Connect with us

Guia de Carreiras

Profissões em alta: saiba quais são as áreas mais promissoras

Engenharia sanitária e ambiental, biotecnologia, contabilidade, marketing, arquitetura da informação e design. Você sabe o que estas áreas têm em comum? Mesmo no atual cenário político e econômico, essas são profissões em alta nacional e internacionalmente.

Um dos fatores que contribuem enormemente para o alcance do sucesso profissional é saber ler o mercado de trabalho, perceber quais são as áreas já saturadas e quais estão com carência de especialistas. No entanto, nem sempre é possível ter essa visão clara.

Para ajudá-lo a mapear mais facilmente suas possibilidades, listamos, a seguir, as profissões mais promissoras.

1. Tecnologia da Informação

Esta área engloba atividades ligadas à informática, como programação, infraestrutura de sistemas, ferramentas e banco de dados, e até gerenciamento da comunicação entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Na contramão de outras profissões, que tendem a ser cada vez mais especializadas, o profissional de TI atua de uma forma mais generalista, com hardware, software e movimentação de dados. O mercado, por sua vez, tende a absorver cada vez mais profissionais desse ramo, pois cresce a cada ano e a tendência é continuar assim.

O curso que dá origem a essa atuação é Ciências da Computação, mas Engenharia da Computação e Administração com especialização em TI também são opções válidas.

2. Design UX

Esse profissional atua na criação e manutenção da identidade de marcas e empresas, pensando sempre na usabilidade de aplicativos, websites e demais produtos do ambiente virtual. Tenha em mente que UX é a sigla em inglês para User Experience, ou experiência do usuário.

É uma área que dialoga muito com o Marketing na busca por soluções para a integração do espaço físico de uma empresa com o virtual, e para o aprimoramento do relacionamento com o cliente. Os designers geralmente provêm de cursos como Design Gráfico, mas também Marketing e até Jornalismo.

3. Pedagogia

Diferente das áreas anteriores, a Pedagogia é uma profissão antiga, que cresceu com as escolas ao longo do século 20, e continua a se desenvolver, agora com um caráter mais multidisciplinar. O profissional pode atuar no campo educacional, garantindo uma aprendizagem de qualidade, ou em ramificações como Pedagogia Hospitalar e Empresarial.

Durante a faculdade de Pedagogia, os profissionais são capacitados a monitorar a qualidade do ensino formal, a desenvolver projetos educacionais para empresas, ministrar aulas e elaborar materiais didáticos para portadores de necessidades especiais e para Educação a Distância (EaD).

4. Marketing

O profissional de Marketing, a quem muitos chamam de mercadologista, é um especialista em identificar a demanda do mercado consumidor e garantir que a empresa tenha os melhores produtos para supri-la. É um profissional que pode vir de cursos como Marketing, Administração, Design e de outros campos das Ciências Humanas.

Sua atuação é essencial para o processo de segmentação de mercado e público-alvo, para a comunicação efetiva entre empresa e consumidores, e para a análise das oportunidades e ameaças do ambiente econômico. O ramo de atuação mais conhecido, entretanto, consagrado por séries e filmes, é a criação de campanhas que comuniquem as identidades das organizações e conquistem clientes leais.

As possibilidades de contratação são amplas, já que existem muitas agências especializadas em prestar esse serviço, mas também diversificados tipos de empresa que contratam e mantêm um departamento interno de Marketing.

5. Ciências Contábeis

Esse é um profissional que está sempre em demanda, por conta da complexidade do regime tributário e burocrático vigente no país. O contador é o responsável por controlar as despesas, o fluxo de investimentos e os lucros de uma empresa, gerindo seu patrimônio material.

O profissional dessa área deve cursar Ciências Contábeis e ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade para poder desempenhar suas atividades.

6. Recursos Humanos

É tendência mundial que as empresas enxerguem seus funcionários não mais como empregados, mas, sim, como colaboradores e parceiros na conquista dos melhores resultados, na busca pelo crescimento e superação. O capital humano é cada vez mais valorizado por seu potencial criativo e analítico.

Por isso o profissional de RH é tão importante! Como um indivíduo formado em Psicologia ou Serviço Social, ele é indispensável nesse processo de humanização das organizações, já que é o responsável pela contratação e desligamento dos colaboradores. Podemos afirmar que ele é uma espécie de zelador da cultura empresarial, contribuindo para sua manutenção e fortalecimento.

7. Biotecnologia

A tecnologia avança e transforma as práticas cotidianas de áreas como Biologia, Farmácia, Agropecuária e Engenharia de Alimentos. O biotecnólogo surfa na onda dessa expansão, pois é responsável por desenvolver e aperfeiçoar os mais variados produtos, de alimentos a cosméticos, tendo em vista as necessidades atuais.

Atuando em conjunto com outros profissionais, ele se destaca por sua capacidade de pesquisar soluções que unam tecnologia e compostos orgânicos, como na produção de vacinas e medicamentos, por exemplo. Trata-se de uma das “profissões do futuro”, na qual a busca por especialistas só tende a aumentar.

8. Engenharia Sanitária e Ambiental

Outras das grandes profissões promissoras, pois lida diretamente com sustentabilidade, é a Engenharia Sanitária e Ambiental. A sociedade está se tornando cada vez mais eco-friendly e sustentável, movimento que é acompanhado pelas iniciativas pública e privada.

O engenheiro sanitarista e ambiental, portanto, tende a ser cada vez mais valorizado. Ele é o responsável por elaborar sistemas de escoamento de esgoto, distribuição de água e descarte e reciclagem de resíduos sólidos de forma a preservar os recursos naturais, prevenindo a poluição do solo, da água e do ar.

Sua atuação pode ocorrer tanto na inciativa privada quanto em ações governamentais, e se dá em parceria com outros ramos da Engenharia e profissionais da área da saúde.

Apostar nas profissões em alta é semear seu futuro

O conhecimento humano tende a se tornar cada vez mais multidisciplinar, englobando saberes e práticas de diversas disciplinas. Os profissionais que se destacam nesse cenário são aqueles dispostos a investir seu tempo e esforço em cursos que os capacitem a encontrar soluções e alternativas para os novos dilemas e desafios da humanidade.

Nossa sociedade fica cada vez mais complexa e digital, e o mercado de trabalho reflete essa dinâmica. Agora que você já conhece as profissões em alta, ficará mais fácil escolher uma delas, se especializar e ser reconhecido.

Nossas ideias serviram de inspiração para você escolher uma área de atuação? Então compartilhe este post no Facebook, assim, mais pessoas terão a oportunidade de refletir sobre o assunto!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD