Por que fazer uma licenciatura em Pedagogia?

  • 04/ago/2017

Por que fazer uma licenciatura em Pedagogia?

 

A grande maioria das pessoas já teve contato com professores em seu cotidiano e consegue saber um pouco — ou, pelo menos, imaginar — como é o trabalho desse profissional. No entanto, essa carreira é bem mais vantajosa do que se pode supor somente observando a atuação do docente no interior de uma sala de aula. Assim, cursar uma licenciatura em Pedagogia é uma excelente opção de formação acadêmica. Quer saber por quê?

Neste post, vamos mostrar por que vale a pena fazer uma licenciatura em Pedagogia e, consequentemente, seguir carreira nessa área. Para isso, além de apontar a importância de tal campo acadêmico e profissional para o contexto social e mercadológico, explicaremos os 6 principais motivos que tornam esse curso superior uma decisão acertada e benéfica. Não perca tempo e confira agora mesmo!

A importância da licenciatura em Pedagogia

Antes de passar às razões que fazem da licenciatura em Pedagogia uma excelente escolha profissional, é essencial entender a importância dessa formação acadêmica para a sociedade e o mercado. Embora seja óbvio, não custa lembrar que o professor está presente no processo de escolarização de qualquer pessoa, o que, por si só, já torna esse profissional fundamental para a sociedade.

Um curso de licenciatura é caracterizado por preparar profissionais para atuar na docência ao longo das etapas da educação básica. E a licenciatura em Pedagogia, especificamente, forma professores para exercer atividades educacionais em todas as etapas da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para ser licenciado em Pedagogia, o estudante deve ser aprovado nas disciplinas, estágio e demais atividades do curso.

O mercado de trabalho está sempre aquecido para professores com formação em licenciatura em Pedagogia, haja vista a demanda constante por esse profissional. Além disso, o trabalho docente tem sido cada vez mais valorizado por meio de políticas públicas voltadas à formação e qualificação de professores, estabelecimento de planos de carreira e melhorias nas remunerações.

Formação rápida e de qualidade

Uma das maiores vantagens de se cursar uma licenciatura em Pedagogia é que ela pode ser feita de modo relativamente rápido e propiciar formação de excelência ao estudante que a conclui.

A graduação na área dura, em média, entre 3 e 4 anos e é oferecida por diversas instituições de ensino brasileiras — tanto de forma presencial quanto por meio da modalidade a distância.

Por ser um curso de base essencialmente teórica — embora tenha componentes práticos, como o estágio supervisionado —, a licenciatura em Pedagogia é plena e satisfatoriamente desenvolvida por meio da educação a distância em três anos. Essa modalidade, assim como a presencial, é reconhecida pelo Ministério da Educação, fornece diplomas válidos e tem completa aceitação no mercado de trabalho.

Construção de conhecimentos diversificados

Diferentemente de outros cursos de formação de professores — como História, Letras e Educação Física —, que abordam habilidades específicas, a licenciatura em Pedagogia propicia a construção de conhecimentos diversificados pelo futuro profissional. Isso ocorre porque esse docente deverá abordar saberes de diferentes tipos com os seus alunos tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental.

Assim, no curso, há disciplinas da área educacional, como currículo e conhecimento escolar, psicologia da educação, história da educação, sociologia da educação, didática, educação especial e avaliação.

São oferecidas também matérias de áreas variadas, como as de teoria e prática de alfabetização, ensino de matemática, arte e educação, ensino de ciências naturais, ensino de ciências sociais e ensino de língua portuguesa.

Flexibilidade de tempo

Quem não quer ter uma rotina de trabalho flexível? Pois essa é uma grande vantagem da área. A carreira do licenciado em Pedagogia propicia maior flexibilidade de tempo, quando comparada a muitas outras. Isso é possível porque, ao ter atividades de docência preestabelecidas em certos dias da semana e em turnos específicos, o professor pode organizar melhor o seu tempo.

Essa flexibilidade de tempo é característica do cotidiano do professor, que pode distribuir as suas horas do dia não só com tarefas do trabalho docente, mas também com atividades de lazer, estudos e descanso. Além disso, essa condição se torna um diferencial para quem deseja se dedicar aos demais afazeres rotineiros, ligados à família, hobbies, esportes ou até mesmo outras ocupações profissionais.

Possibilidades de ascensão ou recolocação profissional

De maneira geral, as instituições de ensino — tanto particulares quanto públicas — possuem planos de carreira para o professor, possibilitando sua ascensão profissional. Tempo de trabalho na função e qualificação acadêmica complementar — como pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado — costumam ser critérios para o aumento das remunerações ao longo da vida profissional.

A recolocação profissional é outra possibilidade de relevância para quem opta por cursar uma licenciatura em Pedagogia. Pois, além de poder ser feita em três anos em uma instituição de educação a distância, essa formação permite uma inserção rápida no mercado de trabalho, tendo em vista a demanda contínua por professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Crescente valorização da figura do professor

Por mais que, muitas vezes, possa haver um estigma com relação à valorização do papel do professor na sociedade, como um profissional que recebe baixas remunerações e tem uma carga alta de trabalho, essa situação vem se modificando. Tais mudanças são o reflexo do reconhecimento da importância do docente para o desenvolvimento do país e da implementação de planos de carreira menos injustos.

Além disso, a própria autovalorização dos professores tem crescido com a percepção de quão indispensáveis eles são. Trata-se de profissionais capazes de transformar pessoas por meio do seu trabalho e, portanto, de contribuir para mudar o mundo, tornando-o um lugar melhor para todos, com cidadãos críticos e socialmente responsáveis.

Perspectivas positivas do futuro da profissão

Outro fator que faz valer a pena seguir essa carreira é a possibilidade de ir além dos muros da sala de aula. Juntamente à docência tradicional, o licenciado em Pedagogia tem a possibilidade de produzir os seus próprios cursos via internet, ministrar aulas direcionadas individualmente ou para pequenos grupos ou mesmo atuar como consultor de livros didáticos, por exemplo.

Cursar uma licenciatura em Pedagogia traz ainda oportunidades fora do contexto estritamente escolar. Esse é o caso das crescentes áreas da Pedagogia Empresarial e da Pedagogia Hospitalar, da produção de material didático para editoras, bem como da atuação em órgãos de supervisão e orientação educacional.

Você acha que você tem o perfil de um profissional de Pedagogia e quer saber mais sobre o curso? Então, aproveite para conhecer a graduação a distância em Pedagogia da Unyleya!