Connect with us

Carreiras na Pós

Especialização em Enfermagem: suba na carreira apostando nos estudos

especialização em enfermagem

A crescente competitividade no mercado de trabalho faz com que as pessoas tenham que se preparar cada vez mais para conseguir boas oportunidades. Para os enfermeiros, essa também é uma realidade, e fazer uma especialização em Enfermagem pode ser uma das melhores alternativas para se dar bem na carreira.

Além de ajudar a definir um ramo específico — o que é um diferencial para o profissional —, fazer uma pós-graduação é uma grande chance de aprofundar os conhecimentos, adquirir mais prática e ampliar as possibilidades de atuação.

Mas será que vale mesmo a pena fazer uma especialização em Enfermagem? Quais são as áreas de atuação do profissional? Continue a leitura deste post para ficar por dentro do assunto!

Por que fazer uma especialização em Enfermagem?

A área da saúde é extremamente relevante em qualquer lugar do mundo, e os enfermeiros exercem um papel fundamental nesse cenário. O contato direto com os pacientes é um dos fatores que os tornam profissionais muito especiais.

Por isso, é preciso que eles tenham profundo conhecimento daquilo que fazem, sobretudo para evitar erros e deslizes — o que, muitas vezes, podem fazer toda a diferença para a vida de alguém.

Logo, é possível citar alguns dos principais pontos que levam à necessidade de fazer uma especialização em Enfermagem, como:

  • garantir maior confiança na prática diária da profissão, firmando-se como um profissional mais responsável e competente;
  • diferenciar-se de outros tantos enfermeiros que se formam todos os anos e estão lutando por uma vaga no mercado trabalho;
  • conviver com profissionais bem capacitados, que são capazes de contribuir significativamente na sua formação;
  • definir uma área mais específica para estudar e trabalhar, que traga ainda mais prazer e boas oportunidades;
  • passar em processos seletivos ou concursos que exijam esse tipo de formação “extra”;
  • investir na carreira, conseguir melhores vagas e, consequentemente, melhores salários.

Quais são as possibilidades de atuação do profissional?

Depois de reconhecer a importância de fazer uma especialização, pode ser que surjam outras dúvidas relacionadas às diversas possibilidades de atuação que um enfermeiro possa ter.

Nesse aspecto, engana-se quem acha que é preciso passar toda a vida trabalhando dentro de um hospital. Na verdade, há outras alternativas tanto na rede de saúde pública como na privada.

Por exemplo, é possível dedicar-se à carreira acadêmica em escolas e universidades. Além de ministrar aulas práticas e/ou teóricas, um enfermeiro pode orientar projetos de pesquisa, desenvolver estudos científicos, entre outros.

Trabalhar na indústria também é um outro caminho, como no setor de equipamentos médicos. Muitas empresas buscam pessoas especializadas no assunto para ajudarem no desenvolvimento dos seus produtos.

Para citar ainda mais duas possibilidades que têm crescido muito nos últimos anos, podemos falar do Home Care e da Enfermagem do Trabalho. O primeiro é um tipo de prestação de serviço (atendimento domiciliar) que tem sido muito requisitado, seja para atuar em clínicas especializadas ou na própria casa do paciente.

Como sabemos, o aumento da expectativa de vida gerou também um maior número de idosos — um tipo de perfil que costuma precisar de cuidados e atenção no dia a dia. Muitas vezes, os familiares não têm disponibilidade para fazer isso e, portanto, precisam contratar pessoas capacitadas para tal.

Já no caso da saúde do trabalhador, as leis e exigências do governo fizeram com que as empresas se preocupassem cada vez mais com a manutenção do bem-estar dos seus funcionários. Isso quer dizer que os enfermeiros podem contribuir com a promoção da qualidade de vida nesses ambientes.

Que tipos de cursos estão disponíveis no mercado?

Por fim, é importante conhecer quais tipos de cursos podem garantir a você uma formação especializada. Vale ressaltar que a escolha de uma boa instituição de ensino é um dos primeiros passos que você deve garantir antes de tomar a sua decisão.

Outro detalhe relevante é refletir sobre suas afinidades e pesquisar um pouco como anda o mercado de trabalho, afinal, há diversas especializações disponíveis e escolher uma delas pode não ser tão fácil. Veja a seguir algumas das áreas de especialização em Enfermagem mais conhecidas.

Enfermagem do Trabalho

O intuito do curso de Enfermagem do Trabalho é capacitar profissionais para atuar em Comissões de Saúde e/ou Segurança Laboral em instituições públicas e privadas. Outra possibilidade do enfermeiro do trabalho é abrir uma empresa para prestar consultorias especializadas.

Para isso, deve estudar temas como Prevenção de Acidentes, Saúde Mental no Trabalho, Doenças Ocupacionais, Gestão de Resíduos e Meio Ambiente, entre outros.

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

No curso de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia, o foco são as crianças e suas famílias — com destaque especial para os recém-nascidos, afinal, é preciso oferecer todo o suporte necessário após o nascimento de um bebê.

Esse tipo de especialidade costuma ser bem requisitada pelos hospitais e instituições de saúde, e a procura por enfermeiros para partos humanizados e naturais também tem crescido muito.

Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental

Ajudar pacientes com dificuldades ou distúrbios mentais é outra missão que demanda preparo. As reações podem ser imprevisíveis, o que torna essa tarefa um pouco mais complexa.

Portanto, para quem tem interesse na área, nunca é demais aprofundar os estudos na saúde mental tanto de adultos quanto de crianças, adolescentes e idosos. Para isso, o curso em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental é uma excelente opção.

Outra questão importante nesse contexto é entender mais sobre os tratamentos para dependência química.

Enfermagem em UTI

Os desafios de atuar em uma Unidade de Terapia Intensiva normalmente exigem maior capacitação do profissional. O paciente em estado crítico deve receber os melhores cuidados para aumentar as chances de sucesso do seu tratamento.

Logo, quem deseja ingressar nessa área deve procurar uma especialização em Enfermagem em UTI para saber lidar melhor com situações de alta complexidade.

Enfermagem Oncológica

O tratamento dos mais diversos tipos de tumores cancerígenos também requer cuidados especiais, sobretudo para lidar com esse momento difícil da vida do paciente e da sua família.

Por isso, é bom contar com um especialista oncológico que possua capacitação em Enfermagem Oncológica para prestar assistência em casos de Oncologia Clínica, Cirúrgica e Cuidados Paliativos.

Enfermagem em Geriatria e Gerontologia

Aprender mais sobre Anatomia e a Fisiologia do Envelhecimento é um dever para quem deseja trabalhar com idosos. O bem-estar nessa fase da vida pode necessitar um atendimento especial e individualizado.

Então, a especialização em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia garante que o enfermeiro se capacite para dar melhor suporte aos pacientes da terceira idade, oferecendo mais conforto, segurança e atenção para eles.

Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

Outra especialização muito reconhecida no mercado, a Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia tem grande relevância ao desenvolver um olhar mais crítico e sensível à condição de gestante de uma paciente.

Lidar com todas as suas dúvidas, inseguranças e desconfortos até o momento do pós-parto é realmente uma função encantadora — que só quem trabalha com isso seria capaz de descrever.

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

A especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica é para quem deseja aprofundar os estudos sobre o sangue e o coração. O enfermeiro passa a ser capacitado para proporcionar assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos que precisam de cuidados clínicos, intensivos ou intervencionistas nessa área.

Além de adquirir uma série de conhecimentos que otimizam o desempenho do atendimento aos portadores de doenças cardiovasculares, o profissional também gerencia serviços e faz pesquisas científicas.

Enfermagem em Nefrologia

A especialização de Enfermagem em Nefrologia capacita o enfermeiro para trabalhar em clínicas e hospitais que atendam pacientes com problemas renais ou, ainda, em clínicas de hemodiálise para prestar serviços diretos aos pacientes renais crônicos.

Essa é uma área bastante desenvolvida na Enfermagem, pois é grande o número de portadores de doenças renais crônicas no Brasil. Além disso, o enfermeiro nefrologista pode atuar com foco na prevenção dessas doenças, visto que muitos apresentam insuficiência renal aguda que, caso não seja tratada, pode evoluir para uma condição crônica.

Enfermagem em Estomaterapia

A especialidade em Enfermagem em Estomaterapia está em expansão no país e, portanto, tem um grande potencial de crescimento no mercado, devido às inúmeras possibilidades de atuação do profissional. O enfermeiro cuida de pacientes com estomias, fístulas, drenos, cateteres, incontinências e feridas agudas e crônicas na região anal e urinária.

Além de desenvolver atividades assistenciais preventivas, terapêuticas e de reabilitação, quem se especializa nessa área pode atuar com ensino, pesquisa, consultoria, assessoria, entre outras. O estomaterapeuta pode trabalhar em clínicas e consultórios públicos e privados, além de prestar assistência domiciliar e abrir o seu próprio negócio.

Enfermagem em Home Care

Como mencionamos, a especialidade em Home Care está em franca ascensão no país. O mercado é amplo e oferece possibilidades para os profissionais que queiram trabalhar na assistência direta aos idosos ou aos pacientes que necessitam de atendimento prolongado.

Além disso, há espaço para os que desejam ser empreendedores e/ou atuar na análise pericial de faturas emitidas pelas empresas de Home Care.

Enfermagem em Neurocirurgia

O curso de Enfermagem em Neurocirurgia prepara os enfermeiros para direcionar sua assistência para os pacientes acometidos por doenças neurológicas e neurogênicas, e atuar na sua prevenção, bem como no melhor tratamento ao paciente neurocirúrgico.

É uma área bastante específica e, ao mesmo tempo, generalista, pois os distúrbios do sistema nervoso afetam o paciente de forma global. Sendo assim, o enfermeiro especialista compreende ampla e integralmente a experiência vivenciada por esse indivíduo.

Gerenciamento em Enfermagem

A especialização em Gerenciamento em Enfermagem é voltada para o enfermeiro que deseja ampliar seus conhecimentos em teorias administrativas e a sua relação com a gestão nas instituições de saúde.

O curso favorece a formação crítica e reflexiva de gestor e capacita o enfermeiro para lidar com a gestão na área de Recursos Humanos, físicos, materiais e ambientais. É uma ótima opção para quem quer desenvolver um perfil de liderança, supervisionando, planejando e gerenciando projetos voltados à assistência e à segurança dos pacientes.

Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde

O curso de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde capacita o enfermeiro a desenvolver suas competências e conhecimentos sobre gestão de riscos assistenciais na prestação de cuidados em saúde. O curso prepara o profissional a estruturar um modelo de gestão de riscos e segurança do paciente, fornecendo métodos e ferramentas para todas as fases de análise de riscos e gestão de eventos adversos, e também para a melhoria dos processos e sistemas.

Como escolher a melhor especialização em Enfermagem?

Depois de saber que existe uma gama enorme de possibilidades de atuação em Enfermagem, pode ficar difícil escolher qual especialização cursar, não é mesmo? Por isso, nos próximos tópicos, vamos ajudar você, falando um pouco mais sobre o que levar em consideração ao pensar em uma pós-graduação na área. Confira!

Saiba quais são os seus objetivos pessoais e profissionais

Sabemos que nem sempre é fácil estabelecer os rumos da carreira logo após a graduação no curso, mas definir quais são os seus objetivos pessoais, bem como suas aspirações profissionais ajuda — e muito — na hora de escolher uma área de especialização.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, as possibilidades são enormes e variam em questão de remuneração, de ascensão profissional e de demanda no mercado de trabalho. Ou seja, avalie se o que você deseja é atuar em uma área que ofereça os melhores salários ou em uma na qual o número de profissionais seja escasso, por exemplo.

Selecione a modalidade ideal para o seu perfil

Conhecer-se e saber exatamente do que você gosta pode ser a melhor maneira de descobrir qual especialização cursar. Essa análise caminha junto à questão levantada no tópico anterior, ou seja, ao estabelecimento das suas metas.

Escolher a modalidade para se especializar diz muito sobre o seu sentimento em relação à profissão. O que o motiva? Qual área lhe desperta mais interesse? Você se sente mais realizado lidando diretamente com os pacientes em sua hora mais vulnerável, ou se sente mais confortável gerenciando os recursos humanos e os sistemas de saúde?

Essas são questões que não devem ser negligenciadas, pois fica muito mais complicado obter sucesso atuando em uma área que você não gosta verdadeiramente, concorda? Então, ouça o que o seu coração diz.

Pesquise bastante sobre a especialização que deseja cursar

Depois de ter escolhido a especialização em Enfermagem que deseja cursar, é importante que você pesquise sobre a programação, as disciplinas, o conteúdo abordado e o corpo docente.

Tente obter o máximo de informações possíveis sobre as súmulas das disciplinas para que você não se decepcione mais tarde e também sobre o objetivo do curso, isto é, a quê você estará apto após se especializar.

Buscar por uma instituição de referência é primordial. A excelência na sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho dependem fundamentalmente da qualidade dos cursos oferecidos pela faculdade.

Por isso, procure saber se todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e qual é a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Certifique-se, também, se a faculdade dispõe de recursos tecnológicos para atender seus alunos com agilidade.

Conseguiu entender mais sobre especialização em Enfermagem? São muitas opções que preparam você para o mercado de trabalho. Mas vale lembrar que esses são apenas alguns dos cursos oferecidos na área. Há ainda outras possibilidades como nos segmentos de Dermatologia, Radiologia, Cardiologia, Infectologia, entre outros.

Quer saber um pouco mais sobre eles? Então, aproveite para visitar a nossa página e conhecer todos os nossos cursos na área. Não perca a oportunidade de investir na sua carreira!

Conheça a nossa Pós-Graduação EAD em Enfermagem!

3.4/5 - (15 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD