Guia de Carreiras

Descubra como manter a motivação durante a Graduação

Aqui na Unyleya a sua Graduação pode iniciar ou se desenrolar a todo tempo. Por isso, contribuindo com as boas metas do ano, viemos falar sobre algo importante.

Manter-se motivado durante todo o período de realização de um curso é um desafio e tanto. É normal, sentir-se cansado e desmotivado durante algum período, mas é importante não deixar que isso se torne rotineiro e afete o seu rendimento. Os obstáculos para terminar o curso podem parecer difíceis, mas não desista! Com empenho e dedicação, as conquistas serão muito maiores.

Para acompanhar as exigências do mercado de trabalho e iniciar uma carreira sólida, os cursos de Graduação são essenciais. Infelizmente uma parte dos estudantes acaba desistindo no meio do caminho. Conquistar essa vitória, no entanto, também é um desafio de dedicação e esforço diários. Se você está desanimado, sem motivação para concluir o curso, confira as dicas. Queremos te ajudar a iniciar e terminar o seu curso com a mesma motivação.

Determine seus objetivos

Em cursos de Graduação, por terem um período extenso, é normal que o aluno perca o foco no meio do caminho, por isso, lembre sempre quais são seus objetivos fazendo aquele curso e porque decidiu fazê-lo. Os objetivos são as motivações essenciais para atingir o sucesso.

Estabeleça metas possíveis

Invista em metas. Geralmente estabelecemos metas logo no início do curso, mas perdemos a motivação ao longo do tempo por não conseguir cumpri-las. Pense em objetivos possíveis dentro da sua rotina e personalidade. Não se engane ao tentar encaixar muitas atividades em um único dia se você deseja ter tempo para se dedicar mais aos estudos.

Tenha organização e controle do tempo Evite o acúmulo de tarefas. Quando estamos muito atarefados e não sabemos o que fazer, dificilmente conseguimos produzir como desejamos. Sem organização e planejamento é difícil conseguirmos render tudo o que poderíamos ao decorrer do dia. Faça uso de listas de prioridades e tente segui-la para não ter problemas com prazos. Utilize uma agenda ou aplicativos para telefones e tablets.

Aumente seu networking

Construir uma rede de contatos é essencial para a sua carreira e também para o seu desempenho ao longo do curso. Um dos principais motivos que fazem as pessoas diminuírem a motivação com os estudos é a falta de colegas para compartilhar ideias e dividir tarefas. É importante que você conheça outras pessoas que fazem o mesmo curso que você e inicie um relacionamento de estudo com elas, mesmo que pelas redes sociais.

Registre conquistas e aprendizados

Se você sente que está adquirindo conhecimento e conteúdo ao fazer o curso a motivação se mantém, por isso, a cada módulo finalizado comemore e faça uma lista dos conhecimentos adquiridos até então. Você irá perceber como se sentirá muito mais motivado a continuar batalhando pelos seus objetivos.

Mantenha pensamentos positivo

A motivação vem do pensamento. Cada ação que temos é precedida por um pensamento que inspira essa ação. Por isso é tão importante pensar positivo. Passe a enxergar a tarefa com uma nova perspectiva, de que vai levá-lo a conquistar seus objetivos profissionais, como um trampolim. Dessa maneira, você será encorajado a conquistar seus objetivos. Lembre-se: Você é o único responsável pelo seu fracasso ou pelo seu sucesso.

Não desista

Seja paciente e determinado, você encontrará muitas dificuldades durante o caminho para concluir seu curso, mas persista. Pessoas bem sucedidas nunca desistem do que desejam.

Conheça os cursos de Graduação da Faculdade Unyleya aqui.