Connect with us

Guia de Carreiras

9 profissões para quem deseja trabalhar com crianças

Quem busca uma carreira gratificante em que nunca haja um momento maçante sequer, pode considerar trabalhar com crianças. Neste post, destacamos algumas carreiras em que você tem essa oportunidade, desde o ensino até a psicologia infantil — e garantimos que algumas delas podem te surpreender.

Descubra qual graduação fazer conhecendo um pouco mais sobre cada uma dessas profissões!

1. Pedagogia

Tornar-se um professor é um dos caminhos mais frequentemente escolhidos por aqueles que desejam trabalhar com crianças. O ensino exige paciência, flexibilidade e um bom temperamento, e pode ser uma carreira extremamente gratificante.

Além de dar aulas, o pedagogo pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Apesar de esse profissional aparecer frequentemente nas escolas como educador, os cursos de Pedagogia hoje são muito mais abrangentes do que no passado. Seus currículos, além de formarem professores para a Educação Infantil e Fundamental, os preparam para a gestão de instituições de ensino.

Habilidades administrativas permeiam todas as disciplinas do curso e podem ser colocadas em prática pelo pedagogo em instituições públicas e privadas. Eles também podem trabalhar com orientação educacional, oferecendo assistência aos estudantes por meio de métodos psicológicos e na pedagogia empresarial, criando projetos culturais, sociais e educacionais para as empresas.

Graduação EAD Unyleya

2. Biblioteconomia

Para os leitores ávidos que gostariam de passar seu amor pela literatura às gerações mais jovens, trabalhar como bibliotecário é uma excelente oportunidade. Bibliotecários podem atuar em escolas ou nas filiais de bibliotecas locais.

Embora o profissional de Biblioteconomia seja comumente visto nesses locais, seu papel é gerir informações por meio de técnicas de organização, classificação e catalogação. Eles trabalham como administradores de dados, no processamento e na divulgação deles. Além de livros, organizam também revistas, jornais, imagens, vídeos, documentos e materiais digitais, atuando em sua preservação e conservação.

Campo de trabalho não falta para o formado em Biblioteconomia. De acordo com a Lei Federal Nº 12.244, até o ano de 2020 todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, devem contar com uma biblioteca.

3. Artes cênicas

O curso de Artes Cênicas ensina as técnicas utilizadas para criar, dirigir, montar e interpretar espetáculos. O profissional aprende como movimentos corporais e sua voz podem ser utilizados para desenvolver e representar personagens, contando histórias e transmitindo ideias e sentimentos para o público.

O graduado tem a possibilidade de trabalhar com crianças e adolescentes na montagem de peças infantis, ou, como professor, caso opte pela licenciatura.

Além de formar atores, o curso de Artes Cênicas é necessário para aqueles que desejam se tornar diretores, cenógrafos, críticos, dubladores, produtores, dramaturgos e professores de Artes Cênicas.

4. Enfermagem

Os cursos de Enfermagem habilitam profissionais para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde humana, incluindo a das crianças. Busca fornecer as habilidades necessárias para que os alunos possam atuar de forma ética no cuidado de pacientes e na promoção da saúde – individual e coletiva.

Ao longo do curso são ministradas disciplinas de teoria, como Anatomia e Fisiologia Humana e, até sua conclusão, os alunos entram em contato com técnicas de Administração, Psicologia e Sociologia. Enfermeiros têm a chance de trabalhar com crianças em escolas e hospitais pediátricos, cuidando de seu bem-estar ao longo de um tratamento de saúde.

Existem pós-graduações que podem ajudar um enfermeiro a se tornar especialista em Pediatria, mas não é preciso fazer nenhum curso adicional para começar a trabalhar na área.

5. Comunicação Assistiva

O curso de Comunicação Assistiva é um tecnólogo voltado para o ensino de metodologias para ampliar a habilidade de comunicação daqueles que têm disfunções ou incapacidades. Os profissionais aprendem, por exemplo, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e braile, para que estejam aptos a atuar como tradutores e intérpretes.

Durante o curso, além de aprender o alfabeto, o aluno entra em contato com softwares especiais e equipamentos utilizados para a datilografia do braille. Também estuda os fundamentos linguísticos e a semântica das Libras. Uma excelente oportunidade para aqueles que desejam trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais, auxiliando na sua inclusão. Um curso de dois anos e meio em uma universidade de excelência é o suficiente para que o profissional de Comunicação Assistiva possa começar a ajudar crianças e adultos a se comunicar.

6. Psicologia

Os psicólogos infantis observam e analisam o comportamento das crianças. Os que trabalham em escolas podem passar seu tempo resolvendo problemas comportamentais de alunos, enquanto os que têm suas próprias clínicas podem fornecer aconselhamento familiar e o tratamento para doenças e transtornos específicos.

Psicólogos infantis também podem trabalhar em pesquisa, conduzindo estudos sobre o desenvolvimento dos pequenos. A Psicologia possibilita, como ciência e profissão, muitas áreas de atuação para o recém-formado.

Logo após sua graduação é possível começar a trabalhar com crianças, sem a necessidade de especialização. Uma boa formação já é o suficiente para que o graduado em Psicologia consiga colocação na área. Ao longo do curso (que pode ser uma licenciatura ou bacharelado) ele entra em contato com Teorias Psicológicas e disciplinas mais técnicas, como Fisiologia Humana.

7. Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional que dedica sua vida para apoiar os processos de comunicação dos pacientes. Seu papel é ajudar adultos e crianças a aperfeiçoarem a maneira como se comunicam com o mundo a seu redor.

O foco do curso está na voz, e o trabalho de quem se forma em fonoaudiologia vai desde ajudar uma criança com dificuldade de pronunciar algumas sílabas e palavras até contribuir para que aquelas que se recuperam de cirurgias voltem a falar. O bacharelado em Fonoaudiologia é um curso de quatro anos, que alia disciplinas das áreas de Ciências Biológicas (como Genética e Saúde Coletiva) e Humanas (Linguística).

Além de atuar na correção de distúrbios, o profissional de Fonoaudiologia tenta entendê-los de forma que possa fazer sua prevenção. Problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta e outras alterações da fala que dificultam a comunicação são a especialidade do fonoaudiólogo, que pode trabalhar em clínicas particulares, instituições de saúde pública, laboratórios de diagnóstico ou escolas.

8. Educação Física

Uma das vantagens para os profissionais formados em Educação Física é a possibilidade de atuar em áreas variadas. Muito além do trabalho em academias, o papel do educador físico também é indispensável, por exemplo, em times esportivos, clínicas de reabilitação corporal, clubes e, é claro, escolas. Para tanto, ele deve fazer o curso na modalidade licenciatura.

Os professores de Educação Física têm uma missão muito importante: ensinar e estimular a prática de atividades físicas para as crianças, contribuindo também com o seu desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, de acordo com a estrutura oferecida pela escola, ele pode dar aulas diferentes e interessantes, como de natação e corrida.

Para o educador físico que quer trabalhar com crianças outra opção é atuar como treinador em escolinhas de futebol, handebol, basquete, vôlei etc. Sempre há demanda para profissionais qualificados nesses ambientes, portanto, as perspectivas são promissoras.

9. Pediatria

Essa área da medicina definitivamente não poderia ficar de fora da lista de profissões para quem quer trabalhar com crianças, não é mesmo? Afinal de contas, é uma vertente totalmente dedicada aos cuidados com os pequenos, pré-adolescentes e adolescentes. Além disso, há diferentes possibilidades de especialização dentro da Pediatria: como ortopedia pediátrica, oncologia pediátrica, entre outras.

Para executar seu trabalho com excelência, o pediatra, assim como os outros profissionais mencionados acima, deve contar com certas habilidades essenciais ao trato com as crianças, afinal, elas se diferem dos adultos em vários aspectos. A seguir, falaremos um pouco mais sobre isso.

Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com crianças?

Na infância, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades sociais, cognitivas e motoras. Por isso, uma das habilidades fundamentais àqueles profissionais que lidam com elas é a compreensão para entender que algumas de suas atitudes podem estar relacionadas à imaturidade e a um ritmo diferente de aprendizado e entendimento.

É também fundamental ter empatia com a criança. Independentemente de qual for a área de atuação escolhida, quando se lida com os pequenos, o profissional deve saber se colocar no lugar deles, estar disposto a esclarecer as suas dúvidas e ouvir suas necessidades.

A criatividade e a flexibilidade também são grandes aliadas para explicar às crianças determinada tarefa ou ação de forma a garantir o seu entendimento e execução. Para ilustrar, vamos citar como exemplo a atuação do pediatra.

Muitas vezes, é comum que o pequeno entre no consultório já inquieto, com medo ou chorando. Para conseguir avaliar o quadro do paciente, o profissional precisará dessa habilidade para realizar os procedimentos necessários sem que a criança mantenha a resistência. Nessas horas, é interessante apresentar o instrumento a ser usado, deixar que ela o manuseie, enfim, qualquer estratégia criativa é bem-vinda.

Entre outras habilidades importantes para quem quer trabalhar com crianças, podemos também citar:

  • boa comunicação;
  • paixão pelo que faz;
  • adaptabilidade;
  • simpatia

Como escolher a graduação ideal para mim? 

É muito importante ter em mente que, ao ter contato com o público infantil, você será um exemplo para elas e atuará no desenvolvimento de cada uma. Por isso, é importante ser paciente e estar preparado para desafios de cada profissão. 

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Ao considerar uma graduação voltada para trabalhar com crianças, aqui estão algumas dicas essenciais para ajudá-lo a tomar essa decisão: 

  • Autoconhecimento: antes de escolher uma graduação, reflita sobre seus interesses, habilidades e objetivos. Pergunte a si mesmo se você se vê trabalhando diretamente com crianças e qual área específica mais lhe atrai. 

 

  • Pesquisa das profissões: dedique tempo para pesquisar diferentes profissões que envolvem o trabalho com crianças, como as citadas nesse artigo. Conheça as responsabilidades, requisitos e oportunidades de cada uma delas. 

  

  • Identificação de habilidades e aptidões: considere suas habilidades naturais e aptidões. Se você é apaixonado por educação, considera-se um bom ouvinte e tem empatia pelas crianças, uma carreira em Pedagogia ou Psicologia Infantil pode ser adequada para você. 

 

  • Avaliação do mercado de trabalho: analise o mercado de trabalho para as profissões que você está considerando. Verifique a demanda por profissionais qualificados, as oportunidades de crescimento e as condições de trabalho em sua área de interesse. 

 

Ao escolher seu curso, preste atenção à qualidade da instituição, grade curricular do curso e corpo docente. Confira mais dicas para escolher a formação ideal para você! 

Graduação Unyleya: educação EAD de qualidade 

Ao buscar uma graduação, é essencial escolher uma instituição que ofereça ensino de qualidade, especialmente quando se trata de modalidades a distância. 

O ensino superior da Unyleya se destaca nesse aspecto, fornecendo uma variedade de cursos digitais aprovados pelo MEC e ministrados por profissionais qualificados. Com a flexibilidade oferecida pela educação a distância, os alunos têm a oportunidade de estudar no momento mais adequado, criando seu próprio cronograma e otimizando seu tempo. 

Além disso, os diplomas emitidos pela Unyleya têm o mesmo valor que os de cursos presenciais, garantindo credibilidade no mercado de trabalho. Conte com a gente para escolher o curso ideal para você! Conheça os cursos disponíveis e saiba mais. 

 

4.1/5 - (18 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD