Por que ter um diploma é importante para seguir sua paixão?

  • 23/out/2017

Por que ter um diploma é importante para seguir sua paixão?

Se você abriu este texto para lê-lo, significa que tem um sonho. “Ah, mas é um sonho tão simples, pequenino”. Errado. Não existe medida para ele: cada pessoa tem o seu, e ele é do tamanho que precisa ser.

Por isso acreditamos que você não deve se comparar com os outros, mas deve, sim, acreditar em si mesmo e no que deseja. E ter um diploma, além de ser um ponto de partida, é também uma declaração de que você acredita nos seus sonhos.

Quer entender o motivo? Acompanhe este post e descubra o papel do diploma universitário para seguir sua paixão!

Ter um diploma não é apenas requisito básico para o mercado

Não, o diploma não é uma peça burocrática, e você não deve cursar qualquer faculdade com o simples objetivo de adquirir um pedaço de papel.

Entendemos que, na visão do mercado de trabalho, ele é o ponto de partida e requisito básico. No entanto, o diploma nada mais é do que um comprovante de que você passou por uma etapa longa de aprendizado.

Por que desperdiçar quatro, cinco anos da sua vida, estudando algo que não faz sentido para você, apenas para cumprir um pré-requisito?

Quando paramos para pensar, não faz sentido, não é? Afinal, se você tem uma paixão, o que interessa é buscar o máximo de informações sobre ela, aprender sem parar e buscar seu lugar de destaque dentro dos âmbitos do seu sonho. E a graduação é apenas o primeiro passo nesse sentido.

Depois dela, ainda virão as especializações, as pós-graduações, todo um universo de grandes descobertas. Não há melhor forma de dizer para o mundo que você acredita em si mesmo do que investir em você e no seu conhecimento.

A graduação oferece uma base ampla de conhecimento

Neste momento você pode estar pensando: “Se eu fizer cursos menores, não é a mesma coisa? Não estou investindo em mim e no meu conhecimento?” Sim. No entanto, nenhum desses cursos poderá oferecer a base em cima da qual você vai construir uma sabedoria aprofundada.

Uma boa graduação vai guiar você por todas as ideias já concebidas dentro da sua área de interesse. Vai mostrar, aliando a teoria e a prática, o que pensam e como funcionam os mais diferentes pontos de vista.

O ideal é que você combine a graduação com cursos. No entanto, é dentro da faculdade que você terá contato com tudo o que é de vanguarda, de ponta, e será exigido de você que atue nessa frente, produzindo conhecimento, e não só absorvendo conteúdos.

Se seu sonho é trabalhar na área de recursos humanos, por exemplo, um bom curso de Gestão de RH pode mudar a forma como você vê seu trabalho. Não vai demorar muito até que seus superiores percebam o quanto você valoriza o que faz.

Já se você anseia pelo próprio negócio, um bom curso de Administração fará toda a diferença. Muitas empresas fecham as portas cedo demais por problemas de gestão que são amplamente discutidos dentro da graduação.

Mas se você ama História, então, não há nem o que discutir. Somente em um curso de graduação você vai estudar o nosso passado a fundo e se preparar para passar esse conhecimento adiante.

Ter um diploma traz ainda outras vantagens

Além das questões já tratadas, ter um diploma possui ainda vantagens práticas que podem ajudar você a se destacar e percorrer a passos mais largos o caminho em direção ao seu sonho. Acompanhe!

Maturidade

O processo de cursar uma faculdade demanda bastante esforço. Você aprenderá, ao longo dos anos de estudo, a administrar melhor o tempo para cumprir os prazos, lidar com diferentes tipos de pessoas, ser mais responsável pelas próprias escolhas.

A maioria das faculdades oferece um currículo obrigatório e mínimo a ser seguido, mas você será o único responsável por complementar esse currículo com disciplinas eletivas, participação em projetos de pesquisa, congressos e eventos, entre outras atividades que vão solidificar seu aprendizado.

Mas, acima de tudo, cursar uma graduação vai ensinar você a aprender, a pensar por si próprio. E este é o maior sinal de maturidade que uma pessoa pode apresentar.

Contatos

Todas as pessoas que você conhecer por meio da faculdade terão uma coisa em comum: estarão trabalhando na mesma área. Isso significa que um professor pode indicar você para um cargo, um colega pode chamá-lo para trabalhar com ele e por aí vai. Já pensou em encontrar o sócio que tanto procura? Ele pode estar cursando a mesma graduação que você.

O curso vai ampliar o seu networking, e vai depender de você saber como trazer todos esses novos contatos para o seu lado.

Maiores salários

De acordo com estatísticas divulgadas pelo IBGE em 2013, trabalhadores diplomados recebem, em média, duas vezes mais do que aqueles que não têm diploma. Bom, não é?

No entanto, não é simplesmente uma questão de ter ou não o grau. Você deve levar em conta a área em que atua — ou que gostaria de atuar — e buscar faculdades que tenham relação com ela.

Durante o curso, você poderá fazer estágios, realizar trabalho voluntário, enfim, adquirir experiência. Cada uma delas pode se converter em valorização. E, se você não parar na graduação, terá resultados ainda mais positivos, afinal, cada especialização, mestrado e doutorado (títulos que você só poderá ter depois do diploma) se transformam em poder de negociação.

EAD é uma ótima opção para você conquistar seu diploma

O mundo pertence aos apaixonados que investem em seus sonhos. Uma ótima opção para quem quer cursar uma graduação sem interferir no trabalho e com mais liberdade de horários é a educação a distância (EAD).

Os cursos são exatamente iguais aos presenciais, com a diferença de que você pode assistir às aulas do conforto de casa. Mas não se iluda: estudar um curso EAD requer a mesma — ou até mesmo mais — disciplina do que um curso presencial. Prepare um espaço silencioso e tranquilo dentro de casa, organize sua estação de estudos e boas aulas!

Interessou pelo assunto? Aproveite e saiba como se organizar financeiramente durante a sua graduação. Comece desde já a economizar para investir na sua paixão e, finalmente, ter um diploma!