Empreendedorismo virtual: 9 livros que devem estar na sua cabeceira

  • 21/jul/2017

Empreendedorismo virtual: 9 livros que devem estar na sua cabeceira

O empreendedorismo virtual tornou-se tendência com o desenvolvimento tecnológico nos últimos anos. Na prática, ele diz respeito a toda atividade que se apoia no ambiente virtual para acontecer. Assim, uma empresa que atua na venda de produtos e prestação de serviços e que tem seu funcionamento amparado em recursos digitais, por exemplo, pratica o empreendedorismo virtual ou digital.

Esse tipo de empreendedorismo virtual oferece comodidade em relação a horários e recursos. Hoje, já é possível movimentar uma empresa inteira usando soluções como a Cloud Computing e aplicativos de smartphone. Tudo de maneira dinâmica e até mais acessível do que no mundo físico.

Uma característica de nosso tempo é a facilidade com que a tecnologia é disponibilizada para as pessoas. Sendo assim, é possível fazer uso de diferentes recursos para tornar mais fácil o trabalho online.

Até mesmo por isso, o sucesso na área não depende tanto de conhecimentos técnicos avançados, mas principalmente de uma boa base teórica para que o candidato a empreendedor comece a atuar já com uma noção mínima a respeito daquilo que deu certo em outras propostas e, principalmente, aquilo que não tem sido tão eficiente assim.

Por isso, preparamos uma lista com 9 livros que vai ajudar você na sua jornada para ter sucesso profissional. Confira!

1. Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs, de Brian Halligan e Dharmesh Shah

A primeira dica tem a ver com um conjunto de estratégias que tem transformado a presença online das empresas. Com o Inbound Marketing, não é a marca que vai atrás do consumidor, mas o contrário.

Como fazer isso? Criando medidas para que ela se torne útil e seja encontrada espontaneamente pelas pessoas.

No livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores do Hubspot, você aprende sobre essas medidas que envolvem o uso de palavras-chave, SEO, produção de conteúdo, mídias sociais, entre outros.

Leitura essencial para quem procura por orientação de referências no mundo virtual.

2. Vai Fundo!, de Gary Vaynerchuk

A obra de Gary Vaynerchuk é o que você precisa para converter suas ideias em um negócio na internet.

Se a sua dificuldade é criar um meio para transformar sua paixão por determinado assunto em algo lucrativo, então basta conferir, ao longo de 192 páginas, como o guru das mídias sociais conseguiu construir um negócio do zero e chegar a 60 milhões de dólares.

É uma excelente dica para quem deseja aprender a usar o poder da internet em seu favor.

3. A Loja de Tudo – Jeff Bezos e A Era da Amazon, de Brad Stone

Outra dica de respeito. A Amazon é um dos maiores cases de sucesso da história da internet. Fundada em 1994, foi uma das primeiras a usar o ambiente online para vendas. Hoje, ela possui um faturamento de mais de 300 bilhões de dólares.

Muito desse sucesso tem a ver com um nome: Jeff Bezos, o fundador e dono da empresa. Foram suas ideias que transformaram a companhia numa referência mundial. Quer saber o que ele fez para chegar onde chegou? Então não deixe de ler A Loja de Tudo – Jeff Bezos e A Era da Amazon.

4. Lincoln – Esse Desconhecido, de Dale Carnegie

Este é um livro mais voltado à questão da liderança. Na obra de Dale Carnegie, autor de sucessos tal qual Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, é possível ter um aprendizado interessante ao acompanhar a trajetória de um dos presidentes mais conhecidos da história.

A dica aqui fica por conta da maneira como Abraham Lincoln mostrava-se capaz de determinar prioridades para atingir seus objetivos. Ter a devida capacidade para atribuir a importância que cada tarefa exige é essencial para o bom líder, pois permite a ele se concentrar no que realmente importa e, assim, fazer o negócio progredir.

Leitura recomendável para quem não se sente seguro para começar um negócio próprio sem experiência. É bom lembrar que Lincoln foi de fazendeiro a presidente dos Estados Unidos.

5. O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz

Ben Horowitz procura, com este livro, refletir a respeito de problemas que fazem parte da rotina dos líderes. Isso permite a você ter uma visão bastante rica de situações que envolvem vendas, gestão, investimentos, mercado, relacionamentos e mais.

O autor, que tem larga experiência no ramo da tecnologia, compartilha grande parte dessa experiência para ajudar outros profissionais a evitarem problemas vividos por ele.

É uma obra que ensina você a aprender com os erros dos outros antes de cometer os seus próprios erros. Por isso, vale a recomendação!

6. Dobre seus Lucros, de Bob Fifer

Também é preciso falar de dinheiro, pois, sem ele, negócio nenhum pode dar certo. É necessário ter uma visão racional sobre como fazer seu empreendimento dar lucro e, para tanto, este livro de Bob Fifer é uma excelente base teórica. Nele, você aprende a dobrar seus lucros e ainda adquirir a energia necessária para tornar seu trabalho mais dinâmico.

Não acredita? Pois saiba que o autor se dispôs a analisar mais de 100 das 500 maiores empresas dos Estados Unidos para trazer ao público suas soluções a respeito de:

  • redução de desperdícios;
  • relacionamento com fornecedores;
  • motivação da equipe de vendas;
  • aumento de produtividade;
  • preço dos produtos.

7. Empreendedores Extraordinários, de John A. Byrne

A obra de John A. Byrne traz relatos de como nomes do calibre de Steve Jobs e Mark Zuckerberg chegaram ao estrelato.

O livro é um compilado de diversas conversas realizadas com 25 homens e mulheres bem-sucedidos no meio em que atuam. A ideia é levar ao leitor um pouco de conhecimento técnico e muita inspiração.

Vale a dica para quem ainda não se sente motivado a empreender!

8. Reinvente sua Empresa – Mude sua Maneira de Trabalhar, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

“Pense fora da caixa!” Se esse tipo de frase te dá calafrios, então é hora de conhecer a obra de Jason Fried e David Heinemeier Hansson. Nela, os clichês são imediatamente rechaçados. O importante no livro é dar dicas diretas e úteis para o empreendedor pensar direito na maneira como deve gerir seus negócios.

Outra sugestão para quem está em busca de dicas práticas para aprender a colocar a mão na massa!

9. Sam Walton – Made in America: My Story, de Sam Walton

Por fim, um clássico. Neste livro, Sam Walton conta como saiu de uma pequena loja popular para dar vida ao Walmart, um dos maiores gigantes do varejo no mundo. O interessante no livro é acompanhar o desenvolvimento de Sam — narrado por ele mesmo — até o sucesso.

Você terá lições importantíssimas a respeito de como lidar com a concorrência e ouvir a voz de empreendedores mais experientes. Vale a recomendação!

E você, conhece mais pessoas interessadas em empreendedorismo virtual? Então, compartilhe com elas essas dicas. Divulgue nossa lista de livros nas suas redes sociais agora mesmo!