Como faço para escolher uma especialização na área da saúde?

  • 02/jan/2018

Como faço para escolher uma especialização na área da saúde?

O diploma de graduação é apenas o primeiro passo para quem deseja ir além. O mercado de trabalho é competitivo, portanto torna-se obrigatório obter um diferencial. A especialização na área da saúde, por exemplo, abre portas e, assim, melhora a remuneração e posição profissional.

Mas, com uma rotina tão corrida e tantas opções de cursos, como escolher a pós-graduação? São vários fatores que você deve levar em conta, como os seus objetivos profissionais, sua disponibilidade, as áreas que estão em alta e também a qualidade da instituição de ensino.

Para nortear essa escolha, escrevemos este post! Siga a leitura com a gente e considere incluir a especialização o quanto antes no seu plano de carreira!

Analise seus objetivos profissionais

Ao concluir a graduação, o recém-formado está capacitado para atuar de uma forma generalista. Contudo, pense na quantidade de candidatos que possuem a mesma formação que você e também estão buscando emprego na área. Apesar de a saúde possuir uma alta demanda, não é tão simples assim conseguir um bom emprego logo que o profissional sai da faculdade.

E é aí que entra a especialização: ao estudar um segmento específico, você se aprofunda em técnicas e procedimentos e também se atualiza — fatores importantes para quem quer subir um degrau na carreira. Ter um título de especialista torna-se um diferencial, tanto na entrevista de emprego como em uma prova de títulos de um concurso público.

Antes de decidir o programa que quer estudar, é preciso responder algumas questões: com o que você sonha em trabalhar? Qual público pretende atender? Quer trabalhar em clínica própria, hospitais ou fazer um atendimento mais voltado para escolas e outras instituições?

Busque informações

Coloque essas ideias no papel e veja quais cursos de especialização relativos a sua área de atuação mais se encaixam nesse perfil. Nessa hora, o melhor conselho é: pesquise muito! Utilize a internet e faça uma busca pelas especialidades oferecidas e mercado de trabalho, converse com pessoas que estão estudando ou já concluíram a especialização que você pensa em cursar, visite as instituições de ensino, converse com professores e, caso você esteja trabalhando, troque uma ideia com seus superiores.

Ao coletar essas informações, faça uma lista de prós e contras e, certamente, você conseguirá definir um ou mais cursos para começar a trilhar seu caminho profissional.

Pesquise os cursos mais promissores

É muito importante você se aperfeiçoar em uma área com a qual tenha mais afinidade, afinal, o trabalho vai consumir todo o seu dia e não pode ser motivo de frustração ou infelicidade.

Contudo, é preciso pôr na balança os segmentos com o qual você gostaria muito de atuar e as tendências de mercado, porque o ideal são cursos que impulsionem a sua carreira, ou seja, tenham demanda de público.

Aqui, vale também pesquisar principalmente sobre os cursos mais novos das instituições de ensino. Leve em conta ainda se é uma área que é apenas uma “modinha” e não tem futuro ou é sim um campo promissor, que veio para ficar.

Por exemplo, as especializações em saúde que atendem os idosos são tendência pelo crescimento considerável dessa faixa etária no Brasil, bem como o aumento da longevidade da população. É o caso dos cursos de pós-graduação de:

  • Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica;

  • Saúde do Idoso e Gerontologia;

  • Enfermagem em Geriatria e Gerontologia;

  • Odontogeriatria;

  • Nutrição, Envelhecimento e Longevidade.

O segmento voltado para o atendimento e pesquisas na oncologia também estão em alta, visto o aumento do número de pacientes que tratam essa patologia. Nesse campo, destaque para os cursos de:

  • Farmácia Clínica e Hospitalar Oncológica;

  • Enfermagem Oncológica;

  • Enfermagem Oncológica e Pediátrica.

Um nicho que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado é o da estética, com procura alta tanto por mulheres como por homens. Na área de Fisioterapia, por exemplo, existe a especialização em Fisioterapia Estética.

Já os profissionais da área da saúde que querem atuar na gestão de clínicas, hospitais e farmácias, ou ainda auditorias e programas de qualidade, a melhor opção é o MBA.

Considere sua disponibilidade

O dia a dia de todo mundo que já trabalha é bastante desgastante, por isso, é preciso um planejamento na hora de começar um curso de especialização, pois vai exigir muita dedicação e estudos.

Muitas vezes, por conta do tempo perdido com o trânsito ou ainda ter que se desdobrar entre o emprego, casa e filhos, torna-se quase impossível encaixar um horário na agenda.

Mas você já considerou a hipótese de fazer um curso a distância? Isso mesmo! Hoje, há muitas opções de especializações que você pode cursar de onde estiver e no momento que for mais propício de acordo com a sua rotina.

São os chamados cursos EAD (educação a distância), oferecidos nas mais diferentes áreas, incluindo a área da saúde. O melhor é que geralmente o custo é menor que as opções presenciais, e você só precisa de acesso à internet, podendo estudar diretamente do seu notebook, tablet ou smartphone.

Porém, não pense que é um curso mais fácil! Na verdade, é como se fosse o curso presencial, com um conteúdo programático, professores, material didático e avaliações com o diferencial de ter um tutor para auxiliar o aluno na sala de aula digital.

Avalie a instituição de ensino

Antes de começar a sua especialização na área da saúde, avalie a instituição de ensino: verifique a qualidade do corpo docente, a estrutura e certifique-se de que o curso está autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Se optar pela EAD, analise o suporte tecnológico que a instituição oferece. A plataforma digital deve ser de fácil utilização, e é importante que um aplicativo para o seu smartphone seja disponibilizado para facilitar os estudos.

Faça um planejamento detalhado sobre o campo que pretende seguir para que consiga escolher com clareza a especialização na área da saúde que mais se encaixa no seu perfil. Considere os cursos de pós-graduação a distância para que você não tenha que fazer modificações bruscas na sua rotina em busca do sucesso profissional.

Ficou interessado em começar agora uma especialização? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!