Descubra como funciona o trabalho voluntário online

  • 19/jul/2017

Descubra como funciona o trabalho voluntário online

Muitas vezes, estamos tão atarefados resolvendo os problemas da nossa própria vida que passamos a questionar: afinal, qual o sentido de doar nosso tempo para trabalhos voluntários? O que esse raciocínio falha em perceber é que o trabalho voluntário traz mais benefícios para quem o faz.

É claro que as instituições, pessoas ou animais auxiliados recebem benefícios, mas o voluntário, além de fazer o bem, cresce com aprendizado e pode, até mesmo, descobrir um novo caminho para sua vida profissional.

Tudo isso é muito gratificante, mas é algo que funciona apenas para aquelas pessoas que têm tempo de sobra para distribuir, certo? Errado. Você pode realizar um trabalho voluntário online, sem sair de casa, no tempo que melhor se encaixar na sua rotina.

Ficou curioso? Então, acompanhe este post para entender como isso funciona!

Por que trabalho voluntário online

Se você chegou até aqui, é porque já está interessado em começar ou retomar trabalhos voluntários — e este texto pode ser o empurrãozinho que estava faltando!

O segundo maior benefício do trabalho voluntário (o primeiro é fazer o bem!) é alavancar o currículo com experiências reais. Se você está buscando uma recolocação no mercado, ou quer mudar os rumos da sua carreira, esse é um dos caminhos para tal.

Em geral, temos esse preconceito de que o voluntariado acontece por meio de trabalhos manuais, num lindo dia de sol, com muitas pessoas envolvidas durante um curto período de tempo. Muitos projetos funcionam assim, mas existem outras demandas que você pode atender que não possuem esse perfil.

E essas demandas podem ser resolvidas online! Assim, não é necessário enfrentar o trânsito, ou desistir porque você não tem tempo durante o horário comercial ou nos fins de semana.

Você pode realizar diversas tarefas a partir de sua casa, no seu tempo (e dentro dos prazos acordados com as instituições, certo?).

Quer ver alguns exemplos de trabalho voluntário online e descobrir se você se encaixa em algum deles? Siga a leitura!

Exemplos de trabalho voluntário online

Divulgação digital

A divulgação tem grande papel na construção das instituições. Muitas ONGs precisam de ajuda para definir estratégias de marketing que vão estimular mais doações ou mesmo para colocar suas estratégias em prática, por meio da criação de textos, logotipos, entre outros.

Se você tem habilidades com design, sabe criar sites ou lida bem com as palavras, pode se candidatar para as tarefas relacionadas, como gerenciar redes sociais, alimentar blogs, desenvolver uma nova identidade visual para uma instituição etc. Se você estuda ou domina técnicas de marketing digital, pode prestar consultoria para ONGs.

Monitoramento

Várias instituições atuam monitorando informação ou realizando pesquisas. Desse modo, você pode se candidatar, por exemplo, para acompanhar determinados projetos de lei ou como os setores do governo estão utilizando seus orçamentos. Há, também, trabalhos em que você precisa buscar histórias reais, fazer um pequeno trabalho de jornalismo investigativo.

Nesses casos, ter voluntários espalhados pelo país é positivo, pois permite maior amplitude de atuação — e ONGs desse tipo ficarão muito felizes com o seu engajamento. Além disso, você pode utilizar as experiências para aprimorar conhecimentos ou testar se determinada carreira é o caminho certo a seguir.

Assessorias diversas

Além da consultoria em marketing digital, muitas ONGs buscam consultorias em diversas outras áreas, como contabilidade, logística, recursos humanos etc. São áreas completamente diferentes, mas que podem ser trabalhadas a distância, por meio de formatação de projetos, reuniões e entrevistas online.

Assim, além de gerar novas experiências para o seu currículo, você pode auxiliar uma instituição a reduzir custos, organizar uma campanha de doações ou ajudar algumas pessoas a se colocarem no mercado de trabalho.

Ensino a distância

Se seu sonho é dar aulas, que tal começar como voluntário? Existem diversas opções, que podem ir desde aulas de idiomas até reforço escolar ou artesanato, por meio de videoaulas, conferências online ou correção de trabalhos. Tudo vai depender da demanda e da estrutura das instituições e do tipo de conhecimento que você pode passar.

O trabalho voluntário online pode surgir tanto de demandas que partem das instituições como de propostas sugeridas por você. Tudo vai depender da via de contato que você utilizar. Por exemplo, diversos sites oferecem classificados de oportunidades para a atuação voluntária. Acompanhe abaixo onde você pode encontrar pontos de conexão!

Onde buscar oportunidades

Atados

Um dos sites mais ativos do momento, Atados oferece uma demanda grande de oportunidades a distância. Basta acessar o site e, na aba “Região”, selecionar a opção “Trabalho a distância”. Simples e cheio de opções.

Sociomotiva

No Sociomotiva, você pode tanto contribuir com ações voluntárias como propor suas próprias iniciativas. Ao acessar o site, você pode visitar a página dedicada ao voluntariado a distância e visualizar as ações disponíveis. Boa parte delas se relaciona à preparação para o Enem — ótima oportunidade para quem quer começar a viver a vida de professor.

Social Good Brasil

Uma rede de voluntariado que cresceu nos últimos anos, a antiga Voluntários Online foi a primeira iniciativa nesse sentido criada no país, em 2008. Hoje, recebe apoio da Unesco e da ONU e segue conectando pessoas que querem ajudar com quem precisa de ajuda.

No site da Social Good Brasil, basta selecionar a opção “Quero ser voluntário do SGB”, dentro de “Comece agora”, preencher o formulário e indicar que gostaria de trabalhar “online/de casa”. O questionário é bastante completo, voltado para traçar um perfil do voluntário de forma a encaixá-lo nas tarefas que sejam mais proveitosas para todos.

Como é possível perceber, existe uma grande demanda por parte de ONGs e projetos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento. Você facilmente encontrará atividades para as quais pode contribuir.

É importante buscar oportunidades que se relacionem com suas aspirações profissionais, mas não se prenda apenas a isso. Qualquer trabalho voluntário conta muitos pontos em um currículo. O importante é que você se sinta confortável com as tarefas e não as veja como uma obrigação desgastante.

O trabalho voluntário online é um dos grandes benefícios que o aprimoramento tecnológico da internet trouxe para a nossa sociedade. Aproveitar esses avanços para fazer o bem e, ainda, aprimorar o currículo profissional é fundamental!

Para saber mais sobre o que conta pontos no currículo além da experiência, conheça 9 exemplos de competências comportamentais valorizadas pelo mercado!