Connect with us

Guia de Carreiras

Saiba como se vestir na entrevista de emprego de forma adequada

Saber como se vestir na entrevista de emprego é metade da batalha da entrevista em si. Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira impressão marcante. Portanto, preocupar-se com a sua aparência, neste momento, é extremamente importante.

Parecer pouco profissional ou desleixado pode acabar transformando você no candidato menos apropriado. Confira as dicas a seguir e saiba como se vestir na entrevista de emprego de forma adequada.

Prepare-se com antecedência e saiba como se vestir na entrevista de emprego

Como sempre, ao não se preparar você aumenta significativamente suas chances de falhar. Você não quer estar de pé no seu quarto, no dia da entrevista, cercado por pilhas de roupas, sem saber o que vestir. Ter um tempo para pensar sobre o que usar é fundamental.

Assim, você pode ponderar entre algumas opções, verificar a que melhor se adequa à cultura da empresa em questão e pode criar um plano B, para qualquer imprevisto que surgir. O ideal é ter pelo menos duas opções de roupas alinhadas para o grande dia. Assim, na véspera da entrevista, você pode focar mais no conteúdo da sua fala e menos na apresentação adequada.

Conheça a cultura da empresa que você está se candidatando

Ao escolher o que vestir para uma entrevista de emprego você deve levar em consideração a empresa e você. Pesquise na internet sobre o tipo de companhia para a qual você está se candidatando. Procure em seu website ou Facebook fotos de funcionários trabalhando para ter uma ideia da cultura corporativa. Se não conseguir encontrar essas informações online basta seguir algumas regras gerais.

Enquanto em um startup vale usar o jeans mais legal que você tem, em grandes corporações pode ser uma boa ideia apostar em roupas sociais. Além disso, a escolha deve considerar seu próprio estilo. Uma entrevista é sua chance de representar quem você é ao seu potencial empregador. Se você não tem a intenção de usar um terno, no dia a dia, por que o escolheria para a entrevista?

Escolha cores adequadas para impressionar

Já falamos sobre entender melhor a cultura organizacional e preparar-se com antecedência para arrasar na sua entrevista. Mas, como aparentar profissionalismo ao escolher as cores para usar nessa ocasião?

Trabalhos criativos oferecem muito mais liberdade, quando se trata de cores, enquanto os corporativos são governados por um código de cores mais limitado. Vermelho, laranja e rosa não são uma boa ideia nesses casos. Opte por preto, branco, cinza ou azul marinho para um look mais profissional.

Preste atenção aos acessórios

Os acessórios também são uma parte importante da sua aparência, seja você um homem, seja uma mulher. Certifique-se de que seus sapatos estão limpos e polidos e use um cinto neutro. Relógios em modelos clássicos passarão uma imagem de comprometimento e seriedade.

A chave é aparentar profissionalismo e deixar evidente na entrevista como você seria perfeito para a cultura de trabalho daquela organização. Menos é mais. Para as mulheres, brincos, anéis e colares discretos são mais garantidos. E para ambos os sexos, o cuidado com as mãos proporcionará uma ideia de higiene e atenção aos detalhes.

Experimente suas roupas de entrevista

Você provavelmente experimentou as roupas que tem antes de comprá-las, mas é conveniente fazer uma nova prova antes de uma importante entrevista. Coloque as roupas em casa e fique alguns minutos com elas. Certifique-se de que elas não estão amarrotadas e, caso estejam, aproveite o momento para passá-las.

Avalie se você consegue sentar e andar confortavelmente e, se quiser, aproveite esse momento para praticar algumas das suas respostas, além de testar os acessórios que combinam melhor com todo o seu look.

Dê preferência a roupas que sirvam perfeitamente

Quando falamos em se vestir bem para uma entrevista, estamos nos referindo, sobretudo, ao caimento da roupa em você. É importante que escolha roupas que fiquem perfeitas no seu corpo, pois elas parecerão mais profissionais e ajudarão a causar um impacto positivo.

Se você estiver com calças extremamente apertadas, vai se sentir desconfortável e pode gerar uma impressão errada. Da mesma forma, se optar por roupas muito largas, poderá passar a impressão de desleixo.

Opte por roupas confortáveis

O conforto é importante em entrevistas de emprego e gerentes de contratação são treinados para detectar se alguém está nervoso ou desconfortável. Seu desconforto pode ser dos sapatos novos, mas ele não sabe disso. Ao decidir o que vestir em uma entrevista, escolha as roupas certas para ajudá-lo a ganhar a posição.

A entrevista é o momento de mostrar seu valor, portanto, escolha roupas que lhe deem segurança ao se apresentar. Sua imagem pode contar uma história de como você se relaciona com o mundo, e as roupas são as ferramentas para criar essa história.

Apresente-se perfeitamente

É melhor estar muito bem vestido, do que malvestido para esta ocasião. Mesmo que você pense que o seu potencial empregador adere a um código de vestimenta mais descontraído, vestir-se de qualquer forma poderá causar uma péssima primeira impressão. Por outro lado, ninguém vai julgá-lo por estar muito bem vestido. Afinal, a entrevista de emprego é um dia importante na vida dos candidatos.

Existem alguns aspectos da sua aparência que podem gerar uma opinião negativa na avaliação do entrevistador. Portanto, tente seguir algumas regras simples ao se preparar para entrevistas:

  • tente encobrir tatuagens visíveis e evite joias excessivas;
  • procure usar uma maquiagem neutra, acentuando seus pontos fortes discretamente;
  • evite perfumes fortes, pois pode ser enjoativo;
  • use roupas limpas e passadas, que caiam bem em seu corpo;
  • arrume seu cabelo e, se for homem, apare a barba;
  • não revele mais do que suas habilidades e experiência profissional. Evite decotes profundos ou calças muito apertadas.

Postura e linguagem corporal são importantes na aparência final

Esteja ciente que sua postura e linguagem corporal influenciam o recrutador, tanto quanto a roupa escolhida. Uma boa postura e um aperto de mão firme, dizem muita coisa sobre você. Sempre faça contato visual e sorria.

A sua linguagem corporal também é parte de sua aparência, por isso é imperativo dar atenção a ela. Mantenha uma boa postura e ande em passos firmes para passar uma ideia de proatividade.

E você, gostou das nossas dicas de como se vestir na entrevista de emprego? Tem algo a acrescentar? Então, por favor, não deixe de comentar nesse post, pois vamos gostar de saber sua opinião!

5/5 - (1 vote)
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD