Connect with us

Guia de Carreiras

Quer mudar de emprego? Saiba quais atitudes são necessárias

Quando você decide mudar de emprego, é importante anunciar sua demissão de forma tão graciosa e profissional quanto possível. Se puder dar o aviso adequado ao seu empregador, escrever uma carta de demissão formal e se preparar antes de seguir em frente são as melhores opções.

Então, quer aprender como entregar sua demissão sem fechar portas na empresa atual? Neste post, veremos tudo o que você deve (e o que não deve) fazer ao decidir mudar de emprego. Continue lendo e confira!

Avise, com antecedência, que vai mudar de emprego

Nada de arrumar outro emprego e negligenciar o aviso da sua partida à empresa atual. No geral, um mês de antecedência é o padrão esperado na maioria das profissões, mas, quanto mais tempo um funcionário dá a seus gestores antes de partir, melhor.

Afinal, isso reflete bem sobre o seu caráter e reduz a ansiedade da gestão, dando à empresa tempo o suficiente para uma transição bem-sucedida.

Além disso, se você tem um relacionamento próximo com seu supervisor, deve informá-lo primeiro, antes de dar à companhia um aviso oficial. Quem tem uma boa relação com o chefe pode arruiná-la ao negligenciar esse passo.

Explique suas razões

Dizer a seu supervisor por que, exatamente, você está saindo pode ajudá-lo a entender melhor como reter próximos candidatos na sua antiga posição.

Se você acha que atingiu o teto do seu crescimento profissional, por exemplo, dê esse feedback para que os gestores possam pensar criticamente sobre as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que fornecem a seus funcionários.

Além disso, mesmo se você não está satisfeito com a sua situação de trabalho atual, é melhor não fazer isso ser sobre a empresa. Até porque você nunca sabe onde ou quando poderá trabalhar novamente com os mesmos indivíduos.

Então, ao começar uma reunião de demissão, faça sempre um elogio ao local de trabalho. Comece com o positivo, e deixe claro o que aprendeu enquanto esteve ali.

Remova seus itens pessoais do computador da empresa

Quando um empregador descobre que você decidiu mudar de emprego, ele pode suspender, imediatamente, o seu acesso a certos sistemas. Então, se você possui informações de contato, fotos pessoais ou outros documentos que deseja preservar, faça um backup antes de anunciar sua demissão.

Aliás, caso esteja pensando em incluir, nesse backup, exemplos do seu trabalho, verifique a política de confidencialidade da empresa. Se precisa incluir parte do que fez em seu portfólio, é uma boa ideia informar isso ao seu gestor.

Enfatize suas experiências positivas

Se você quer sair em bons termos, não adianta nada ser negativo. Assim, quando estiver falando sobre a sua demissão com colegas de trabalho, tente enfatizar o positivo e falar sobre como a empresa o beneficiou, mesmo que seja o momento de seguir em frente.

Seja direto, mas diplomático. Quando saímos de um emprego, em geral, é porque há outra oportunidade melhor batendo em nossas portas. Logo, embora seja uma situação delicada, não é problema algum explicá-la a seus chefes atuais.

Aja com honestidade e evite fazer críticas sobre a empresa. Em última análise, essa é uma mudança sobre você, e não sobre eles. Então, evite a negatividade e siga em frente.

Não diminua seu ritmo de trabalho

Depois de dar o aviso da sua mudança de emprego, é importante continuar trabalhando tão duro quanto antes. Siga executando seu trabalho até sair da empresa e, se possível, dedique-se ainda mais! Não deixe nenhuma dúvida nos seus ex-colegas de trabalho de que você é um funcionário excepcional.

Escreva uma carta de demissão

A maneira mais adequada de pedir o afastamento do seu cargo atual é por meio de uma carta de demissão. O documento deve ser breve e, para ter validade jurídica, precisa ter duas vias, e ser escrito a próprio punho.

Redija a carta de forma positiva. Sua função é apenas anunciar a sua saída da organização, e não pode servir para lançar críticas a seus superiores e colegas. Então, enumere coisas boas a respeito da relação construída, agradeça a oportunidade e experiência adquiridas e mantenha as portas abertas.

Faça um orçamento e economize dinheiro

Para não ser pego desprevenido, antes de mudar de emprego é importante se preparar financeiramente. Então, estime quanto tempo suas economias durarão se você ficar fora do trabalho por um tempo.

Caso esteja pensando em mudar de emprego, mas ainda não tenha conseguido outra vaga, por exemplo, avalie suas alternativas e explore, primeiro, algumas opções. Se você está vivendo de pagamento em pagamento, pode ser difícil deixar seu trabalho e sobreviver financeiramente até conseguir uma nova posição.

Portanto, faça algumas economias e tenha, pelo menos, seis meses de despesas em um fundo. Assim, você terá tempo suficiente para procurar uma nova fonte de renda regular.

É claro que esses valores podem variar, dependendo da situação econômica do país e de seus gastos pessoais. Em momentos de crise, inclusive, é recomendado poupar levando em consideração o cenário atual para a sua profissão.

Agora, se você estiver pensando em mudar de carreira ou assumir um cargo mais gerencial, talvez seja o momento adequado para investir numa pós-graduação. Tenha isso em mente ao se preparar financeiramente para a mudança!

Peça uma referência

Pergunte a seu chefe e colegas se eles estariam dispostos a te dar uma referência. Inclusive, uma boa ideia, se eles concordarem, é pedir que escrevam uma recomendação no LinkedIn.

Nesse caso, lembre-se de manter seu currículo e perfil do LinkedIn atualizados, e também de escrever algumas recomendações para supervisores e colegas. Afinal, de nada adiantará receber recomendações se você negligenciar o seu perfil.

Ofereça-se para ajudar na transição

Se for viável, ofereça ajuda durante e depois da transição. Encontre com seu supervisor e se candidate para fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar a preencher o vácuo criado com a sua partida.

Ofereça-se, inclusive, para ajudar a treinar a pessoa que realizará suas tarefas. Seu profissionalismo durantes essas últimas semanas, sem dúvida, será lembrado no futuro.

Não se esqueça de dizer adeus

Por fim, antes de sair, aproveite seu tempo para enviar uma mensagem de despedida a seus colegas de trabalho, e informá-los de que está se mudando para uma nova posição, iniciando uma busca de emprego, se aposentando, ou o que quer que seja.

Quanto a isso, é apropriado enviar uma mensagem de despedida por e-mail, na qual você poderá até incluir suas informações de contato. Aproveite também para agradecer a todos que o ajudaram a ser produtivo em seu papel — fazendo ainda, assim, um pouco de networking!

Então, gostou do post e das nossas dicas para mudar de emprego? Agora, se quiser continuar por dentro de mais conteúdos como esse, siga a UnYLeYa no Facebook, LinkedIn e Twitter, e confira nossos melhores posts sobre carreira!

4/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD