Connect with us

Insights Confiáveis

Conheça 7 ótimos filmes sobre empreendedorismo!

Quem acha que o cinema e a televisão servem apenas como um meio de entretenimento está muito enganado! Como a ficção imita a vida — e, muitas vezes, baseia-se nela —, é possível tirar grandes lições dessas mídias e, ao mesmo tempo, se divertir.

Um exemplo disso são os filmes sobre empreendedorismo que contam histórias de sucesso e superação, deixando claro que, na vida, é preciso ter persistência para seguir em frente e alcançar os seus sonhos. Quer conhecer 7 ótimos títulos sobre o tema? Então, continue a leitura e confira a lista que preparamos especialmente para você!

1. A Rede Social

Hoje em dia, ninguém consegue imaginar o que seria da internet sem o Facebook, não é mesmo? A rede social que conquistou o mundo surgiu a partir de uma ideia de Mark Zuckerberg enquanto ele ainda estava na faculdade.

Dirigido por David Fincher, o filme retrata a trajetória desse empreendedor, mostrando como uma simples ideia acabou se transformando em um negócio bilionário.

É interessante observar que o Facebook surgiu apenas como uma brincadeira entre amigos, porém, acabou se espalhando no boca a boca — e Zuckerberg, com seu espírito empreendedor, soube aproveitar isso a seu favor.

A Rede Social também consegue apresentar várias dificuldades enfrentadas por empreendedores, como conflitos, sacrifícios e adaptações que fazem parte dessa vida.

2. O Lobo de Wall Street

Apesar de ser um filme focado mais no mercado financeiro, O Lobo de Wall Street também apresenta lições valiosas aos empreendedores, principalmente em relação ao que não fazer nessa carreira.

O filme é baseado na história de Jordan Belfort, um investidor que decidiu abrir sua própria corretora e acabou ficando milionário, mas que sofreu todas as intempéries que essa vida pode trazer. Interpretado por Leonardo DiCaprio e dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese, o longa apresenta lições valiosas de empreendedorismo e limites morais.

A partir da vida do protagonista — que inicia sua carreira trabalhando para os outros, mas conseguiu enxergar e aproveitar as oportunidades que bateram à sua porta —, o espectador consegue perceber o quanto a ambição e a persuasão são necessárias para empreender e, também, que deve haver um limite para evitar problemas.

3. À Procura da Felicidade

Também baseado em uma história real, esse provavelmente é o filme mais emocionante da nossa lista. Portanto, prepare o lencinho para enxugar as lágrimas quando for assisti-lo.

À Procura da Felicidade conta a história de Chris Gardner (interpretado por Will Smith), um vendedor que passou por péssimas situações ao lado de seu filho depois de ser despejado de casa. Em posse apenas de alguns bens, ele usa a sua lábia de vendedor para conseguir um emprego e dar a volta por cima, mesmo sem ter um currículo espetacular.

A obra é excelente para mostrar como a persistência é fundamental para quem deseja alcançar seus sonhos. Trata-se de uma lição de vida, deixando claro que desistir nunca é uma opção e que, ao final, todo o esforço será recompensado.

4. Jobs

Steve Jobs foi, sem sombra de dúvidas, um dos empreendedores mais visionários de sua geração. Sua personalidade excêntrica — por vezes, dominadora e abusiva — foi a força motriz de sua empresa, a Apple.

O filme retrata a trajetória desse empreendedor (vivido por Ashton Kutcher) desde o período em que a Apple surgiu numa garagem até sua ascensão bilionária. Apesar de seus defeitos, é importante observar como Steve Jobs tinha paixão na sua ideia e em momento algum desistiu dela.

A lição mais valiosa dessa história é o apego aos seus ideais. Além disso, a produção também apresenta alguns ensinamentos práticos, como lidar com investidores, apostar em ideias inovadoras e driblar burocracias, entre outros.

5. Fome de Poder

Se você está procurando filmes sobre empreendedorismo, Fome de Poder é a escolha certa. Afinal, nada melhor do que conhecer um pouco sobre a história dos fundadores do McDonald’s, uma das maiores redes de fast-food do mundo!

O filme narra a história de Ray Kroc, um vendedor que, no filme, ganha vida na pele de Michael Keaton e que decide se tornar sócio dos irmãos McDonald depois de perceber que a lanchonete simples deles estava recebendo uma movimentação absurda de consumidores.

Apesar de conseguir transformar o negócio em um gigantesco império alimentício, as atitudes de Kroc são altamente questionáveis, pois ele acaba utilizando métodos nada convencionais para tentar eliminar os dois fundadores do seu próprio empreendimento.

O filme aborda os mesmos temas dos anteriores: inovação, persistência e ambição. Mas o mais interessante aqui é observar como você deve ter cuidado com seus projetos, sabendo com quem negociar para evitar sócios que possam trazer dores de cabeça insuportáveis.

6. Jerry Maguire – A Grande Virada

Enquanto a maioria dos filmes sobre empreendedorismo apresenta a ascensão dos seus personagens, A Grande Virada faz o caminho inverso, mostrando o declínio e a superação.

Inspirado na vida real de Leigh Steinberg, o filme é protagonizado por Tom Cruise e conta a história de Jerry Maguire, um poderoso agente esportivo que, de repente, percebe que sua profissão não tem escrúpulos com os seus clientes. Diante dessa crise de consciência, ele passa a lutar por um tratamento mais humano aos atletas e, por isso, é demitido.

A partir daí, ele tenta se reerguer e mostrar a todos que é possível guiar um negócio sem a necessidade de quebrar todos os valores éticos e morais da sociedade. É um filme importantíssimo para mostrar aos empreendedores que, para crescer, não é preciso ser inescrupuloso, e que é possível dar a volta por cima e aprender com os seus fracassos.

7. Joy

Para finalizar a nossa lista, nada melhor do que um filme que retrata a história real de uma empreendedora: Joy Mangano, a mulher que inventou o esfregão para facilitar a limpeza da casa e que, aqui, é interpretada aqui por Jennifer Lawrence.

O longa-metragem mostra como a personagem cresceu em um ambiente rodeado de negatividade e de pessoas que, além de não acreditarem na sua capacidade, tentavam sabotá-la o tempo todo. Apesar disso, Joy não desistiu das suas ideias e acabou criando algo simples, inovador e milionário.

A grande lição aqui é que não importa o quanto as pessoas tentem desacreditar suas ideias, é preciso se manter firme e lutar para alcançar os seus sonhos. É interessante observar também como projetos simples podem solucionar problemas complexos enfrentados por um grande número de pessoas.

Com isso, encerramos a nossa lista de filmes sobre empreendedorismo. E sabe o que é mais legal? Todas as obras mencionados aqui são baseados em histórias verídicas! Não há desculpas para dizer que essas situações são impossíveis de acontecer no mundo real. Por isso, esperamos que você se mantenha firme e jamais abandone seus sonhos.

Gostou da lista? Então, aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também não percam nossas sugestões!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD