Connect with us

Guia de Carreiras

Estética e Cosmetologia: o que posso esperar de um curso na área?

cosmetologia

Continuar os estudos após a conclusão de um curso superior é um pré-requisito para quem quer se tornar um especialista em sua área de atuação e garantir uma posição de maior destaque no mercado atual. Se você tem interesse em cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, uma boa sugestão é investir em uma pós-graduação em Estética e Cosmetologia.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos que continue a leitura deste post! Aqui você vai conferir quais são os conhecimentos aprendidos durante o curso e ficar por dentro das oportunidades de atuação profissional nesse segmento cheio de possibilidades. Vamos lá?

Qual é o perfil do profissional de Estética e Cosmetologia?

O esteticista é alguém sempre atento às inovações e tendências do mercado da beleza. Como esse profissional trabalha visando o bem-estar das pessoas, é imprescindível que ele transmita confiança, refletindo em si próprio as qualidades de seu trabalho. Apresentar-se bem e saber se comunicar são pré-requisitos para uma boa atuação.

A delicadeza com as mãos é outro diferencial, pois esse tipo de serviço envolve contato direito com os clientes. O trato com as palavras também deve ser o mais gentil possível, afinal, estamos falando de uma profissão que lida com a saúde física e mental das pessoas. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de abordar esses aspectos.

Outra particularidade da Estética e Cosmetologia é que os profissionais da área devem ser bastante flexíveis, tendo em vista que os locais de trabalho podem variar bastante. Clínicas especializadas, salões de beleza, SPAs, academias e até hospitais estão na lista de lugares que demandam o trabalho de esteticistas. O profissional também poderá atender em domicílio conforme seu nicho de atuação.

Como está o mercado de trabalho para a área?

O mercado de Estética e Cosmetologia é um dos setores que mais cresce no Brasil, na contramão da crise econômica dos últimos tempos. Exemplo disso são os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mostrando que nos últimos anos o setor cresceu 567% e envolveu mais de 480 mil profissionais do ramo.

Ainda de acordo com a ABIHPEC, a área movimentou R$ 47,5 bilhões em 2018, com previsão de crescimento contínuo para os próximos anos. Então, se você pensa em trabalhar no ramo, saiba que se trata de uma profissão muito promissora, até porque o segmento não é sazonal. Isso significa que, qualquer que seja a estação do ano, sempre haverá gente interessada em serviços de beleza.

Quais profissionais devem fazer o curso de Estética e Cosmetologia?

A julgar pelo título do curso, podemos pensar que essa pós-graduação é destinada somente aos profissionais que estão diretamente envolvidos com a realização de procedimentos estéticos, não é mesmo? Muito pelo contrário!

Pessoas graduadas em diversas outras áreas do conhecimento também podem ingressar no curso e direcionar a aprendizagem em sala de aula para o seu dia a dia de trabalho. Em seguida, você confere algumas profissões que têm atividades relacionadas à Estética e Cosmetologia.

Farmacêuticos e bioquímicos

Tanto os estudantes graduados em Farmácia, quanto aqueles que têm um diploma no curso superior de Bioquímica, podem ter uma carreira de sucesso no ramo da Estética e da Cosmetologia, atuando nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados aos cuidados com a beleza da pele e dos cabelos.

Além disso, também existe uma grande demanda por esses profissionais para atuar como consultores de empresas de produtos ou equipamentos para o ramo de estética, e também junto ao departamento comercial e de vendas.

Biólogos

Assim como os farmacêuticos e os bioquímicos, os profissionais com formação em Biologia também têm um importante papel no departamento de pesquisa das empresas de cosméticos, estudando de forma detalhada os compostos utilizados como matéria-prima dos produtos e os seus efeitos na pele do rosto, do corpo e nos cabelos.

Médicos

As áreas de Dermatologia e Cirurgia Plástica têm um destaque especial neste tópico, e os graduados em Medicina que optarem por esse segmento terão um amplo leque de oportunidades de atuação, como a indicação e a realização de tratamentos, a prescrição de medicamentos ou a execução de intervenções cirúrgicas com fins estéticos.

Engenheiros químicos

Profissionais da área de Engenharia Química com uma especialização voltada especialmente ao segmento de Estética e Cosmetologia têm boas oportunidades de atuação junto a indústrias de cosméticos, acompanhando o desenvolvimento de produtos de forma minuciosa, de acordo com as regras estipuladas pelo fabricante e com as normas de produção definidas pela legislação vigente.

Além dos profissionais que citamos acima, também podemos destacar aqueles que já trabalham no segmento de mercado dedicado aos cuidados com a beleza e o bem-estar, mesmo não tendo uma formação específica na área da saúde, ou que tenham interesse pelo assunto e buscam uma especialização mais aprofundada por meio de um curso de pós-graduação.

Quais conhecimentos serão aprendidos durante a pós-graduação?

A grade curricular de um curso de Estética e Cosmetologia tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais no desenvolvimento de produtos cosméticos a partir de matérias que englobam conteúdos específicos da área, como mostraremos a seguir:

  • anatomia, fisiologia e bioquímica da pele e dos anexos cutâneos;
  • desenvolvimento de componentes para a proteção solar;
  • cosmetologia voltada aos tratamentos para o rosto, o corpo e os cabelos;
  • legislação e assuntos regulatórios da indústria cosmética.

A partir desses e de outros conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação, os alunos estarão aptos a reconhecer os princípios farmacológicos dos produtos e seus efeitos no corpo humano, além de conhecer a fundo toda a cadeia de produção: da pesquisa e desenvolvimento dos cosméticos às estratégias comerciais e de vendas.

Para quem deseja fazer o curso, mas tem dificuldades para conciliar a rotina de estudos com o trabalho para comparecer regularmente às aulas na faculdade, uma boa opção é buscar a modalidade de educação a distância (EAD) que, além de garantir uma certificação e uma qualidade iguais às de uma pós-graduação presencial, oferece aos alunos mais tecnologia e flexibilidade de horários para estudar.

Que habilidades serão desenvolvidas em um curso de Estética e Cosmetologia?

Neste tópico, vamos falar um pouco mais algumas das principais competências que serão adquiridas ao longo do curso e que, certamente, ajudarão os profissionais a se destacarem no mercado de trabalho. Confira!

Análise do cenário econômico e cultural do mercado de saúde e beleza

Por meio dos conhecimentos adquiridos no curso de Estética e Cosmetologia, é possível desenvolver uma visão mais analítica do mercado, além de uma maior capacidade de traçar um paralelo entre as tendências atuais e de épocas anteriores por meio do estudo de contextos históricos, sociais, culturais e econômicos.

Dessa forma, o aluno terá uma melhor compreensão das mudanças nos modelos de negócio ao longo dos anos e poderá se antecipar aos novos rumos e tecnologias do universo da beleza, da saúde e do bem-estar.

Desenvolvimento de novos produtos

Com um conhecimento mais aprofundado sobre a composição química dos produtos, a matéria-prima utilizada e a finalidade de cada composto utilizado, os alunos estarão aptos a desenvolver atividades de pesquisa e participar ativamente da criação de um novo cosmético.

Identificação da qualidade dos produtos

Saber reconhecer os princípios ativos de cada produto, identificar as combinações de matérias-primas e selecionar os melhores fornecedores são habilidades essenciais para quem deseja construir uma carreira de sucesso no ramo da estética.

Afinal, é a partir desses conhecimentos que o profissional poderá fornecer um atestado confiável da garantia dos produtos cosméticos que está produzindo, indicando ou comercializando.

Com o aumento da preocupação com a aparência, a saúde e o bem-estar e a procura cada vez maior por tratamentos e produtos de beleza, o mercado de estética tem apresentado boas oportunidades de crescimento para os profissionais que desejam investir nessa carreira.

Por que se especializar?

Como você viu ao longo do post, a especialização é importantíssima para quem deseja trabalhar no mercado de estética. Estamos falando de procedimentos que abrangem cuidados de saúde e demandam conhecimentos até mesmo de técnicas médicas, portanto, não se trata somente de beleza e autoestima. É preciso ser devidamente habilitado para conduzir os serviços com total segurança.

Sem falar que, com as inovações tecnológicas, surgiram novas técnicas e procedimentos que não podem ser manejados por qualquer pessoa. Por isso, especializar-se na área é fundamental para se tornar um profissional de referência no ramo. Além disso, a pós-graduação traz outros benefícios indiscutíveis, como os que listaremos a seguir.

Valorização do currículo

Eis uma das maiores vantagens de fazer uma pós. Hoje em dia, já não basta ter um curso superior no currículo. Com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, ter uma especialização é um diferencial para ganhar espaço e expandir as possibilidades de atuação.

O conhecimento especializado faz dos profissionais da estética verdadeiras referências no assunto, o que os torna aptos a realizarem diversos procedimentos em conformidade com as normas de segurança e a partir das técnicas mais modernas.

Criatividade profissional

Ok, já sabemos que a pós-graduação permite expandir a área de atuação. Mas e para quem quer ter o próprio negócio? O curso é extremamente vantajoso também nesses casos, pois possibilita que o profissional seja mais criativo para atuar de forma empreendedora, investindo em nichos segmentados do mercado.

Isso acontece porque a especialização garante domínio absoluto de conteúdos específicos, o que faz com que o profissional possa escolher um ramo de atuação como seu carro-chefe, tornando-se referência em serviços dermatológicos ou capilares, por exemplo.

Destaque no mercado

Além de conquistar status no mercado como alguém que de fato entende do que está falando, um profissional pós-graduado também é beneficiado com médias salariais muito maiores na categoria. Nada mais justo, considerando-se que a formação continuada possibilita ao esteticista trabalhar com mais autoridade no ramo escolhido, o que naturalmente proporciona melhores resultados para seu público e faz com que seu nome fique sempre no auge.

Como se destacar no mercado de Estética e Cosmetologia?

Vimos que a pós-graduação é o caminho mais prático para se destacar nesse mercado tão promissor. Sem dúvida, contar com um diferencial no currículo e ser um profissional que se mantém atualizado a respeito das tendências do setor é o que garante uma posição privilegiada no ramo.

Não estamos falando somente do ponto de vista salarial, mas também do patamar de especialista no segmento. Até porque quem procura um serviço de estética quer contar com as técnicas mais inovadoras e ter os melhores resultados possíveis, não é mesmo? Portanto, não dá para ficar parado. É preciso correr atrás de novos conhecimentos e colocá-los em prática de forma consciente.

Outra grande vantagem da pós-graduação é que se trata de um campo frutífero em relação ao networking. O ambiente de estudo permite estreitar laços com colegas de turma e professores experientes no ramo. Isso pode abrir novos horizontes para indicações ou mesmo futuras parcerias, permitindo destacar-se junto de quem já tem certo nome no mercado.

Por que a pós-graduação é ideal para você?

Além de todos os benefícios que citamos, a pós-graduação é uma alternativa ideal para você porque favorece uma formação crítica e criativa para lidar com as constantes evoluções do mercado de estética. O curso de Pós-graduação EAD em Cosmetologia Avançada da Faculdade Unyleya, por exemplo, trabalha com atividades de pesquisa aprofundada em cosméticos, desenvolvendo nos alunos autonomia intelectual e espírito investigativo.

O curso permite aplicar os conhecimentos adquiridos em Cosmetologia no desenvolvimento de novos produtos, desde a formulação até o lançamento no mercado. Também estão entre os objetivos da pós aprofundar-se no estudo dos componentes fundamentais que garantem a qualidade dos cosméticos, sobretudo em relação aos fornecedores e insumos utilizados.

O processo de ensino e aprendizagem é 100% online, possibilitando ao estudante uma jornada mais flexível para montar seu próprio cronograma de estudos e aproveitar ao máximo o curso. O professor faz a gestão individualizada dos alunos, avaliando-os e motivando-os durante toda a trajetória.

Apenas se lembre de que é fundamental contar com uma instituição de ensino reconhecida para garantir um diploma valorizado no mercado. Afinal, Estética e Cosmetologia é coisa séria, envolvendo o que há de mais moderno para proporcionar saúde e bem-estar às pessoas!

Se você tem perfil para o ramo, entre em contato conosco e conheça nossa pós em Cosmetologia Avançada!

4/5 - (22 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD