Connect with us

Guia de Carreiras

Como otimizar seu tempo no trajeto diário?

De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), os brasileiros gastam cerca de duas horas por dia com o deslocamento no trânsito para ir e voltar do trabalho. Em uma semana, ficamos cerca de 10 horas parados dentro do carro, ônibus ou metrô, muitas vezes sem fazer nada. Esse é um tempo que poderia ser muito bem aproveitado em outras atividades.

Com o trânsito cada vez mais caótico e estressante, não dá para ficar desperdiçando tempo nesse trajeto diário. É preciso ter consciência de que cada segundo da nossa rotina de deslocamento pode ser aproveitado de diversas maneiras produtivas.

Em homenagem ao Dia Nacional do Trânsito, decidimos listar aqui algumas dicas que vão ajudar a otimizar esse tempo que, muitas vezes, é jogado fora.

Para descobrir maneiras de deixar o estresse de lado enquanto estiver parado em um engarrafamento e aproveitar o momento para ser produtivo, continue a leitura deste post!

Coloque a leitura em dia

Sabe aquele livro que está abandonado na sua estante há dias? Pois é! Agora é a hora de tirá-lo de lá e passar a carregá-lo consigo para todos os lados. Se você é uma pessoa que usa muito o metrô, ônibus, táxi ou Uber, o tempo parado no trânsito é o momento perfeito para colocar a leitura em dia.

Comprar um Kindle ou qualquer outro leitor digital também é uma excelente dica para os leitores vorazes que perdem preciosos minutos em seus trajetos. Além de serem dispositivos capazes de armazenar milhares de livros digitais, eles também são leves e pequenos, fáceis de carregar em qualquer bolsa ou mochila. Como suas telas não possuem brilho próprio, o leitor digital é otimizado para não cansar a vista do leitor.

Outra alternativa é o próprio celular, que pode ser utilizado para ler notícias pela internet e também é capaz de armazenar diversos livros. Nesse caso, porém, a iluminação da tela pode acabar cansando a vista. Ainda existe o problema da bateria, que geralmente está baixa ao voltar do trabalho e não permite que o smartphone seja usado por muito tempo.

Aproveite para estudar

Aos estudantes de plantão, o tempo perdido durante o trajeto diário pode ser aproveitado para revisar matérias ou ler algumas apostilas. É a chance perfeita de dedicar um momento do seu dia para reforçar ainda mais os estudos.

Hoje em dia, com a popularização da educação a distância (EAD), é possível obter um diploma ou fazer uma pós-graduação diretamente pela internet. Dessa forma, todos os materiais de estudo ficam disponíveis online, podendo ser acessados pelo próprio celular. Então, que tal aproveitar todo o tempo livre no transporte público para investir em sua carreira?

Existem ainda alguns aplicativos que auxiliam os estudos. Seja para se organizar ou para resolver exercícios e simulados de diversas matérias, esse também é um excelente meio de aproveitar seu tempo, ainda mais se você estiver estudando para o vestibular ou concursos públicos.

Escute músicas, podcasts ou notícias

A leitura nos transportes públicos nem sempre é possível, seja por causa do desconforto ou seja pela falta de concentração. Além disso, se você vai de carro para o trabalho, ler durante o deslocamento não é uma opção! Dirigir é uma atividade que requer toda a atenção do condutor, por isso, esqueça o celular ou qualquer outra distração visual!

Nesses casos, é melhor encontrar outra forma de aproveitar o tempo gasto no seu deslocamento diário. Uma excelente ideia é usar seu celular (ou o sistema de som do veículo) para escutar um pouco de música e relaxar. Poucas coisas são mais eficazes em aliviar o estresse de um dia de trabalho do que uma boa música!

Se você é uma pessoa antenada, que quer sempre estar por dentro de tudo que acontece no mundo, sintonizar em uma rádio de notícias também pode ser uma boa ideia. O tempo parado é um excelente momento para se atualizar sobre as novidades.

Além das rádios, você também pode ouvir seus podcasts favoritos! Para isso, basta carregá-los em seu celular ou utilizar serviços como o Spotify ou iTunes.

Planeje seu dia

Muitas pessoas gastam um bom tempo do dia apenas para se planejar. Se você é assim, então aproveite para organizar sua agenda nos momentos em que estiver indo para o trabalho.

Programe seu dia e revise seus compromissos durante o trajeto diário. Se você estiver dirigindo, tente se planejar mentalmente, relembrando tudo que tem para fazer naquele dia ou semana. Já nos casos em que estiver no transporte público, desfrute de sua liberdade para fazer anotações na agenda e organizar seus documentos.

Além de aliviar o estresse, essas tarefas aumentam sua produtividade e a motivação para trabalhar. Afinal, estando com o dia preparado, tudo fica mais fácil!

Assista a séries e filmes

O avanço da tecnologia dos smartphones trouxe diversos benefícios e facilitou a vida de muitas pessoas. Hoje em dia, é possível assistir a séries e filmes diretamente na telinha do seu celular.

Existem serviços, como a Netflix, que permitem que você faça o download do seu catálogo por wi-fi para que possa ver o que quiser posteriormente sem consumir nada do seu plano de dados.

Que tal, então, aproveitar aquele momento de trânsito ao voltar do trabalho para relaxar e conhecer um novo seriado?

Evite deslocamentos desnecessários

No final das contas, a melhor forma de não perder tempo com o trânsito do dia a dia é saber evitá-lo. Se você puder minimizar as vezes que sai de casa para se deslocar para outros lugares, vai conseguir economizar um bom tempo.

É claro que, em certas situações (como o trabalho), é inevitável ter que encarar os engarrafamentos da cidade. Porém, em outros casos, existem meios alternativos que aliviam esse problema.

Para quem estuda e trabalha, por exemplo, considerar fazer um curso a distância pode ser uma excelente opção. Como já mencionamos anteriormente, a educação a distância (EAD) é uma forma de se aprimorar profissionalmente sem sequer precisar sair de casa.

Por meio de cursos 100% online, você pode obter um diploma ou fazer pós-graduação no conforto do seu lar, poupando uma enorme quantidade de tempo que seria perdida no trânsito. Essa é uma alternativa para quem deseja subir na carreira e melhorar de vida!

Com todas essas dicas, esperamos que você consiga otimizar o tempo gasto no seu trajeto diário de ir e voltar do trabalho. Não deixe de aproveitar esses momentos para relaxar e se atualizar. Por mais que o trânsito do dia a dia seja estressante, é possível tirar coisas boas dessa situação. Portanto, faça com que essa rotina se torne algo produtivo e não uma mera perda de tempo.

Agora que você já conhece essas dicas, compartilhe este post com todos os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a encontrar novas formas de aproveitar o tempo gasto no trânsito da cidade!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD