Connect with us

Guia de Carreiras

Quando a sua carreira está em risco

Você já parou para se perguntar se está plenamente satisfeito com o andamento da sua carreira? Será que uma eventual insatisfação não pode estar prejudicando seu desempenho? Forma-se então um círculo vicioso no qual o baixo desempenho acarreta a insatisfação que faz você deixar a desejar no cumprimento de suas atribuições. Ainda assim, há como reverter essa situação. Afinal, se você não tomar certas atitudes, sua carreira pode estar em apuros! Portanto, é chegado o momento de avaliar as circunstâncias e agir para não ficar desempregado. Para ajudar, reunimos alguns sinais de perigo para sua carreira. Confira:

  • Você está aquém dos resultados esperados

Se, apesar de seus esforços, seu trabalho não traz o retorno esperado, está na hora de você rever seus processos. As organizações trabalham baseadas em resultados e, para isso, definem metas. O colaborador deve estar atento ao cumprimento das metas estabelecidas para o seu cargo. A dica é avaliar sempre o índice de sucesso no alcance dessas metas e, caso não esteja conseguindo, é hora de analisar as possíveis razões disso e tentar transpô-las. Estabeleça estratégias e esteja pronto para mudá-las sempre que perceber que não estejam surtindo efeito na produtividade. Parece complicado, mas pode ser um exercício mais simples do que aparenta. Vale também conversar com o chefe imediato para que ele possa ajudá-lo a reverter o problema.

  • Dificuldades de relacionamento com outros colaboradores

Se você está sempre envolvido em conflitos com outros colaboradores e sente-se sempre injustiçado e acuado, cuidado! O problema pode estar no seu comportamento. Faça uma auto avaliação e procure se colocar no lugar dos outros. Além disso, talvez você não esteja se adaptando à cultura da empresa (ou do seu setor). A capacidade de se adaptar ao meio é muito benquista nas organizações e você deve buscá-la incansavelmente. Lembre-se que você não trabalha sozinho e o respeito mútuo é essencial para que os projetos em equipe avancem. Caso contrário, uma demissão pode estar chegando.

  • O caminho até o trabalho é torturante

Aquela falta de vontade de ir trabalhar a cada manhã é um sinal claro de que algo não vai nada bem. Pergunte-se o porquê de tamanha falta de motivação para o trabalho e procure ser assertivo no diagnóstico do que o faz tão infeliz. Se a razão foge ao seu controle, é hora de procurar uma nova colocação, pois o profissional desmotivado dificilmente é produtivo. E não é essa a impressão que você quer deixar em seu histórico.

  • Há quanto tempo você não é promovido?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer para saber se, apesar de seus esforços, a sua carreira está evoluindo. Caso tenha muito tempo que não é promovido, algo pode estar errado. Ou com você ou com a organização da qual você faz parte. Em ambos os casos, a estagnação da carreira deve ser levada a sério e você deve avaliar as razões que o impedem de evoluir. Caso o problema seja com você é hora de reavaliar suas conquistas dentro da empresa e buscar melhorar seu desempenho. Caso o problema seja com a organização (para saber, basta olhar a sua volta. Os outros colaboradores também estão estagnados? Se sim, está na hora de começar a procurar um novo emprego.

  • Você não está aprendendo coisas novas

Uma carreira plena inclui entre suas características o constante aprendizado. Profissionais de bem sucedidos estão constantemente envolvidos com novos desafios que estimulam a mente e o aprendizado contínuo.  Se você não vê nada de mais valioso além do seu salário, saiba que esse não é um bom caminho profissional e provavelmente o desfecho não será positivo.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD