentido. A vantagem é efetivamente dominar o conteúdo de uma disciplina, alcançando uma alta especialização antes de atuar com a pesquisa científica.

Outro ponto importante é conhecer os programas e as grades dos cursos. Ao visualizar os tópicos mais de perto, você terá maior clareza quanto ao caminho que atende efetivamente às suas expectativas pessoais e profissionais.

Como é a pós-graduação a distância?

De alguns anos para cá, as pós-graduações a distância se tornaram grandes tendências de ensino. Afinal, além de permitirem maior capacitação dos alunos, possibilitam uma rotina mais flexível de estudos, sendo ideais para quem já atua no mercado de trabalho e tem pouco tempo para se dedicar às aulas.

A imensa variedade de cursos e as mensalidades que cabem no bolso são diferenciais desse tipo de pós-graduação que vem conquistando cada vez mais estudantes de diversas áreas. O material didático é bastante acessível e permite que o aluno monte seu próprio cronograma de estudos, otimizando sua rotina pessoal e profissional.

Diferenças entre a modalidade presencial e a distância

A diferença básica entre as duas modalidades de ensino é que, na presencial, todas as atividades do curso ocorrem dentro de sala de aula, enquanto que, na modalidade a distância, o processo de aprendizagem se dá no ambiente virtual. A interação nesse tipo de ambiente também difere um pouco do que acontece na sala de aula tradicional, onde as dúvidas são tiradas presencialmente com o professor.

Na pós a distância, geralmente existem horários específicos para que os alunos entrem em contato com o professor, comunicando-se via internet nos momentos de transmissão das aulas, por exemplo. Quanto à frequência nas atividades, ela não é tão rígida como nas modalidades presenciais. Ou seja, no ambiente virtual, a dedicação ao curso vai depender mais do autodesenvolvimento do próprio aluno.

Funcionamento da pós a distância

Um curso de pós-graduação a distância se divide em módulos que geralmente duram 6 meses, assim como nas modalidades presenciais. Quando o aluno faz a matrícula, ele recebe uma senha de acesso ao portal para, então, iniciar seus estudos.

Nessa plataforma, ele terá acesso aos conteúdos de cada módulo do curso, com materiais disponibilizados em formato multimídia: textos, slides, vídeos, arquivos de áudio, infográficos etc. Os conteúdos ficam disponíveis por tempo determinado, caso o aluno queira baixá-los para revisar futuramente.

Existe um calendário com as datas-limite para a visualização do material referente ao semestre, além das datas de cada atividade proposta e das interações com os professores responsáveis pelas disciplinas. Para encerrar um módulo e começar o seguinte, o aluno precisará passar por uma avaliação de desempenho.

No final do curso, normalmente os estudantes precisam apresentar um trabalho de conclusão, que contempla todos os conteúdos apreendidos durante o percurso da pós-graduação. Após concluir todas essas etapas, é gerado o certificado, que tem o mesmo peso de uma pós realizada presencialmente, desde que você esteja contando com uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais são os benefícios de se estudar a distância?

Vamos apresentar as 6 maiores vantagens de se investir na modalidade de ensino a distância. Confira!

1. Flexibilidade de horário

Sem dúvida, esse é o maior benefício da pós-graduação a distância. Sem horários predefinidos para a realização das aulas, o aluno fica livre para montar seu próprio cronograma de estudos conforme as demandas da sua rotina. Assim, dá para equilibrar trabalho, estudo e tarefas domésticas, além, é claro, dos momentos de descanso e lazer.

2. Economia

Outra grande vantagem dessa modalidade de ensino é que o custo é reduzido em comparação às pós-graduações presenciais. Além de as mensalidades serem mais acessíveis, o aluno também garante uma boa economia no bolso já que não precisará arcar com deslocamento até a instituição, assim como refeições, cópia de materiais e outros gastos típicos dos cursos com presença física.

3. Maior variedade

Esse tipo de pós-graduação geralmente tem um currículo mais amplo, ofertando cursos em diversas áreas de conhecimento, incluindo modalidades lato e stricto sensu. Assim, não vai ser difícil encontrar um curso totalmente compatível com o que você procura para aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira, seja no mercado, seja no universo acadêmico.

4. Certificado reconhecido

O certificado que é emitido ao final de um curso de pós-graduação a distância tem o mesmo peso dos que são oferecidos em cursos presenciais. A única ressalva é que o aluno precisa estar atento quanto à instituição de ensino escolhida. Para ter seu currículo valorizado no mercado, é fundamental escolher uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

5. Autonomia

A questão da autonomia nos estudos tem muito a ver com a flexibilidade adquirida em um curso a distância. Ao fazer seu próprio calendário, o aluno consegue ter mais autonomia para gerenciar sua rotina, definindo as prioridades do seu dia a dia e direcionando as tarefas da pós para aqueles horários em que está mais focado e produtivo.

6. Educação continuada

A flexibilidade é o maior trunfo da EAD (Educação a Distância). Assim, essa é uma modalidade de estudos que favorece a educação continuada, já que é mais difícil buscar capacitações presenciais se o profissional já está inserido no mercado de trabalho e tem uma rotina mais corrida. Basta pesquisar o que vem depois da pós-graduação e manter seus estudos em dia!

E como funciona a pós-graduação híbrida?

Como vimos, a pós-graduação a distância permite certa flexibilidade ao aluno, sendo uma opção muito viável para quem dispõe de pouco tempo para os estudos. Existe ainda outra modalidade que se encaixa muito bem nesse perfil: a pós-graduação híbrida, que nada mais é do que um curso que reúne atividades presenciais e a distância, envolvendo teoria e prática.

Embora esteja incluído na modalidade de pós a distância, o curso híbrido é dotado de características particulares, como uma porcentagem predefinida de atividades presenciais. A dinâmica de funcionamento pode variar conforme a instituição de ensino, mas, geralmente, a carga horária presencial é menor do que aquela destinada às atividades a distância.

Isso porque o foco desse tipo de pós é atender às necessidades de estudantes que já estão inseridos no mercado de trabalho ou que têm uma jornada exaustiva com a rotina familiar, o que acaba resultando em pouco tempo de sobra para se dedicar aos estudos.

As aulas presenciais costumam ocorrer apenas uma ou duas vezes na semana — ou mesmo quinzenalmente, no caso de algumas instituições. Isso já permite uma grande flexibilidade para o aluno, que não precisa se preocupar com o deslocamento diário até o centro de ensino.

Os encontros são oferecidos nos polos de apoio, todos devidamente equipados e com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da grade curricular oferecida. Nesses momentos, a interação com os professores tende a ser mais proveitosa, já que os estudantes poderão conversar com eles pessoalmente e esclarecer as eventuais dúvidas.

Por fim, lembre-se de que, para qualquer uma das modalidades de curso que apresentamos aqui, os critérios de seleção costumam variar de acordo com as regras de cada instituição de ensino.

O que considerar na escolha da instituição de ensino ideal?

Já decidiu qual é a melhor pós-graduação para você? Então, é hora de escolher a instituição de ensino. Esse aspecto é decisivo para a qualidade da sua formação, o valor dessa certificação no seu currículo e o seu aproveitamento ao longo dos estudos.

Por isso, não deixe de considerar aspectos como:

  • credenciamento no MEC;
  • reconhecimento da instituição no mercado;
  • possibilidade de escolha da modalidade de ensino ideal para você;
  • infraestrutura física e/ou virtual oferecida aos estudantes;
  • variedade de cursos disponíveis;
  • capacitação do corpo docente;
  • seu interesse no conteúdo programático dos cursos;
  • facilidades para a matrícula e o pagamento.

Por fim, lembre-se de que, em todos os tipos de pós-graduação, é muito importante consultar os editais de processo seletivo — quando houver —, assim como as ementas dos cursos e informações sobre a infraestrutura e o corpo docente da faculdade. Só assim você fará uma escolha ainda mais objetiva e consciente!

Conseguiu tirar suas dúvidas? Agora, você sabe a resposta para questões como qual a diferença entre lato sensu e MBA, qual é a melhor opção para você, entre outras. Independentemente da pós-graduação que você fizer, não deixe de contar com uma instituição de ensino de excelência.

Tem interesse e quer escolher a pós-graduação ideal para você? Entre em contato conosco e conheça as melhores opções de curso!

5/5 - (1 vote)
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD