8 hacks de rotina para quem estuda e trabalha

  • 19/set/2017

8 hacks de rotina para quem estuda e trabalha

Muitas pessoas precisam conciliar o estudo com o trabalho, seja para poder terminar a faculdade, seja para ampliar suas aptidões e buscar melhores oportunidades ou o crescimento na carreira.

A concorrência no mercado de trabalho exige a constante melhora, por isso, não apenas a graduação mas também as especializações são fundamentais para a melhora profissional.

Contudo, a rotina de quem estuda e trabalha acaba sendo bem complicada, e muitos encontram dificuldade em se adaptar sem abrir mão do lazer.

Por isso, preparamos este post com 8 hacks para que você possa aproveitar melhor a sua rotina. Confira!

1. Otimize o seu tempo

A rotina costuma envolver tempos de deslocamento, espera etc. Nesse contexto, aprender a estudar em movimento pode ajudar você a aproveitar algumas horas que seriam “perdidas”.

Por exemplo, se você vai para o trabalho de ônibus, metrô, ou em algum meio de transporte que dispense a sua direção, como carona ou táxi, aproveite o tempo de deslocamento para ler e colocar os estudos em dia.

Algumas vezes, a rotina envolve espera: aguardar para o início de reuniões, esperar na recepção de um médico ou dentista etc. Essas horas são ótimas oportunidades para ocupar o tempo estudando.

Ainda, mesmo em situações inesperadas, pode surgir a oportunidade para o estudo, por isso, tenha sempre por perto algum material de estudo!

Outra dica é, se possível, estudar antes de ir para o trabalho. As rotinas do trabalho podem ser bastante cansativas e estressantes, dificultando o estudo após horas no emprego.

2. Tenha um cronograma de estudos

Organização é a chave! Como a rotina é apertada, o ideal é ter um cronograma de estudos: para isso, organize o tempo disponível e as disciplinas que você tem que estudar e fixe metas — mas não se prenda a elas!

Se você se preparou para estudar durante duas horas e, após esse tempo, continua empolgado com a leitura, mantenha o ritmo e continue estudando. Às vezes, modificar (ou pausar) o estudo apenas para obedecer o cronograma acaba sendo prejudicial.

Utilize-o como uma base, para conseguir manter o controle do seu rendimento, verificar as metas e garantir que está estudando toda a matéria necessária.

Na hora de montar o cronograma, também é importante identificar o horário de maior rendimento e em quais períodos é mais fácil manter a concentração.

3. Mude os hábitos e priorize sua saúde

Mudar os hábitos não é tarefa fácil, mas é essencial. Portanto, durma bem, acorde cedo, se alimente corretamente, faça exercícios. Quando saudável, seu cérebro funciona melhor e você vai conseguir lidar da melhor forma com a rotina. Não adianta negligenciar a saúde para conseguir cumprir todas as suas metas!

Nesse caso, evite, ou, pelo menos, diminua, o álcool. Ele altera o sono, essencial para que você consiga lidar com a rotina de estudo e trabalho. Se não for possível cortá-lo, tente limitar para uma vez na semana, em ocasiões especiais com os amigos.

4. Divida suas leituras e tarefas em etapas

Com uma rotina cheia, acaba faltando empolgação para iniciar tarefas complicadas e longas — seja por não ter tempo de iniciar e finalizar no mesmo dia, seja pelo cansaço. Por isso, separe as leituras em capítulos ou páginas e as tarefas e trabalhos em etapas mais simples.

Assim, você completará cada objetivo mais rapidamente, avançando etapas, aumentando a sua motivação e ganhando confiança.

5. Encontre um parceiro de estudo

Ter um amigo ou colega que também esteja estudando é uma boa dica. Muitas vezes os familiares e amigos não compreendem as questões relacionadas ao estudo. Por esse motivo, contar com uma pessoa na mesma situação pode ser reconfortante.

Mais do que isso, caso ele esteja estudando para o mesmo curso, é possível que um ajude o outro nas dificuldades, além de ser possível a troca de materiais e dicas.

Também é possível procurar grupos de estudo com pessoas que tenham objetivos parecidos, assim, um ajuda o outro.

6. Fuja das distrações

Estudar exige concentração, por isso, é essencial fugir das distrações para que o tempo dedicado aos estudos — que é bem limitado quando conciliado com o trabalho — seja bem aproveitado.

Portanto, desligue o celular, deixe no modo avião ou configure para notificar apenas urgências. Se a internet não for essencial, desligue.

Explique para os amigos e familiares as dificuldades da sua rotina para que eles compreendam que o seu tempo disponível será menor, colaborem nessas horas e não fiquem criando distrações.

7. Seja realista

Trace metas possíveis e assuma apenas os compromissos que puder. Não adianta cobrar de si mesmo mais do que é possível ser feito. Dê um passo de cada vez e saiba a hora de parar. Não adianta buscar metas inatingíveis e ficar se sentindo mal por não conseguir cumpri-las.

Se você está em um dia sem condições de estudar, aproveite para descansar e relaxe! Às vezes, o trabalho cansa mais do que o esperado ou o estudo é mais puxado do que o planejado, então, é normal que, em alguns dias, você simplesmente não renda!

Se possível, converse com os seus superiores sobre a sua situação. Pode ser que você consiga uma flexibilidade por parte da empresa durante esse período, tendo em vista que os estudos vão impactar e melhorar o seu trabalho.

8. Aproveite os momentos de lazer

A rotina de quem estuda e trabalha é bem puxada, por isso, é essencial aproveitar os momentos de lazer. É preciso ter momentos de descanso e diversão para relaxar.

Tente tirar uma noite por semana para rever amigos, ficar com a família ou fazer algum outro programa que você goste. Isso é importante para evitar o cansaço em excesso e o estresse — que pode acabar prejudicando tanto o trabalho quanto os estudos, por isso, é importante manter uma rotina equilibrada, sem se esquecer dos momentos de lazer!

Dessa forma, seu corpo e sua mente trabalharão melhor, facilitando a conciliação de todos os seus afazeres sem prejudicar os outros aspectos da sua vida!

Agora que você já conhece nossos hacks para melhorar a rotina de quem estuda e trabalha, aproveite para conhecer os 5 passos para conciliar sua vida pessoal, profissional e acadêmica!