Connect with us

Guia de Carreiras

Como se organizar para o regime de trabalho remoto?

O mercado de trabalho está mudando e, com ele, têm surgido empresas cada vez mais flexíveis, que valorizam a proatividade e prezam pelo bem-estar dos colaboradores — não importa de onde trabalhem, desde que cumpram os objetivos combinados. Ao mesmo tempo, o trabalho independente ou freelance tem ganhado espaço, principalmente em profissões criativas e na informática.

O trabalho remoto não é mais uma tendência para o futuro, ele já é parte da realidade brasileira, e tende a se tornar cada vez mais popular em diferentes áreas. Não é para menos: essa modalidade de trabalho traz vantagens para ambas as partes. A empresa tem menos gastos com transporte, alimentação e infraestrutura, e ainda ganha um funcionário mais produtivo.

Por outro lado, o trabalhador consegue ter uma qualidade de vida melhor, uma rotina menos estressante e liberdade para gerenciar seu tempo da maneira que for mais conveniente — sem falar no conforto de trabalhar de onde quiser.

Essa liberdade é exatamente o ponto que mais atrai e, ao mesmo tempo, que mais assusta quem procura por um home office. Afinal, trabalhando fora da empresa, será que é possível manter uma rotina produtiva e organizada?

A resposta é sim — mas isso depende de você. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas essenciais para manter a organização e ter sucesso absoluto no regime de trabalho remoto. Confira!

Monte um espaço adequado

Home office não significa que você deve trabalhar deitado na cama ou sentado em frente à TV. Não que isso seja proibido, mas certamente não será nada bom para a sua produtividade. Para trabalhar em casa você precisará de um espaço adequado, confortável — na medida certa, mas que o ajude a manter o foco.

A dica é procurar um local bem iluminado e silencioso, ter uma cadeira que não cause desconfortos à sua coluna, investir em um computador que suporte as atividades que precisará fazer e ter uma boa conexão com a internet.

Caso você não possua um bom espaço ou não consiga se adaptar ao trabalho dentro de casa, também é possível alugar uma estação em um coworking — espaço compartilhado de trabalho que possui toda a estrutura de que você precisa.

Organize seus horários

Criar uma rotina é muito importante para quem faz home office. Você não precisa necessariamente começar a trabalhar às 8h e parar às 17h, mas é importante organizar seus dias e determinar alguns horários de trabalho, assim você evita a procrastinação e não deixa tudo para a última hora.

Liste todas as atividades que você precisa cumprir naquela semana, ordene por prioridades e calcule mais ou menos quanto tempo você precisará para cada uma delas e acrescente uma ou duas horas para qualquer imprevisto.

Agora que você tem a quantidade total de tempo de que precisará, distribua as atividades durante a semana. Além disso, acrescente suas horas de sono, algum tempo de descanso e pronto: você terá uma semana organizada!

Mantenha o foco

Esse pode ser um ponto difícil para quem trabalha em casa, afinal, ninguém está “vigiando”. Você é responsável pelo seu próprio trabalho e vai precisar de muita responsabilidade para manter o foco e evitar a procrastinação.

Um local de trabalho silencioso e com poucas distrações visuais vai ajudá-lo bastante. Se for possível, mantenha distância do celular e deixe o aparelho com a internet desligada. No período de trabalho, só use a internet para o que for necessário — nada de “dar uma conferida rápida no Facebook”, porque a chance de perder o foco é grande.

Saiba dizer não

Apesar de cada vez mais popular, o trabalho remoto ainda é novo e, portanto, ainda não é compreendido da forma correta por muitas pessoas. Quando você trabalha em casa, família e amigos podem inconscientemente não levar seu trabalho a sério.

Geralmente não é por mal, mas acontece que as pessoas acabam pensando que você está livre o tempo todo. Já que trabalha em casa mesmo, pode deixar algumas tarefas para depois. Para que isso não se torne um grande problema, é preciso saber dizer não às pessoas.

Se você programou uma tarefa importante para amanhã, infelizmente você não poderá passar o dia na casa da sua tia. Isso não quer dizer que você deve se dedicar somente ao trabalho, pelo contrário, a questão é que você precisa manter sua organização, pois o trabalho é um compromisso sério!

Separe tempo para descansar

Ao trabalhar em casa, você pode facilmente virar um workaholic. Essa dica é justamente para não deixar que isso aconteça. Portanto, não exagere no trabalho e não assuma mais responsabilidades do que pode executar.

Se você cumprir seu planejamento e terminar as tarefas programadas para aquele dia, nada de adiantar as do dia seguinte ou inventar coisas que não precisa fazer. Separe um tempo para você, para relaxar, sair com os amigos, visitar a família. Esse é um bom momento para dizer sim às pessoas a quem disse não, seguindo a dica anterior!

Tenha pelo menos um dia de descanso e evite ao máximo pensar no trabalho quando não estiver trabalhando. Essas medidas são importantes para manter o equilíbrio e preservar sua saúde (inclusive a mental), caso contrário, o home office pode acabar sendo mais estressante do que a rotina no escritório.

A princípio, manter o foco com o trabalho remoto pode parecer um grande desafio, principalmente para os mais ansiosos. Mas pode ter certeza, seguindo todas as dicas acima seu trabalho certamente será muito mais produtivo e organizado.

Lembre-se de ter uma boa agenda e mantê-la sempre atualizada, diária ou semanalmente. Procure ferramentas que auxiliem e facilitem sua organização, como o Bullet Journal e a técnica Pomodoro.

Crie planilhas, coloque alarmes no celular, preencha a parede na frente do seu computador com frases que o inspiram, beba café (sem exageros). Tudo isso é válido, desde que ajude você a se concentrar no trabalho.

Agora que você já conhece bem os desafios do trabalho remoto e sabe tudo sobre as principais dicas para um home office de sucesso, que tal aprender sobre outro assunto que está em alta — a economia criativa? Já ouviu falar dela? Então, saiba tudo sobre o assunto e entenda como você pode fazer parte desse meio!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD