Connect with us

Guia de Carreiras

Por que fazer um curso de gestão?

A palavra “gerenciar” é sinônimo de administrar, organizar e alocar recursos estrategicamente. Em outras palavras, significa pegar aquilo que você tem disponível — que pode ser dinheiro ou tempo, por exemplo — e organizar da melhor forma possível para suprir suas demandas.

Na prática, no entanto, muitos afirmam que gestão e administração são coisas diferentes. A administração seria prática, operacional e voltada para estratégias de otimização. Enquanto isso, a gestão seria mais voltada para a liderança, o pensamento crítico, a percepção rápida de problemas e a busca por soluções criativas.

Diferentes ou não da administração, o fato é que as habilidades de gestão são bem-valorizadas. Não é à toa que fazer um curso de gestão tem se tornado cada vez mais necessário. Conhecimentos de gerência e liderança em todas as áreas têm sido requisitados pelas grandes instituições do mercado, mesmo quando o funcionário precisa gerenciar apenas suas próprias tarefas diárias.

Pensando nisso, elaboramos este post explicando por que você deve fazer um curso de gestão. Vamos entender um pouco da história dessa área, de forma geral, e depois falaremos sobre alguns dos principais cursos especializados em gestão, que podem ajudar você a alavancar sua carreira. Quer saber mais? Então, vamos lá!

A gestão está presente na história

Em toda a história da humanidade, é fato que sempre existiu algo que precisasse ser gerido: alimentos, tarefas básicas para a sobrevivência, famílias, comunidades, reinos etc. Tudo isso sempre foi administrado, de uma forma ou de outra.

O que mudou, no entanto, é que ao longo do tempo a gestão deixou de ser vista como uma tarefa que só podia ser executada por aqueles que tinham “o dom”. Pode até ser que algumas pessoas de fato tenham mais facilidade para se tornarem boas gestoras, porém, já foi provado, na prática, que as habilidades gerenciais podem ser aprendidas.

Com o desenvolvimento do capitalismo e das empresas privadas, viu-se a necessidade de ensinar as pessoas sobre a administração. E foi assim que começaram a surgir os cursos de gestão, há quase 150 anos. Começando com a administração geral, eles foram se tornando cada vez mais direcionados e focados na atuação em demandas específicas.

É a base do livro A arte da guerra

Quem nunca ouviu falar sobre o famoso livro escrito há séculos pelo general Sun Tzu? A Arte da Guerra é um livro antigo, mas que traz ensinamentos interessantes e importantes sobre pensamento analítico, planejamento e execução.

O objetivo inicial do livro era dar ensinamentos aos mestres de guerra, porém, com o passar do tempo, ele se mostrou útil para tantas outras finalidades que acabou se tornando um verdadeiro manual de estratégia. Pela definição de gestão que demos acima, você já deve ter percebido que o livro se trata, a grosso modo, de um guia de gestão.

Não é determinismo dizer que a gestão é a base de A arte da guerra. Histórica e sempre necessária, ela anda lado a lado com a estratégia e é ferramenta-chave para o sucesso de qualquer projeto. Aprender sobre gestão é uma tática de crescimento, tanto profissional quanto pessoal.

Cursos de gestão podem alavancar sua carreira

Depois de entender os fundamentos históricos, agora é hora de falar sobre as implicações do aprendizado sobre gestão na atualidade. Como já foi dito, as habilidades gerenciais são cada vez mais necessárias para uma boa colocação no mercado. E a melhor forma de adquiri-las ainda é um curso — que pode ser geral ou específico, de acordo com suas necessidades e pretensões.

Se você trabalha em um cargo de nível médio e quer melhorar sua colocação no mercado, um curso de gestão é uma aposta certeira. Da mesma forma, para aqueles que buscam uma promoção ou querem atingir um cargo de liderança, os conhecimentos de gestão — assim como o diploma — serão valiosos.

Existem cursos para as mais diversas necessidades

Se você entende os benefícios de um curso de gestão, mas acredita que um bacharelado em Administração não é a melhor opção para atender às suas demandas no momento, saiba que existem diversos outros cursos pelos quais você pode optar e que são tão bons quanto o mais tradicional da área.

Os cursos tecnológicos de gestão têm ganhado força por permitirem o foco em uma área específica, como a gestão de pessoas, por exemplo. Em vez de estudar sobre administração geral e só depois da graduação buscar por uma especialização em determinado assunto, o estudante tem a chance de se graduar diretamente na área em que atua ou pretende atuar.

Para entender melhor, confira os resumos sobre alguns dos principais cursos da área de gestão, conheça as principais diferenças entre eles e saiba qual é o melhor para você.

Administração

O bacharelado em Administração dura em média 4 anos. Ele é composto por disciplinas introdutórias, como Teoria Geral da Administração e Estatística Básica, que formarão a base do futuro gestor.

Mais à frente, o curso dá aos alunos conhecimentos gerais sobre diversas áreas da Administração, através de disciplinas como Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos.

Gestão Ambiental

Além das disciplinas básicas da Administração, o curso de Gestão Ambiental oferece conhecimentos de geografia, cartografia, ecologia, planejamento urbano e sobre o meio ambiente.

Durante dois anos, o aluno vai adquirir os conhecimentos necessários para atuar de forma crítica, consciente e responsável com os recursos naturais do planeta e as consequências da ação humana sobre eles.

Gestão Hospitalar

O foco desse curso é a gestão de instituições ou estabelecimentos da área da saúde. Por isso, os alunos adquirem conhecimentos específicos em saúde pública, leis relacionadas à saúde, entre outros.

Os 4 semestres de estudos mesclam disciplinas da administração com estudos de sociologia, economia e antropologia, por exemplo, voltadas para a formação de profissionais que sejam capazes de aplicar as teorias da administração na área da saúde.

Gestão Pública

Nesse curso, os alunos vão aprender sobre as particularidades que envolvem a gestão do setor público. Algumas disciplinas podem ser muito parecidas com as da administração privada, porém, um gestor que lida com órgãos públicos precisa aprender sobre o funcionamento desse setor.

As disciplinas incluem conhecimentos sobre estratégias governamentais, licitações, orçamento público, entre outros.

Gestão de RH

Essa é uma área que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente devido à tendência de humanização da administração. Os alunos de Gestão de Recursos Humanos aprendem sobre técnicas de recrutamento e seleção, assim como motivação e avaliação de desempenho. Peça-chave em qualquer instituição, o gestor de RH aprenderá a lidar com o lado humano do mundo empresarial.

Todos os cursos tecnológicos, apesar de focarem em fins específicos, também oferecem uma contextualização geral e uma base de conhecimentos necessários sobre os fundamentos da Administração.

Vale ressaltar que, para quem busca além de especialização e flexibilidade, os cursos a distância são uma excelente opção. Eles são reconhecidos pelo MEC e são tão válidos quanto cursos presenciais, já que não existe nenhuma distinção entre os diplomas. O importante é que você considere a modalidade que será mais adequada à sua rotina e às suas necessidades.

E aí, ficou claro os motivos pelos quais um curso de gestão pode ser tão importante para a sua carreira? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de assuntos como este, que poderão ajudar você a tomar as decisões certas para crescer profissionalmente!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD