Connect with us

Dicas de Estudo

Provas presenciais: como se preparar para as avaliações no ensino EAD

A Educação a Distância (EAD) vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Isso porque a modalidade garante uma série de vantagens interessantes aos alunos, como flexibilidade, possibilidade de montar os próprios horários, excelente custo-benefício, entre outras. Disso, muita gente já sabe. O que ainda pode ser novidade para alguns é que, embora as aulas sejam 100% online, também há provas presenciais.

Mas como se preparar adequadamente para elas? Para ajudar você nessa missão e tirar as suas dúvidas, abordaremos neste post quais são as principais formas de avaliação na EAD e listaremos algumas dicas úteis para o dia das provas presenciais. Vamos lá?

Quais são as formas de avaliação na EAD?

Tarefas online​

Os professores costumam sempre pedir trabalhos no ensino presencial, e isso não é diferente na modalidade a distância. Estudos de caso, trabalhos compartilhados, questionários, produções textuais: todas essas são tarefas comuns na EAD.

Elas permitem que os alunos coloquem em prática todo aquele conhecimento absorvido das aulas online e dos materiais disponíveis. Além disso, é por meio delas que o professor pode avaliar aspectos como capacidade de aprender de forma autônoma, grau de interação com o curso, entre outros.

Participação em fóruns

As plataformas de ensino a distância, além de reunir as aulas online, o material do curso e o contato com os professores, também apresentam uma ferramenta bastante interessante: o fórum. É nele que os alunos podem iniciar discussões sobre as aulas, tirar dúvidas, trocar ideias, entre outras possibilidades.

Várias vezes, é comum que o debate em fóruns seja avaliado pelos professores. Essa é uma forma de avaliação válida, uma vez que a participação nesse ambiente estimula o raciocínio crítico do aluno, que também será avaliado pela sua capacidade de desenvolver ideias.

Além disso, por se tratar de espaços virtuais, a instituição tem em mãos dados como: quanto tempo cada aluno levou na plataforma, quais não se engajam com os fóruns, entre outros critérios relevantes de avaliação.

Testes online

Os testes online são bastante comuns na Educação a Distância. Todavia, saiba que fazer uma prova online não é tão fácil assim quanto possa soar. Na maioria das vezes, é utilizado um sistema especial de avaliação com tempo cronometrado, a fim de que os alunos possam responder às questões dentro do tempo proposto. As respostas das questões fechadas são registradas são corrigidas de modo informatizado.

Provas presenciais

Ao contrário do que muitos possam imaginar, as provas presenciais também são aplicadas no ensino a distância. Nessa forma de avaliação, os alunos precisam se deslocar até um polo de ensino da instituição, cuja infraestrutura permite a realização desses exames.

Aqui, supostamente não há segredo algum, já que trata-se da forma de avaliação mais tradicional, seja na modalidade presencial, seja na educação a distância. Contudo, para ajudar você a se preparar melhor para esse momento, garantindo que todo o conteúdo das aulas online esteja devidamente fixado para o grande dia, separamos algumas dicas bastante úteis. Confira a seguir!

Como se preparar para as provas presenciais?

Faça anotações durante as aulas online

Embora a Educação a Distância apresente várias vantagens para o aluno, como a possibilidade de assistir às aulas de casa, sem precisar se deslocar diariamente até a faculdade, é preciso estar atento a um aspecto bastante importante para não se sair mal nas avaliações: a absorção do conteúdo das aulas online.

Assim como você faria em uma aula presencial, é interessante fazer anotações para fixar o que está sendo ensinado nas aulas online. Dessa forma, torna-se mais fácil para o cérebro assimilar e gravar aquelas informações. Aqui, uma vantagem é a possibilidade de rever as aulas sempre que desejar, já que elas ficam na plataforma ao longo de todo o curso.

Revise o conteúdo com frequência

Estar sempre em contato com o conteúdo é fundamental. Embora a EAD conte com todas as vantagens que já citamos até aqui, o aluno precisa ter bastante foco, responsabilidade e autocontrole para conseguir organizar todos os seus horários e tarefas, senão, os resultados negativos certamente aparecerão nas provas.

Sendo assim, separe sempre um momento para fazer revisões. Para isso, você pode tanto assistir novamente àquela aula que não entendeu completamente e fazer mais anotações, quanto fixar o conteúdo com listas de exercícios, reler o material do curso, conferir os slides feitos pelos professores, entre outras opções. ​

Mantenha a calma e a concentração

Não tem jeito: você estudou online, fixou todo o conteúdo e se sente preparado para as provas presenciais, contudo, quando chega o grande dia, o nervosismo bate à porta, causando muitas vezes o famoso “branco”. Para evitar que isso aconteça, uma dica importante é saber fazer o controle dessa ansiedade.

Durma bem na noite anterior às provas presenciais — afinal, passar a noite em claro estudando na véspera do exame é uma estratégia que raramente dá certo. Pelo contrário: só deixará você mais cansado e nervoso. Antes da prova, respire bem e profundamente, até se sentir mais calmo. Por fim, lembre-se de que se sentir otimista é bem melhor que encarar a prova como um bicho de sete cabeças.

Leve água e lanches rápidos

A preparação para as provas presenciais, como você pode perceber, vai além dos estudos. É preciso preparar a mente, relaxar, manter a calma e dormir bem na noite anterior. Aqui, a alimentação é outro ponto bastante importante. Para garantir que nada tire o seu foco no momento do exame, alimente-se antes de sair de casa, mas sem ingerir refeições pesadas. Leve consigo lanches rápidos (como barras de cereal) e uma garrafa de água.

Certifique-se de que tem todo o material necessário em mãos

Na noite anterior à prova, é imprescindível já deixar tudo separado, a fim de evitar contratempos e correrias. Imagine chegar ao polo presencial e perceber que esqueceu tudo aquilo que precisava?

Sendo assim, cheque na plataforma se é preciso levar algum documento de identificação para realizar a prova. Além disso, nada de deixar para pedir caneta ou lápis emprestado para os colegas em cima da hora: já deixe esse material na mochila.

No post de hoje você conferiu algumas dicas infalíveis para se sair bem nas provas presenciais da EAD. Para obter bons resultados, não se esqueça de colocá-las em prática — afinal, estar devidamente preparado faz toda a diferença.

E então, gostou das dicas que trouxemos no post? Conhece mais alguma que deveria entrar para a lista? Deixe agora mesmo um comentário abaixo e participe da discussão!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD