Graduação em Ciências Contábeis: tudo que você precisa saber

  • 08/maio/2017

Graduação em Ciências Contábeis: tudo que você precisa saber

Contadores são os profissionais que organizam financeiramente as empresas. Controlando despesas, lucros e receitas este profissional tem a responsabilidade de registrar entradas e saídas, criar relatórios de gastos e dimensionar seu patrimônio. Mas uma graduação em Ciências Contábeis não para por aí.

O graduando pode atuar também em empresas públicas ou ter seu próprio escritório para orientar empresários de todos os segmentos a respeito de questões contábeis. Seu papel é se certificar de que a empresa anda de acordo com a lei e ele deve estar sempre por dentro das políticas fiscais vigentes.

Conheça o perfil do profissional, entenda melhor o que é aprendido na faculdade, desvende as possibilidades de atuação do mesmo depois de formado e conheça os principais desafios da área no artigo a seguir.

O perfil do profissional de Ciências Contábeis

Quais são as características que fazem um bom contador? Esse profissional lida com as questões tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa, portanto sua rotina é cheia de responsabilidades. Equívocos podem significar prejuízos e multas vultosas para a organização.

É preciso que o estudante de Ciências Contábeis tenha amor pelos números. Organização e disciplina também são traços característicos que ajudam alguém a performar suas tarefas de contador com responsabilidade e ética.

Vontade de aprender e um olho atento para as novidades são outras demandas da profissão. As leis contábeis mudam de ano a ano, e é fundamental que o contador esteja pronto para acompanhar todas as alterações impostas pelo governo em relação à emissão de notas, elaboração de contratos e recolhimento de impostos.

Hoje, o contador não tem como responsabilidade apenas fazer os registros de caixa de uma empresa. A profissão se diversificou e ele agora também auxilia a gestão na tomada de decisões. É que com as informações contábeis que detém esse profissional não precisa ficar restrito às análises financeiras e a elaboração de relatórios.

Esse cenário em constante evolução aumenta as exigências enfrentadas pelo contador. Se antes um curso superior era o suficiente para conseguir uma boa colocação, agora o novo contador deve buscar pós-graduações e MBAs para desempenhar suas tarefas com excelência.

A contabilidade oferece uma das maiores empregabilidades do mercado, mesmo em tempos de tribulações econômicas. Por isso, quem gosta de finanças deve considerar o bacharelado como uma opção.

As matérias que serão estudadas

Embora a espinha dorsal do curso de contabilidade seja o estudo das finanças de uma organização, as disciplinas que você verá ao longo do curso são bem amplas. É que, como já mencionamos, além de administrar despesas e ganhos de capital, o contador precisa ser capaz de ler o cenário econômico ao seu redor. Noções de empreendedorismo também fazem parte da grade curricular, que procura dar uma formação holística aos contadores do futuro.

Matérias como Economia, Matemática para Negócios, Gestão Tributária, Direito Empresarial e Estatística farão parte da rotina do estudante. Mas ele também entrará em contato com a Auditoria, Gestão de Projetos e estudos sociais durante seu bacharelado.

O curso tem duração média de quatro anos e pode ser feito presencialmente ou a distância. Para ser aprovado, o estudante precisa realizar um estágio supervisionado e também apresentar um trabalho de conclusão.

Outras disciplinas que você terá a oportunidade de aprender durante o curso de Ciência Contábeis são:

  • Fundamentos de Marketing
  • Comunicação Empresarial
  • Orçamento e Planejamento Empresarial
  • Microeconomia
  • Contabilidade Internacional
  • Perícia e Arbitragem

As possibilidades de atuação do profissional

Um dos maiores benefícios de estudar Ciências Contábeis está nas possibilidades de atuação depois de formado. O mercado de contabilidade é um dos mais dinâmicos que existem, e há sempre a demanda por profissionais qualificados para atender às necessidades das empresas.

No Brasil, não importa o tamanho da sua empresa. Ela requer pelo menos um profissional de contabilidade. Esse fator por si só já demonstra o tamanho do mercado disponível para os profissionais de Ciências Contábeis.

Além disso, graças a nosso sistema tributário complexo, muitas pessoas físicas requerem os serviços de um contador. A contabilidade tem uma das maiores taxas de ocupação do país e é possível utilizar seus conhecimentos em muitos setores. Conheça as principais áreas de atuação para o formando.

Contabilidade Geral

A Contabilidade Geral diz respeito às responsabilidades de cunho fiscal e tributário de uma empresa. É o papel tradicional do contador, que vai de analisar e elaborar balanços contábeis a coordenar o processo de legalização da atuação de uma companhia.

Perícia contábil

O profissional responsável pela perícia contábil é aquele que é acionado por um juiz para atuar em questões específicas. Ele tem como meta fazer uma avaliação diagnóstica capaz de comprovar a má utilização ou o desvio de recursos em organizações privadas e setores do poder público.

O papel do perito não deve ser confundido com o do auditor. Embora as funções tenham semelhanças, tratam-se de carreiras distintas.

O perito jamais é contratado pela empresa para buscar indícios de erros ou fraudes. Ele sempre é convocado judicialmente para conduzir uma investigação. Em vez de fornecer um relatório, o perito fornece um laudo ou parecer.

Contabilidade pública

Se no setor privado o foco está no lucro na gestão das empresas públicas isso é diferente. O papel do contador ali é fazer com que as despesas fiquem o mais próximas possível das receitas em benefício da sociedade. Seu papel é a prestação de contas e elaboração de relatórios, que são utilizados para subsidiar decisões de interesse comum.

O contador público tem a obrigação de contribuir para a maior eficiência na gestão de recursos. A carreira depende e processo seletivo e traz consigo um plano de progressão bem delineado, bons salários e estabilidade.

Ensino

O contador também pode atuar no sistema de ensino, ministrando disciplinas da área de finanças. Quem se vê em sala de aula, compartilhando o conhecimento que adquiriu, pode se encantar pela área.

Preparando aulas, tirando dúvidas, avaliando e orientando alunos os contadores podem desempenhar tarefas da licenciatura em instituições de ensino técnico e superior.

Auditoria Contábil

O auditor analisa os registros contábeis das empresas e organizações e verifica falhas de controle ou indícios de fraude e irregularidades. Além da formação em Ciências Contábeis ele precisa ter registro no Conselho Regional de Contabilidade, que regulamenta a atuação desses profissionais no Brasil.

O trabalho do auditor pode ser solicitado tanto pelos proprietários de empresa quanto por seus sócios e acionistas. Cabe a ele analisar o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a demonstração de resultados para produzir um relatório a respeito da eficiência administrativa. Também é papel do auditor sugerir ajustes, correções e melhorias quando verificar erros.

Consultoria financeira

Quem sonha em empreender não precisa tolher essa vontade ao optar pela graduação em Ciências Contábeis. Nas consultorias financeiras, o contador trabalha por conta própria e escolhe em que situações atuar.

A atividade de consultoria pode ser exercida exclusivamente ou de forma complementar. Ela abre também a possibilidade de oferecer palestras e treinamentos para instituições públicas e privadas.

O consultor orienta o cliente, mas não executa as tarefas.

Ele aponta soluções, explica as melhores práticas e demonstra o que o empreendedor deve fazer para cumprir as obrigações necessárias.

Contabilidade Internacional

Quem tem o sonho de fazer uma carreira fora do país pode pensar na contabilidade internacional. É imprescindível que o candidato verifique os requisitos que deve preencher para exercer a profissão no país de destino. Domínio da língua estrangeira e dos softwares utilizados no mercado também será necessário.

As opções de especialização

O profissional de contabilidade está cada vez mais inserido nos processos de gestão e no processo decisório das organizações. E por causa dessa nova demanda se torna essencial que contadores não parem em sua formação básica.

Pós-graduações e cursos são diferenciais efetivos na construção de uma carreira de sucesso. Selecionamos algumas das especializações que estão disponíveis para o graduando em Ciências Contábeis.

Gestão Financeira

O principal objetivo da Gestão Financeira é administrar bem os recursos disponíveis em uma organização. Ela é fundamental na realidade das pessoas jurídicas e pode ajudar bastante também as pessoas físicas.

As especializações em Gestão Financeira formam profissionais capazes de dominar a dinâmica do mercado e desenvolve a capacidade de criação de estratégias financeiras. Ali o estudante aprende a considerar elementos como risco, retorno e prazo a fim de obter os melhores resultados para seu cliente.

Gestão Contábil

Os cursos de Gestão Contábil abordam os mais recentes conteúdos acerca de finanças corporativas e são direcionados àqueles que pretendem atuar na governança tributária das companhias. Ele oferece instrumentos para que o aluno execute planejamentos financeiros e expande suas noções de Direito Tributário, ambos conhecimentos fundamentais para o exercício da Gestão Contábil.

Finanças de Mercado

Os MBAs em Finanças de Mercado tem como objetivo capacitar profissionais experientes para lidar com negociações de mercado. Durante as aulas o aluno aprende sobre empreendedorismo, matemática financeira e métodos quantitativos que, quando aplicados aos negócios, podem gerar resultados de impacto.

Gestão da Contabilidade e Finanças Empresariais

As especializações em Gestão da Contabilidade e Finanças Empresariais aliam habilidades das duas áreas, formando profissionais com múltiplas competências e possibilidades de atuação no mercado. Uma formação complementar em Análise de Risco, Gestão Empresarial e Contabilidade Gerencial dá ao contador o instrumental necessário para exercer a tomada de decisões com maior habilidade.

Macroambiente e Cenários Econômicos

Durante o curso de Ciências Contábeis o estudante entra em contato com a microeconomia, pois uma visão ampliada do mercado onde atua é sempre valorizada pelas empresas. Para atingir essas qualificações, cursos de especialização em macroambiente e cenários econômicos são valiosos. São eles que ajudam os profissionais a operar com mais consciência mercadológica.

Os principais desafios do profissional da área

Inovações tecnológicas, novas metodologias e modificações recentes na Lei das Sociedades Por Ações tem provocado uma revolução na contabilidade brasileira. Novos cenários, desafios e perspectivas advindos da implementação da Convergência da Contabilidade Brasileira mostram que a abertura da economia para o exterior exige a modernização do setor. Nos últimos anos, a busca pela harmonização das normas e práticas contábeis praticadas no país visa facilitar a troca de informações com outros países e provocou um aquecimento no setor.

O contador, em meio a todas essas mudanças, continua com uma vasta área de atuação. Com as inovações e a informatização, em vez de perder seu papel, esse profissional ganha qualidade técnica e passa a ocupar novos espaços nas organizações (além de ter sua autonomia expandida). Os ajustes nas grades curriculares de Ciências Contábeis ao redor do país já atendem a essa nova tendência, transformando o contador em um consultor da gestão organizacional.

O desafio é se manter atualizado. Os novos tempos não dispensam os conhecimentos básicos, mas exigem um acréscimo de requisitos adicionais como habilidades de planejamento estratégico e tributário, bem como aprofundamento no conhecimento da tecnologia da informação.

Desde que os profissionais estejam prontos para se adaptar à era digital e saibam aplicar seu pensamento estratégico a serviço das organizações, eles têm tudo para se tornar peças-chave em seu crescimento.

A importância de conseguir um estágio

Estágios são uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. São eles que permitem que se vivencie na prática os conteúdos acadêmicos e dão espaço para a troca de experiências entre profissionais de diferentes gerações.

Especialmente nas Ciências Contábeis, a realização do estágio alia o conhecimento aprendido na faculdade com a experiência do ambiente de trabalho, que elucida e complementa os temas abordados na sala de aula. É durante esse período de experimentação que o estudante tem a oportunidade de reter melhor o conhecimento aprendido em classe.

Muitas vezes o estágio é também uma oportunidade. Dependendo do empenho e dedicação do aluno durante o programa, companhias optam por efetivar sua contratação. Ele pode ser a chance de conseguir seu primeiro trabalho.

Mas o principal objetivo do estágio é proporcionar os instrumentos de preparação para inserção no mercado de trabalho, mesmo que isso não aconteça na empresa em que estagiou. A vantagem é que durante sua execução, o aprendiz pode contar com acompanhamento pedagógico de seus professores, o que torna a experiência uma facilitadora do processo de aprendizagem.

Prática, disciplina e dedicação adquiridas ao longo de um estágio agregam valor e conhecimento à carreira do graduando em Ciência Contábeis. É fundamental que ele aproveite as oportunidades de crescimento e desenvolvimento obtidas durante o programa.

As constantes mudanças no setor contábil

A contabilidade é uma área em constante mudança. Essas mudanças são motivadas, em última instância, pelo crescimento econômico e pela globalização. Atualmente, as Ciências Contábeis estão em transformação, deixando de ser controles burocráticos da empresa para se tornarem parceiras da organização, fazendo parte da tomada de decisões.

O surgimento de novos softwares, que tornam mais eficientes e simplificados os serviços contábeis trazem uma mudança e tanto para o setor. E a alta carga tributária faz desses profissionais cada vez mais necessários nas empresas, que precisam de todo o conhecimento possível para poupar.

A visão do contador também está em processo de mudança. Deixando de ser o profissional responsável apenas pela escrituração contábil, ele se torna um aliado portador de importantes informações. É seu papel não apenas cumprir com as obrigações fiscais e tributárias para seu cliente, mas torná-lo competitivo. Por isso ele deve estudar de forma constante as mudanças a seu redor se quiser se manter dinâmico e eficaz.

Hoje, a graduação é o ponto de partida. E uma visão altamente estratégica, bem como o desenvolvimento de habilidades em comunicação, informação e tecnologia se fazem necessárias. Valor agregado pode ser desenvolvido com o estudo da análise de negócios e da estratégia para que o profissional exerça não só o papel de “guarda livros”, mas também apoio decisório.

O contador deve conhecer não apenas seu cliente, mas seus fornecedores, concorrentes e o mercado ao redor. É disso que falamos quando mencionamos a globalização. O que determinará o sucesso das empresas no futuro será a habilidade que seus contadores têm de se manterem atualizados, cientes dos processos de padronização das normas contábeis ao redor do mundo, eficientes e ágeis.

As vantagens de fazer a graduação a distância

Não é só na área das Ciências Contábeis que a aprendizagem a distância está ganhando destaque entre estudantes ansiosos para melhorar suas perspectivas de carreira. Os cursos a distância servem como uma ótima alternativa para os estudantes que procuram educação adicional sem passar por um aprendizado mais convencional em sala de aula.

Obter seu diploma online, sem dúvida, dá ao estudante muita liberdade e flexibilidade. A maioria daqueles que optam por cursos EAD o fazem porque trabalham em tempo integral e não estão em condições de deixar seus empregos. Eles precisam de uma fonte de renda para arcar com as despesas da família e os custos de sua educação, mas não querem adiar a obtenção de um grau acadêmico.

Assim, a fim de melhorar suas qualificações educacionais, em conjunto com um trabalho, eles escolhem aprender com cursos de educação a distância. Existe uma série de benefícios na modalidade:

  • O aluno pode aprender no seu próprio ritmo
  • Cada estudante pode otimizar o uso de seu tempo, de acordo com as próprias necessidades
  • Muitas vezes, obter um diploma EAD é mais barato que pagar por um curso presencial
  • É possível ter acesso à aprendizagem de qualquer lugar e a qualquer momento
  • Não é preciso se deslocar diariamente até uma universidade
  • O diploma EAD tem a mesma validade do presencial

O aprendizado a distância percorreu um longo caminho desde os dias dos cursos por correspondência. Ambientes virtuais de aprendizagem, a internet e outras tecnologias significam que a modalidade é cada vez mais envolvente e dinâmica, sendo capaz de proporcionar uma educação abrangente e completa.

Confira em detalhes alguns dos principais benefícios de estudar assim.

Localização

Um dos benefícios mais óbvios da aprendizagem a distância é que ela pode ser feita de qualquer lugar em que você tenha uma conexão com a internet. Mudar de cidade ou se locomover diariamente pode ser dispendioso, principalmente se você trabalha e tem um dia a dia corrido.

A faculdade a distância não exige presença física em sala de aula, o que otimiza o tempo de seus alunos. Sobram oportunidades para estudar naqueles momentos em que você estaria preso no trânsito ou cansado demais em decorrência da viagem.

Custo/benefício

Cursos online oferecem uma educação de qualidade a um custo menor. Sem as enormes despesas com material didático e transporte você poupa muito ao optar pela modalidade.

E, por não precisarem manter salas de aulas ou ter de arcar com o desgaste de equipamentos as universidades a distância podem passar essas economias para seus alunos.

Aprendizagem flexível

Aprender online permite que os alunos estudem com flexibilidade, equilibrando trabalho e vida familiar. Todo o conteúdo fica disponível vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, para que o aluno possa acessar quando quiser.

Suporte instantâneo e atualizações

Um dos maiores benefícios da educação a distância é que tudo é instantâneo. Seus professores são capazes de criar e comunicar atualizações com facilidade e você pode receber e responder essas mensagens com rapidez. O suporte online está disponível à distância de alguns cliques e é possível tirar suas dúvidas a qualquer hora do dia.

Trabalhe e estude

Não tem a opção de parar de trabalhar para estudar? Não tem problema. Você pode aumentar sua empregabilidade e melhorar suas habilidades enquanto mantém sua fonte de renda.

Apresentamos neste artigo um pouco mais sobre a carreira nas Ciências Contábeis. Você teve a oportunidade de conhecer melhor o perfil do profissional da área, o que é preciso estudar para se destacar e as áreas de atuação em que o contador é mais requisitado.

Deu para perceber que não faltam opções para atingir o sucesso. Entretanto, quer você escolha uma carreira como contador, auditor, professor ou perito será preciso buscar especialização e atualização constantes.

Se você acha que tem o perfil certo para as Ciências Contábeis é hora de começar a traçar um plano. Pense na área de atuação que mais combina com você e não se esqueça de procurar a formação adequada.

Agora que você já sabe tudo que há para saber sobre Ciências Contábeis, que tal dar um passo adiante? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e conheça nossa graduação em Ciência Contábeis!