Veja como conquistar um cargo de gerência na empresa

  • 13/jul/2017

Veja como conquistar um cargo de gerência na empresa

Como conquistar um cargo de gerência? Essa é uma pergunta constante no mercado de trabalho, principalmente para os profissionais que já estão há um certo tempo em alguma empresa.

Nesse aspecto, os colaboradores buscam entender quais são as características e competências necessárias para conseguir uma vaga de destaque. Sorte, indicação ou competência? Eles se questionam o que, de fato, faz alguém alcançar o topo da hierarquia organizacional.

Para esclarecer de vez esse assunto, elaboramos um conteúdo especial. Leia na íntegra o post abaixo e saiba o que é preciso para atingir esse objetivo:

Saiba liderar

Com certeza, você — em algum momento da sua vida — já ouviu falar que existe uma grande diferença entre um chefe e um líder, certo?

Enquanto o primeiro preocupa-se sobretudo com o alcance das metas, posicionando-se, às vezes, até de forma autoritária, o outro busca a consolidação da empresa como um todo, levando em consideração o bem-estar da equipe.

Então, fique ciente que, para ocupar uma função no alto escalão administrativo, é preciso exercer a liderança. Isto é: deve-se extrair o melhor do time, motivando-o para que todos tenham um objetivo comum, que é o crescimento da organização.

Para isso, é preciso saber ouvir, acreditar na força da coletividade e assumir as responsabilidades. De forma geral, é fundamental saber liderar.

Seja proativo

Você é do tipo que espera a ordem de um superior para realizar determinada tarefa ou tem iniciativa de logo resolver aquilo que está ao seu alcance? Se a resposta foi a segunda opção, você está no caminho certo.

Ninguém gosta de ter uma equipe lenta, que precisa da orientação dos coordenadores para tudo. Em contrapartida, os colaboradores que tomam a frente e se prontificam em realizar certas atividades — sem precisar de alguém solicitar o serviço — são muitos bem-vistos pela gerência.

Inclusive, essa característica é fundamental para aqueles que querem conquistar um cargo de gerência dentro da organização. Portanto, arregace as mangas e seja proativo no trabalho.

Tenha uma visão mais ampla

Outra característica comum entre as pessoas que ocupam posições mais altas dentro da empresa é que elas têm uma visão mais ampla.

Não entendeu muito bem? É simples! Sabe aquele profissional que sempre tem uma ideia diferente, que contribui com a otimização dos processos e facilita a realização do trabalho? Pois, então, isso só é possível porque ele consegue pensar no cenário completo, criando estratégias capazes de alavancar os resultados.

Nesse aspecto, tal profissional não só consegue analisar as atividades e tarefas inerentes ao seu setor, mas da empresa como um todo. Assim, ele pensa em alternativas simples, mas eficazes, que vão melhorar os processos internos. Para isso, é essencial desenvolver um pensamento analítico e também crítico.

Aposte na capacitação

De nada adianta querer fazer a diferença, mas não possuir o conhecimento prático da questão, certo? É nesse cenário que entra a importância de investir em cursos de capacitação, começando pela própria graduação.

Ao ter um ensino superior, você vai adquirir habilidades singulares, além de possuir experiência, que pode ser conquistada por meio de estágios.

Vale destacar, nesse sentido, que a educação a distância é uma excelente opção para as pessoas que possuem uma rotina sobrecarregada, mas não querem abrir mão dos estudos.

Lembre-se de que o diploma obtido na EAD tem o mesmo peso da modalidade presencial, sendo ambos reconhecidos pelo MEC e importantes para ingressar no mercado de trabalho.

Então, não há mais justificativa para postergar a tão desejada graduação, não é mesmo? Mas não se deve parar por aí. Com um mercado cada vez mais competitivo, aqueles que querem se destacar precisam investir em outros cursos complementares. Fazer aulas de idiomas e de informática é um bom começo.

Aja como proprietário do negócio

Não são raros os casos em que os proprietários se deparam com colaboradores desmotivados, que não vestem a camisa da organização e apenas realizam as suas obrigações.

Em palavras mais claras, o colaborador chega na empresa, bate o ponto, executa sua função e vai embora. Para ele, tanto faz se a empresa está numa situação boa ou se está indo por água abaixo. Ele apenas quer a sua remuneração no final do mês.

Na contramão desse quadro, existem profissionais que realmente se preocupam com a organização. Eles se doam ao máximo para que a empresa prospere e alcance voos mais altos. Tais colaboradores agem como se fossem os donos do negócio, demonstrando o devido interesse na instituição.

As pessoas que têm esse comportamento deixam evidente para os superiores que estão preparadas para lidar com mais responsabilidades e que podem assumir cargos mais altos.  

Portanto, seja o tipo de funcionário que se preocupa e sempre está na busca de soluções melhores para a organização. Essa atitude vai render pontos extras com a diretoria, ajudando-o no processo de alavancar a carreira.

Conheça seus pontos fracos e fortes

Ninguém é perfeito, mas isso não significa que não é possível aprimorar aqueles pontos indesejados. E, para isso, é essencial ter autoconhecimento — somente você é capaz de detectar o que está indo bem e o que precisa de uma readequação.

Por exemplo, suponha que você é extremamente habilidoso com aspectos técnicos, entretanto tem certa dificuldade com as palavras. A comunicação, nesse caso, não é um dos seus pontos fortes. Pelo contrário: você possui dificuldade de se fazer entendido e tem vergonha de falar em público.

Ao ter ciência disso, o mais sábio é investir em estratégias capazes de aperfeiçoar a sua comunicação. Claro que não existe uma fórmula mágica que solucionará a questão da noite para o dia; o processo é gradual. Porém, o simples fato de buscar ajuda já é uma vitória!

Esse é apenas um exemplo. O importante aqui é encontrar os aspectos que não são tão favoráveis, tornando-os em qualidades. Ao ter as características e habilidades citadas, existe grande chance de você conseguir ocupar uma função de confiança.

Agora que já sabe como conquistar um cargo de gerência, que tal seguir a gente nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter)? Assim, você receberá mais informações de como turbinar sua carreira, além de conteúdos sobre o universo acadêmico.