Connect with us

Inicie Sua Carreira

Faculdade pública vs. particular: entenda as diferenças no mercado

faculdade pública ou particular

É comum, durante a formação no ensino médio ou na preparação para o vestibular, que os estudantes escutem que “faculdade boa é a pública”. Mesmo sendo tão rotineira, essa frase sustenta um mito perigoso, que desqualifica o ensino particular e o potencial dos profissionais formados por ele.

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir e quer entender como a faculdade pública ou particular é analisada do ponto de vista do mercado de trabalho e das suas organizações, não pode perder este post!

A seguir, vamos listar as principais vantagens e diferenças entre cada tipo de instituição. Assim, você poderá decidir com mais consciência qual delas será a melhor para você. Confira!

Por que a escolha da faculdade é tão importante?

O sonho de fazer faculdade e conquistar os objetivos profissionais requer muito compromisso e dedicação. Mas, antes mesmo de iniciar a graduação, é fundamental avaliar uma série de critérios para escolher a instituição de ensino. Afinal, cursar uma faculdade respeitada, com uma boa infraestrutura e um corpo docente qualificado são fatores que vão refletir no seu aprendizado e garantir uma boa formação.

Isso faz com que a escolha da faculdade seja um dos passos mais importantes nessa jornada. Seja uma faculdade pública, seja particular, é preciso ter em mente que a instituição escolhida será relevante na sua carreira profissional. Sendo assim, você deve considerar os pós e contras de cada instituição e refletir sobre qual é a melhor opção para o seu caso.

Quais são as diferenças entre a faculdade pública e a particular?

A faculdade pública, como o próprio nome diz, é uma instituição de ensino pertencente ao governo. Trata-se do cumprimento de um dos direitos fundamentais previstos na nossa Constituição: o acesso à educação.

Como é dever do Estado garantir a educação de todos os cidadãos — tanto no ensino básico quanto no superior —, é preciso que existam instituições de ensino públicas com acesso gratuito e formação de qualidade.

As universidades públicas podem se dividir em três esferas: federal, estadual ou municipal. Como a arrecadação de recursos pelo Estado em âmbito federal é muito maior, a qualidade dessas instituições, consequentemente, é superior. Mas isso não quer dizer que as universidades estaduais ou municipais sejam ruins. Alguns exemplos, como Unicamp e USP, comprovam esse fato.

Já a faculdade particular é uma instituição de ensino mantida pela iniciativa privada. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, ela tem interesses financeiros e, por isso, o estudante precisa pagar a mensalidade dos cursos.

Existem, porém, incentivos e fiscalização por parte do governo para garantir que o ensino privado seja de qualidade e cumpra requisitos básicos exigidos pela lei. Um curso que não é certificado pelo Ministério da Educação (MEC), por exemplo, não tem nenhuma validade no mercado.

Hoje, existem muito mais faculdades particulares do que públicas no Brasil. Diante da alta dificuldade de ingressar nestas últimas, o ensino privado acaba absorvendo a maior quantidade dos estudantes.

Quais são as características de cada uma?

Agora que você já sabe o que diferencia as universidades públicas das particulares, é hora de analisar as características específicas de cada uma. Vamos deixar claro as suas vantagens e desvantagens para que você possa decidir qual é a melhor opção.

Qualidade de ensino

O ensino superior público no Brasil é de excelente qualidade. Não é à toa que muitas instituições estaduais e federais dominam os rankings das melhores universidades. Mas isso não quer dizer que a educação privada seja inferior.

Atualmente, existem muitos professores que lecionam tanto em faculdades públicas quanto em particulares. Ou seja, não é possível medir a qualidade de ensino apenas por esse critério.

Na verdade, existem instituições privadas especializadas em determinadas áreas — como é o caso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para os cursos de Direito e Administração — e que disputam o topo do ranking das melhores faculdades do país, superando, inclusive, muitas instituições públicas.

Isso sem contar que, em uma faculdade privada, as exigências são muito maiores em relação aos professores, o que faz com que o corpo docente seja muito mais comprometido do que no âmbito público. Os professores também encontram melhores oportunidades de criar uma aula mais dinâmica e favorecer a qualidade do ensino ofertado.

É importante lembrar que o que mais influencia a qualificação de uma instituição é a maneira como o estudante se comporta durante a graduação. Mesmo em uma faculdade de primeira linha, sem motivação e empenho, dificilmente ele poderá se capacitar com eficácia ou se tornar um bom profissional.

Corpo docente

Nas universidades públicas, os professores, em geral, são extremamente bem qualificados, com mestrado, doutorado e diversas especializações. É comum encontrar muitos profissionais de destaque no mercado de trabalho ensinando nas salas de aula.

Para lecionar em uma faculdade pública, é preciso ser aprovado em concurso. Isso quer dizer que os professores têm estabilidade e diversas outras vantagens próprias dos servidores públicos. Por mais que isso seja bom, é também desvantajoso em alguns casos, pois pode gerar falta de comprometimento.

É comum encontrar alunos de instituições públicas reclamando de professores que não comparecem às aulas, que não se preocupam em transmitir o conhecimento de forma didática ou que não se importam com a formação dos estudantes. É claro que isso é a exceção, mas, mesmo assim, é um incômodo para aqueles que lutaram para iniciar o ensino superior e desejam ter a melhor educação possível.

Já nas faculdades particulares não existe estabilidade. Se um professor não demonstra comprometimento, ele pode ser demitido. Isso faz com que eles sejam muito ativos e preparados, entregando aos estudantes exatamente aquilo que foram buscar.

É preciso deixar claro que as instituições privadas também investem muito em projetos de pesquisa e na qualificação dos seus professores. Esses incentivos, somados a um plano de carreira atrativo, fazem com que os docentes se sintam motivados e comprometidos com a formação dos alunos.

Formas de ingresso

Hoje, o Enem padronizou a forma de ingresso tanto nas universidades públicas quanto nas privadas. São raríssimos os casos de instituições que não aceitam o exame como critério de seleção de estudantes.

A diferença, porém, está no fato de que os cursos nas faculdades públicas são muito mais concorridos do que nas particulares. Consequentemente, o estudante deve alcançar uma nota muito alta para conseguir uma vaga.

Pessoas que já trabalham e querem investir nos estudos para subir na carreira normalmente não têm tempo para se dedicar ao Enem. Nesses casos, investir em uma faculdade particular talvez seja a melhor opção. Até mesmo porque muitas delas contam com vestibular próprio, evitando o estresse de ter que estudar diversas matérias que não serão o foco do curso escolhido.

Flexibilidade

Quem já está inserido no mercado de trabalho acha difícil encontrar tempo para investir em uma graduação sem comprometer a vida profissional. Por isso, é preciso encontrar uma forma de conciliar a sua agenda com os horários das aulas.

Universidades federais e estaduais geralmente possuem uma carga horária maior em relação às particulares. É comum que as aulas ocorram em turnos distintos, atrapalhando a organização do estudante que precisa trabalhar em horários específicos.

Além disso, a maioria das universidades públicas fica localizada em grandes cidades, quase sempre nas capitais dos estados, dificultando o acesso de estudantes que moram no interior. O custo do deslocamento, muitas vezes, acaba invalidando a economia com a mensalidade.

Já as faculdades privadas — principalmente na modalidade EAD — possuem uma carga horária mais flexível e permitem que os estudantes assistam às aulas nos horários mais apropriados à sua rotina, sem precisar sequer sair de casa. Essa é uma ótima oportunidade, tanto para quem mora longe quanto para quem precisa conciliar o trabalho com os estudos.

Calendário acadêmico

Quem entra em uma faculdade privada conta com uma grade curricular bem segmentada, uma estrutura organizada e a garantia de que se formará no período previsto. A não ser que o estudante seja irresponsável e reprove em algumas disciplinas, não há nenhum risco de atrasar a formatura por motivos da instituição.

O mesmo não acontece com estudantes de uma faculdade pública, que sofrem o risco de ter as aulas paralisadas por conta de greves que podem durar mais de seis meses. Diante disso, resta a incerteza de quando receberão o diploma.

Esse atraso vai muito além de uma simples perda de tempo. Ele é um obstáculo na vida do estudante, pois compromete a sua entrada no mercado de trabalho e a busca de oportunidades profissionais.

Se você tem pressa para se formar e não quer correr nenhum risco de ter os estudos interrompidos por greves ou qualquer outra instabilidade no calendário acadêmico, talvez a melhor opção seja investir em uma faculdade particular.

Currículo profissional

No Brasil, é comum acreditar que as universidades públicas possuem um peso no currículo profissional muito maior do que as particulares. Antigamente, isso podia até fazer sentido, afinal, existiam muito menos faculdades privadas e poucas tinham a mesma qualidade do ensino público.

Por isso, as empresas tinham preferência em contratar apenas profissionais recém-formados em determinadas universidades de renome. Hoje, essa história não passa de um mito que pode acabar afastando os estudantes de buscarem o crescimento profissional por medo de não serem bem-vistos no mercado.

Não importa se você é formado em uma faculdade pública ou particular, presencial ou a distância. O que importa é o seu currículo e o seu perfil profissional. Vale lembrar que o próprio estudante é o maior responsável pelo seu sucesso. Afinal, se ele for dedicado e tiver disciplina para estudar e correr atrás das oportunidades, estará sempre na mira de grandes empresas para ser contratado.

Em relação aos cursos a distância, uma pesquisa realizada pela Exame com headhunters de grandes empresas brasileiras revelou que, na era digital, não faz sentido distinguir candidatos formados em EAD dos demais. O que realmente é considerado pela contratante é se o curso em que esse profissional se formou é reconhecido e certificado pelo MEC, que utiliza os mesmos critérios para autorizar e avaliar todos os tipos.

Oportunidades no mercado

Para quem deseja seguir carreira acadêmica, as faculdades públicas possuem um histórico excelente, com linhas de pesquisa bem desenvolvidas e um corpo docente qualificado especificamente para a área.

Existe também um alto investimento do governo em instituições de pesquisa que utilizam os próprios professores e alunos de faculdades públicas para atuar em projetos científicos. Tudo isso é perfeito para quem busca atuar mais no campo teórico e acadêmico.

Já para aqueles que desejam seguir outras oportunidades profissionais, o ensino privado pode ser um excelente aliado, já que as instituições particulares possuem uma metodologia menos teórica e com experiências mais práticas, que dialogam diretamente com as exigências do mercado.

O mais importante para os estudantes de ambos os segmentos é que eles invistam em experiências relevantes ainda na graduação — como estágios, participação em congressos, seminários e cursos de capacitação. Isso os ajudará a vivenciar a rotina profissional e enriquecer o currículo no futuro.

Infraestrutura

Por mais que as universidades públicas ofereçam um ensino de qualidade, é muito comum observar que a sua infraestrutura é arcaica e, muitas vezes, insuficiente para satisfazer as necessidades dos estudantes. Como elas dependem de aporte do governo para funcionar — o qual vive sofrendo cortes orçamentários na educação —, o dinheiro muitas vezes não é suficiente para investir em equipamentos modernos.

Já as faculdades privadas costumam investir muito na sua infraestrutura, principalmente como forma de retorno do valor pago pelos estudantes. Por isso, estão sempre em busca de equipamentos e práticas que melhorem a qualidade do ensino e destaquem os alunos no mercado de trabalho.

Isso inclui prédios maiores, ambientes mais confortáveis e ferramentas modernas. No caso dos cursos a distância, o estudante também pode contar com uma tecnologia de ponta nos polos presenciais, com laboratórios e bibliotecas muito bem equipados para a realização de aulas práticas e pesquisas.

Custo-benefício

Aos olhos dos estudantes, uma das principais vantagens das universidades públicas é a gratuidade do ensino. O fato de poder se formar sem gastar um centavo para isso é realmente atrativo. Porém, também é possível ingressar em uma faculdade particular sem grandes custos.

Existem programas governamentais que concedem bolsas de estudo e estímulos financeiros para o pagamento das mensalidades — como o Prouni e o Fies —, além de programas de financiamento próprios das instituições particulares, em parceria com empresas e bancos.

Para quem deseja economizar ainda mais, os cursos na modalidade EAD também oferecem esses benefícios e contam com mensalidades até 60% menores do que as dos cursos presenciais.

Educação a distância

A educação a distância é uma realidade em expansão no país. A grande procura por cursos EAD fez o mercado crescer consideravelmente nos últimos anos. Isso porque muitas pessoas, hoje, dependem de maior flexibilidade de horários para conseguir conciliar os estudos com a vida profissional.

A onda de aderência da educação a distância por faculdades privadas e públicas tem possibilitado a ampliação do acesso ao ensino superior. Isso é positivo, principalmente, para algumas faixas da população que antes não contavam com essa opção para os estudos.

Porém, quem deseja optar por esse tipo de modalidade deve estar atento às avaliações de qualidade do MEC e do INEP. Com isso, é possível certificar que o ensino na instituição segue os parâmetros exigidos.

De qualquer maneira, é importante basear a sua escolha dentro das suas necessidades. Considerada um formato eficaz para o aprendizado, a educação a distância oferece o suporte necessário para atender às demandas dos alunos, garantindo a devida qualidade na formação de nível superior.

Materiais de estudo

Outro ponto que deve ser considerado ao diferenciar a instituição de ensino pública da privada é em relação ao apoio didático e pedagógico que cada uma oferece. Ambas devem contar com espaços para laboratórios e, ainda, materiais de estudo relevantes e alinhados às exigências do MEC.

A necessidade de bibliotecas equipadas e acessíveis aos alunos é outro diferencial que conta muito na hora de optar pela faculdade. Deve-se verificar, por exemplo, se as ferramentas de ensino são atualizadas e se conseguem atender o nível de ensino proposto.

Uma situação que pode ocorrer, também, são instituições que utilizam materiais eventualmente defasados, o que prejudica a qualidade da formação. Portanto, o estudante deve avaliar se o modelo de ensino oferecido consegue suprir as demandas de avaliação dos cursos.

Networking

Nas universidades públicas, sem dúvidas, uma das vantagens mais interessantes é a possibilidade de conhecer novas pessoas e ampliar a rede de contatos. Isso favorece a formação tanto intelectual quanto cultural e interpessoal do estudante.

Na faculdade privada não é diferente, porém, essa troca de experiência fica um pouco mais restrita para os corredores da instituição, que geralmente não conta com centros acadêmicos para atender a maioria dos cursos de nível superior. Isso ocorre, também, devido à limitação física do espaço das faculdades privadas.

De qualquer maneira, sem uma boa infraestrutura, torna-se difícil contar com áreas disponíveis dentro do campus para a socialização e o networking entre os estudantes. Apenas lembre-se de que o sucesso da sua experiência acadêmica está diretamente relacionada a esse aspecto. Portanto, procure frequentar eventos, comunidades e grupos ligados à sua área de atuação para obter um aprendizado ainda mais completo.

Quais são as vantagens da faculdade particular?

Para ter uma formação de qualidade, é necessário escolher uma instituição de ensino que forneça todo o suporte para o aluno, desde a infraestrutura até o corpo docente. Para ajudar, vamos mostrar a seguir algumas das principais vantagens de investir em faculdade particular.

Infraestrutura

A qualidade da infraestrutura é um dos motivos principais que levam à escolha das instituições privadas. Com prédios, salas de aulas e áreas comuns confortáveis e arejadas, materiais didáticos de qualidade, as faculdades particulares contam com o essencial para o processo de aprendizado do estudante.

Além do constante aperfeiçoamento dos espaços, essas instituições geralmente estão focadas em investimentos voltados para a tecnologia. Assim, laboratórios equipados e modernos são oferecidos com o objetivo de agregar mais valor à formação acadêmica.

Segurança

Por falta de recursos, é comum que faculdades públicas contem com uma equipe de segurança reduzida, o que aumenta a ocorrência de assaltos e até mesmo agressões. Nas faculdades particulares, essa realidade muda, já que é possível investir na contratação maior de serviços terceirizados para cuidar da segurança dos alunos.

Flexibilidade

Essa é outra importante vantagem das instituições privadas. O aluno pode optar por estudar o curso de graduação ou pós-graduação no modelo de ensino presencial ou à distância (EAD). No segundo caso, o estudante pode assistir às aulas online onde e quando quiser, além de receber um atendimento personalizado para tirar dúvidas.

Muitos alunos não têm como pagar faculdade sem ter um emprego. Sendo assim, a flexibilidade permite ao aluno conciliar os estudos com o trabalho, trazendo também maior segurança para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar aos estudos. Lembrando que o diploma EAD possui a mesma validade que a graduação presencial (o curso precisa ser validado pelo MEC).

Empregabilidade

Para estarem sempre alinhadas às necessidades do mercado profissional, muitas das faculdades privadas oferecem parcerias de estágios supervisionados para seus estudantes. Além disso, é comum que os horários de aulas e outras atividades sejam organizadas de modo a não interferir nos estágios e no trabalho durante a graduação.

A faculdade particular é focada no mercado de trabalho?

Essa é outra questão que pesa na hora da escolha entre faculdade pública ou particular. De modo geral, as instituições privadas possuem cursos mais práticos e com foco em desenvolver as competências que são mais buscadas e valorizadas nas empresas. Isso permite que os estudantes estejam capacitados para encontrar oportunidades no mercado de trabalho e lidar com os desafios da profissão escolhida.

Assim, além de mostrar a parte teórica, os professores também oferecem aos alunos uma visão prática e integrada por meio de atividades, com oportunidade de executar e aprimorar o que está sendo aprendido durante as aulas. Com uma metodologia alinhada à realidade do mundo corporativo, os estudantes terminam a graduação com uma noção do que vão encontrar na vida profissional.

Quais são os mitos e verdades sobre faculdades particulares?

Na hora de decidir entre faculdade pública ou particular, é comum ouvir que a instituição pública é mais qualificada que a privada. Porém, informações como essa muitas vezes não condizem com a realidade, tratando-se apenas de mitos que prejudicam a escolha. Sendo assim, separamos a seguir alguns mitos e verdades para você entender melhor.

Qualidade do ensino

Um dos mitos mais comuns é que a faculdade particular não oferece um ensino de qualidade. Em geral, essa crença vem do fato de que as universidades públicas são mais procuradas do que as privadas. Contudo, as instituições particulares são avaliadas constantemente pelo MEC e investem em professores qualificados para atrair estudantes a cada novo ano.

Peso do diploma

Outro mito comum é que o diploma de uma universidade pública tem mais peso do que o da particular na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Porém, é consenso entre especialistas de recursos humanos que a experiência profissional muitas vezes conta mais do que o nome da faculdade cursada pelo candidato.

Além disso, como as instituições particulares costumam facilitar a entrada em programas de estágio, isso pode trazer mais vantagens para o futuro profissional do estudante.

Grade curricular

Mais um falso comparativo entre as duas faculdades é que as privadas não oferecem matérias atualizadas e compatíveis com a realidade profissional. Porém, como já comentamos neste post, as particulares possuem sim grades voltadas para o mercado de trabalho.

Além disso, elas são atualizadas constantemente com o objetivo de acompanhar as mudanças do mundo corporativo e fazer com que o aluno esteja preparado para atuar em sua vida profissional.

Corpo docente

Também é comum ouvir que os professores nas escolas particulares não são tão qualificados como os das instituições públicas. O motivo para essa falsa alegação ocorre porque eles não precisam passar por concursos públicos para garantir a vaga no corpo docente da instituição, levando à crença de que são menos capacitados.

Porém, é bom lembrar que os professores de instituições particulares passam por processos seletivos exigentes antes de serem contratados. Além disso, como não contam com a mesma estabilidade que os concursados, os professores que atuam nas faculdades particulares precisam sempre garantir o melhor preparo e desempenho para se manterem no cargo.

Como escolher a faculdade ideal?

Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens das faculdades públicas e particulares, é preciso decidir em qual delas estudar. Diante de tudo o que dissemos neste post, vamos resumir alguns aspectos que devem influenciar essa decisão.

Se você tem tempo suficiente para estudar para o Enem e acha que consegue conciliar a carga horária das aulas com a rotina do seu dia a dia, a faculdade pública talvez seja a escolha ideal. Afinal, é uma forma de economizar e garantir uma formação de qualidade.

Já no caso de uma vida corrida, cheia de afazeres e trabalhos — ainda mais se você reside em uma cidade do interior —, a melhor opção é a faculdade particular, principalmente na modalidade de educação a distância. Além de o custo ser mais barato, você ainda pode tentar conseguir um financiamento ou bolsa de estudo para diminuir as despesas.

Vale lembrar que o diploma em EAD não tem nenhuma distinção do presencial. Ambos são igualmente reconhecidos pelo MEC e têm a mesma aceitação no mercado de trabalho.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que o maior responsável pela sua formação é você mesmo! Em uma faculdade pública ou particular, você precisa se dedicar para conseguir o seu diploma e garantir o sucesso em sua vida profissional!

Ainda está em dúvida? Então aproveite para baixar o nosso e-book e descubra por que a Educação a Distância pode ser a sua melhor opção!

4.3/5 - (65 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD