As 10 características de quem tem inteligência emocional

  • 07/nov/2016

As 10 características de quem tem inteligência emocional

Um estudo recente pesquisou as opiniões de mais de 500 gestores para saber o que julgam fazer de um colaborador melhor do que os demais. Os pesquisadores queriam saber por que alguns profissionais se destacam mais do que outros e as respostas foram surpreendentes: os líderes apontaram a personalidade como a maior qualidade. Quase 80% dos entrevistados disseram que o que diferencia bons colaboradores é a personalidade, enquanto apenas 39% apontaram as habilidades técnicas.

É importante destacar que personalidade consiste num conjunto estável de preferências e tendências sob as quais encaramos o mundo. Além disso, personalidade se distingue de inteligência emocional. Esses dois fatores podem ter sido mal interpretados pelos gestores durante a pesquisa, pois as qualidades apontadas por muitos deles estavam mais relacionadas com a inteligência emocional. E, a despeito da verdadeira personalidade, que é praticamente imutável, as pessoas podem desenvolver a inteligência emocional.

Portanto, vale a pena conferir alguns traços da inteligência emocional que são apreciados pelos gestores e fazem alguém ser visto como um excelente profissional:

  1. Não ter gratificações e recompensas em primeiro plano

Uma das coisas que um bom colaborador nunca diz é “Esta não é minha atribuição”. Os bons profissionais estão dispostos a executar tarefas que excedem suas atribuições convencionais. Eles nunca se sentem intimidados ou pressionados diante de novos desafios. Em vez de esperar por reconhecimento ou compensações antecipadamente, eles seguem a diante com o trabalho sabendo que deverão ser recompensados depois, mas sem se preocupar se não haverá recompensas.

  1. Tolerar conflitos

Trata-se de não procurar conflitos, mas também não fugir deles. O bom profissional mantém a compostura ao apresentar seus posicionamentos de forma tranquila e lógica. São capazes de resistir a ataques pessoais em nome de objetivos maiores e nunca lançam mão desse artifício para se posicionar.

  1. Ter foco

O bom profissional entende que problemas menores não podem desviar a atenção do objetivo primário de um projeto e interferir na condução do que realmente importa. Eles sabem diferenciar os problemas reais de ruídos menos importantes, ou seja, têm foco no que realmente importa.

  1. Ser judiciosamente corajoso

O bom profissional tem coragem de se posicionar quando outros não têm. Seja para fazer uma pergunta difícil (ou embaraçosamente simples) ou questionar uma decisão ilógica de seu chefe. No entanto, essa postura deve ser equilibrada com bom senso e timing. Eles pensam antes de falar e escolhem o melhor momento para fazê-lo.

  1. Controlar o próprio ego

Todos os profissionais têm ego. Apesar de o ego ser um fator importante na busca do sucesso, ele jamais pode ter mais peso do que a consciência realista do que é realmente merecido. O bom profissional está pronto para admitir quando está errado e disposto a recuar e seguir uma estratégia da qual discorda por entender que às vezes é mais importante manter a harmonia no time.

  1. Nunca estar satisfeito

O bom profissional tem a convicção permanente de que os resultados podem sempre ser melhores – e ele está certo. O desenvolvimento pessoal e profissional deve ser permanente e não se deve pensar em “satisfatório” quando o assunto é crescimento pessoal. Não importa o quão bem as coisas andam, o bom profissional é auto programado para sempre melhorar.

  1. Reconhecer quando algo vai mal e agir

Seja uma mesa bagunçada ou um processo ineficiente que atrasa a empresa, o bom profissional não ignora problemas. “Ah, as coisas sempre foram assim”, não é argumento para ele. Ele vê problemas como questões a serem imediatamente resolvidas.

  1. Ser responsável

O bom profissional está pronto a responder pelo seu trabalho, suas decisões e por todos os seus resultados – sejam bons ou ruins. Eles trazem seus erros ao conhecimento de seus gestores em vez de torcer para que ninguém perceba. Eles entendem que os gestores não estão ali para punir e sim para trazer resultados.

  1. Ter valor

O bom profissional é admirado pelos colegas, pois é íntegro e tem a habilidade natural de exercer a liderança (mesmo que não desempenhe uma função formal de líder). Isso quer dizer que ele é apto a representar bem a empresa. Os gestores sabem que podem enviar esse profissional para reuniões externas (com parceiros ou clientes) sem se preocupar com o seu comportamento ou com o que ele dirá.

  1. Neutralizar pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis é quase sempre exaustivo e frustrante. O bom profissional é capaz de controlar suas interações com essas pessoas por ter auto controle. Ele consegue identificar suas próprias emoções e não permite que a raiva ou a frustração sirvam de combustível para embates desnecessários. Ele também é capaz de levar em consideração os posicionamentos das pessoas difíceis e procura encontrar consenso. E mesmo quando isso não é possível, ele não permite que uma pessoa tóxica afete seu estado de espírito.

Adaptado do artigo “10 ways to spot an exceptional employee” de Travis Bradberry.