Connect with us

Dicas de Estudo

Graduação a distância X presencial: entenda as diferenças e vantagens

Fazer um curso superior é o desejo de muitas pessoas. Mais do que isso, é uma necessidade, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A qualificação é fundamental para disputar vagas melhores, com salários mais altos e perspectiva de ascensão profissional. Quem não quer isso para si e para a família? Porém, poucos dispõem das condições de tempo e logística necessárias para cumprir a carga horária e as atividades obrigatórias em um curso presencial.

Diante dessa realidade, que tal pensar em uma graduação a distância? Você sabe como ela funciona e quais as diferenças em relação aos cursos presenciais mais tradicionais? Vamos conferir algumas?

Os cursos de graduação

Os cursos de graduação são aqueles de formação superior, geralmente oferecidos por universidades, faculdades, institutos ou centros universitários, sejam públicos ou privados. Há uma lista enorme deles, em áreas do conhecimento variadas, como Exatas, Biológicas e Biomédicas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Desde o ensino médio, muita gente já vai pensando em qual dessas áreas se encaixa melhor, elegendo critérios como vocação, gosto por algum tema, expectativas de salário, prestígio social ou qualidade de vida.

Os cursos de graduação podem ser licenciaturas (quando formam professores) ou bacharelados (Engenharias, Direito, Medicina, Biologia, entre muitos outros). E sejam eles quais forem, são mais tradicionalmente oferecidos presencialmente, isto é, o aluno é obrigado a comparecer às aulas nas dependências da instituição de ensino. Um dos requisitos para a formação é justamente a frequência às aulas — pelo menos 75% das cargas horárias, em horários preestabelecidos, geralmente em turnos matutinos, vespertinos, integrais ou noturnos.

Além disso, para se formar, o estudante precisa cumprir trabalhos que subsidiarão as notas com que será aprovado (entre 60 e 70% de aproveitamento). Em vários casos, é necessário ainda cumprir um estágio e/ou escrever e defender um trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC ou monografia. Não é moleza, certo? Mas e quando nossa vida não permite que tenhamos tempo e logística para cumprir tudo isso presencialmente?

Os diferenciais da graduação a distância

Com a chegada das tecnologias digitais, muitas plataformas para o ensino a distância foram criadas e melhoradas, dando chance para a organização e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação cada vez mais consolidados.

O curso de graduação a distância pode ter a mesma qualidade do curso presencial, porém é ofertado por meio de plataformas digitais (tais como Moodle, Teleduc e outras exclusivas das próprias instituições). Também é dividido em disciplinas, com cargas horárias apuradas pelos professores, exigência do cumprimento de tarefas, trabalhos, notas para aprovação e frequência, só que virtualmente. O aluno não tem a necessidade de ir, todos os dias, a uma instituição física, onde terá aulas presenciais. Ele pode fazer isso por meio de um computador ligado à internet, certamente com o cadastro em uma plataforma de ensino institucional. Logo, é possível estudar, seja de casa, do trabalho ou de onde for.

Mesma validade, muitas vantagens

Os cursos de graduação a distância são regidos pelos mesmos parâmetros que os presenciais, fiscalizados pelas mesmas instituições do Ministério da Educação. Por isso, o diploma expedido tem a mesma validade que um diploma obtido em curso superior na modalidade presencial. Mas qual é a diferença então?

Flexibilidade

É fácil: a diferença é que a graduação a distância permite que o aluno se organize para cumprir suas tarefas de acordo com as condições de sua vida pessoal e profissional. É necessário entrar na plataforma, às vezes diariamente, mas não há a preocupação com o deslocamento físico, por exemplo. Essa modalidade de curso favorece muito, portanto, as pessoas que têm tempo reduzido para estudar, que precisam estar em casa, por algum motivo, ou que trabalham viajando, sem condições de estarem o tempo todo na mesma cidade. Não é uma vantagem e tanto?

Menores custos

Não é preciso parar de estudar ou perder as esperanças de encontrar meios para se qualificar mais. Optando por uma graduação a distância e cumprindo, com disciplina e dedicação, as atividades necessárias para a formação, logo o diploma virá. Mas não se esqueça: graduação a distância também exige dedicação. A diferença é que você pode administrar seu tempo conforme suas necessidades.

Há ainda grandes chances de uma graduação a distância ter um custo mais baixo do que as graduações presenciais. Uma vez que a infraestrutura empregada pela instituição de ensino ofertante pode ser menor ou menos onerosa, essa diferença é repassada no valor das mensalidades, o que também favorece quem trabalha ou quem não dispõe de muitos recursos para pagar uma graduação por tantos anos.

Processos seletivos e encontros

Os processos seletivos das graduações a distância dependem muito da instituição ofertante, mas podem ser simplificados ou até mesmo feitos por meio de plataformas digitais específicas. Depois de ser aprovado, é só preparar o computador e participar das aulas.

Em alguns casos, os cursos são totalmente virtuais, em outros, há previsão de alguns encontros presenciais, em cidades-polo, geralmente para o cumprimento de avaliações. Isso também não é nada mal, afinal, pode ser bom conhecer os colegas e sair um pouco da virtualidade, fortalecendo o networking que já vai sendo feito online. Os polos costumam ser cidades maiores próximas a cidades menores ou mesmo capitais.

A melhor opção para você

Não há com que se preocupar quanto à credibilidade dos bons cursos a distância. No entanto, é sempre bom pesquisar antes. As graduações que valem a pena são reconhecidas pelo Ministério da Educação e cumprem todos os requisitos necessários para que você obtenha um diploma admitido pelo mercado de trabalho. Nada impedirá você de alcançar o que deseja.

Esses são alguns pontos que podem ajudar você a perceber que só fica parado se quiser. Fazer uma graduação a distância pode ser a oportunidade que faltava, dependendo apenas de alguns cliques.

Tem mais dúvidas? Quer mais informações? Fale conosco! Visite nosso site, conheça nossas propostas e entre em contato para que possamos ajudá-lo com essas decisões. Estamos sempre prontos a mostrar as vantagens da EAD para a sua vida!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD