Pós-graduação a distância: tire aqui suas dúvidas!

  • 24/nov/2017

Pós-graduação a distância: tire aqui suas dúvidas!

Para quem já possui um diploma de graduação e quer abrir novas portas no mundo profissional, um curso de pós-graduação é uma forma excelente de aprofundar conhecimentos, adquirir novas habilidades, garantir um diferencial no currículo e aumentar as chances de se destacar no mercado de trabalho.

E, para quem precisa conciliar trabalho, família e outras atividades do dia a dia e não possui disponibilidade para comparecer às aulas presenciais de forma regular, a modalidade de educação a distância pode ser uma ótima solução!

Os cursos a distância, ou cursos EAD, vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, oferecendo diferenciais bastante atrativos como qualidade, tecnologia e praticidade.

Para os profissionais da área do Direito, já existem diversas opções de especialização em segmentos específicos como Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Penal e muitos outros. O segredo é buscar um curso que se enquadre nos seus objetivos profissionais e esteja alinhado com as competências mais buscadas pelo mercado em sua área de atuação.

Por isso, hoje vamos falar mais sobre essa modalidade de ensino e tirar algumas dúvidas que poderão ajudá-lo a escolher a melhor pós-graduação a distância para você. Confira!

Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação a distância?

O maior diferencial dos cursos a distância é, certamente, a flexibilidade de horários que, somada à possibilidade que o aluno tem de estudar de onde estiver, faz com que essa modalidade de ensino se destaque pela sua praticidade.

De acordo com as disciplinas e exigências do curso, você poderá elaborar seu cronograma e seguir o seu próprio ritmo de aprendizagem de forma mais tranquila, conciliando os momentos de estudo com o trabalho e as outras atividades do seu dia a dia.

Mas, para se sair bem em uma pós EAD, é preciso ter muita organização, dedicação e, principalmente, disciplina para acompanhar todas as matérias e não perder as datas das provas ou o prazo de entrega das atividades.

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Como já comentamos, existem diversas opções de cursos de pós-graduação na área do Direito. Por isso, antes de escolher uma instituição de ensino, é importante avaliar alguns tópicos que influenciarão na qualidade do seu curso e na sua aprendizagem:

  • verifique se a faculdade que você escolheu é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e possui o credenciamento para oferecer cursos de educação a distância;

  • pesquise sobre os indicadores de qualidade da instituição de ensino e também do seu curso;

  • conheça as disciplinas que você terá ao longo do curso e avalie se a grade curricular está de acordo com os seus objetivos e com as exigências do mercado de trabalho;

  • descubra quem são os professores-tutores do seu curso, suas experiências profissionais e acadêmicas, e sua área de especialização;

  • procure conhecer a infraestrutura do polo de apoio presencial mais próximo a você e descubra se a instituição conta com uma estrutura e salas adequadas à aplicação das provas.

Vale a pena também consultar entidades de classe como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) para verificar se a faculdade que você escolheu conta com a aprovação para ofertar cursos de pós-graduação online.

Como funciona a pós EAD?

Em um curso a distância, as aulas e os materiais de estudo ficam disponíveis em uma plataforma online, que você pode acessar a qualquer momento e de onde esse estiver.

Nesse ambiente virtual de aprendizagem (AVA), você poderá acompanhar transmissões ao vivo, realizar atividades avaliativas, ter acesso a conteúdos multimídia e também interagir com outros alunos e professores-tutores.

Ao longo do curso, você precisará comparecer aos polos EAD para realizar as provas e apresentar os trabalhos finais das disciplinas. Por isso, reforçamos que é importante que você procure conhecer a infraestrutura oferecida para saber se ela atende às suas necessidades como aluno.

É importante destacar também que a validade do certificado de conclusão de uma pós-graduação a distância é a mesma de um curso presencial, assim como a carga horária e a sua grade de disciplinas.

Como aproveitar melhor o tempo de estudos?

Agora, vamos dar algumas dicas para que você aproveite melhor o seu curso a distância e consiga organizar seus estudos de uma forma mais eficaz e produtiva:

Estabeleça uma rotina

Uma das chaves para garantir o seu sucesso como um aluno EAD é possuir um calendário de estudos eficiente, com horários bem-definidos, para que você consiga se dedicar às aulas e atividades do curso e aproveitar melhor o tempo que você tem disponível.

Assim, você também conseguirá conciliar o aprendizado com outras atividades como o trabalho, as atividades de lazer e os momentos de descanso, que são essenciais para recarregar as energias e absorver melhor os conteúdos aprendidos.

Tenha um local apropriado para estudar

Um ambiente limpo e organizado ajuda a manter a concentração e ainda melhora a sua produtividade. Por isso, procure escolher um local confortável, bem-iluminado, bem-ventilado e deixe à vista somente os materiais realmente necessários.

Um outro ponto importante para quem escolhe um curso a distância, é possuir uma boa conexão com a internet e um computador atualizado, já que essas serão as principais ferramentas durante o curso.

Aproveite todos os recursos que a sua faculdade oferece

Durante a sua pós-graduação, além do acesso às transmissões das aulas, você também terá à disposição uma série de ferramentas como textos e vídeos com conteúdos complementares, atividades extras, fóruns e chats.

Aproveite esses recursos para dar uma força aos seus estudos, trocar conhecimentos com outros colegas, além de manter contato com seus professores-tutores para tirar dúvidas e receber outras dicas e informações importantes.

Gostou do nosso post e está pensando em investir em uma pós-graduação em Direito do Trabalho? Ou, quem sabe, quer se tornar um especialista na área de mediação de conflitos ou em gestão pública?

Independentemente da sua escolha, entre em contato conosco e direcione a sua carreira profissional para um futuro de sucesso!