Qual o melhor tipo de carreira para você?

  • 11/out/2017

Qual o melhor tipo de carreira para você?

O caminho para o sucesso não é composto por apenas uma direção. Muitas vezes, especialmente quando se está ainda em fase de aprendizagem, concluímos que um cargo de gerência será o auge de nossa caminhada profissional.

No entanto, não é assim. Existem diferentes tipos de carreira que você pode escolher, cada um culminando num ponto diferente, mas não menor ou menos prestigiado.

Esses diferentes caminhos, hoje, são conhecidos como carreira em W (também chamada de carreira em T) e carreira em Y. Não existe melhor ou pior, apenas diferente: cada um dos tipos de carreira se aplica a um perfil distinto de colaborador.

Além disso, empresas também se baseiam neles para determinar que opções de crescimento oferecerão aos seus colaboradores, de acordo com a sua cultura organizacional.

Quer entender as diferenças entre cada tipo de carreira e descobrir em qual delas você se encaixa? Então, acompanhe a leitura deste post e descubra!

Carreira em Y

Mais tradicional, o modelo de carreira em Y existe no Brasil desde a década de 70. Nela, você escolhe por trabalhar com aquilo que estudou formalmente, começando “por baixo”, num cargo de assistência e subindo os degraus em direção ao topo, até um cargo de gerência ou de especialista.

A letra “Y” simboliza o momento em que você terá de escolher um dos dois caminhos para crescer dentro da organização: ou você se torna um profissional mais generalista, gerenciando projetos e pessoas, ou então, um técnico especialista que, em geral, se foca em realizar as etapas técnicas dos projetos.

Esse tipo de carreira surgiu para contemplar aqueles especialistas técnicos que detém conhecimento de ponta mas não sentem-se aptos a gerenciar. Muitas vezes, as empresas perdem bons colaboradores por deixá-los desconfortáveis em posições de liderança. Assim, um especialista sênior adquire, no formato “Y”, o mesmo status de um gerente, com salários equivalentes.

A parte vertical do “Y” corresponde à sua formação, a base do seu conhecimento e das experiências que você teve até o momento da promoção. É preciso estar atento a essa base, para que ela seja sólida e coerente.

Características marcantes

Pessoas mais propensas a serem bem-sucedidas dentro de um modelo de carreira Y, em geral, sentem-se confortáveis com apenas um dos lados da “moeda”.

Quando optam pelo caminho administrativo, possuem aptidão para lidar com pessoas e coordenar projetos de forma geral, o que costuma ser bastante desafiador. Pessoas com esse perfil tendem a se especializar em gestão e administração e se preocupam em aprimorar suas habilidades de liderança.

Já as pessoas que escolhem pelo caminho técnico, em geral, são mais introspectivas, focadas, e preferem uma especialização mais direcionada. Um colaborador de uma empresa de logística pode buscar um MBA em Shipping, por exemplo. Esses especialistas são bastante valorizados em todos os setores do mercado, por acumularem conhecimento aprofundado em suas áreas de interesse.

Carreira em W ou em T

A carreira em W (também chamada de carreira em T) possui uma formulação adaptada aos novos modelos de empresas que surgiram nos últimos anos, como as startups. Nesse tipo de carreira, o profissional se especializa nas duas direções, tanto como gestor quanto como especialista técnico.

Embora demande mais dedicação, esse modelo surgiu, em parte, para suprir os anseios de profissionais que se sentiam subaproveitados em suas posições. Na outra ponta, as empresas passaram a ter necessidade de lideranças que tivessem uma visão global do processo e conhecessem intimamente até mesmo os aspectos mais técnicos.

É comum, no nosso dia a dia de trabalho, nos depararmos com pessoas que precisam, por exemplo, estipular um prazo ou um orçamento para tarefas cujas peculiaridades desconhecem, acarretando erros que atrapalham a vida de todos e comumente geram prejuízos.

É disso que as empresas que oferecem modelos de carreira em W querem distância. Nelas, o gestor se torna responsável por um determinado projeto, e não por um setor. Assim, em alguns projetos ele será o líder, em outros, um liderado, dependendo das suas habilidades e das necessidades específicas de cada trabalho.

Características marcantes

O profissional ideal para a carreira em W é aquele que possui aptidão para lidar com pessoas, prazos e orçamentos, mas não quer abrir mão do seu conhecimento técnico. Ele investe nos dois lados da sua formação, por meio de cursos destinados ao aprimoramento da comunicação e da liderança e, ainda, por meio de outros específicos de sua área.

Além disso, o profissional ideal para esse tipo de carreira é mais flexível, podendo aproveitar oportunidades de trabalho que fogem do escopo da sua formação específica.

A importância da formação

Como você pode perceber, em nenhum momento do texto deixamos de falar na formação do profissional. É fundamental que você pense estrategicamente no seu crescimento e trace um caminho para alcançar o seu ponto de sucesso em qualquer um dos tipos de carreira que você escolher.

Uma formação de qualidade é imprescindível, mas manter a coerência dos cursos escolhidos é um ponto importante. De nada adianta cursar uma pós-graduação em paisagismo, quando sua graduação e a empresa onde você trabalha são da área farmacêutica!

O exagero do exemplo acima é engraçado, mas propõe uma reflexão: você deve investir seu tempo numa formação estratégica, que dará a você o conhecimento necessário para crescer na direção que você escolher.

Liderança como característica-chave

Independentemente do caminho que você escolha seguir, é importante ter em mente que qualidades de liderança serão sempre demandadas no trabalho em equipe, mesmo para os profissionais mais técnicos.

As empresas estão sempre em busca de colaboradores que não se deixam estagnar, buscando constante aprimoramento. As qualidades de um bom líder podem ser vistas nesse aspecto, mas também nas atitudes proativas que levam em conta o crescimento da empresa e na capacidade de ser um exemplo para outros.

Por isso, evite passar despercebido no ambiente de trabalho. Isso apenas atrasará o crescimento da sua carreira, seja ela em Y ou em W.

Já descobriu em qual tipo de carreira você se enquadra? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a descobrirem se estão no caminho certo com suas carreiras também!