Saiba mais sobre o curso de especialização em Gastronomia EAD

  • 29/mar/2018

Saiba mais sobre o curso de especialização em Gastronomia EAD

Quem escolheu a profissão de Gastronomia já sabe que o amor pela culinária e um talento especial para transformar pratos do dia a dia em verdadeiras obras de arte são pré-requisitos para se sair bem na carreira e que, para se destacar no mercado, é preciso atualização constante e estar por dentro das últimas tendências por meio de cursos de pós-graduação e especializações em sua área de atuação.

E se você está se perguntando como é possível investir em novos conhecimentos e conseguir conciliar os estudos com a rotina intensa de trabalho, continue a leitura deste post e saiba mais sobre a praticidade que o curso de Gastronomia em EAD pode trazer para você. Confira!

O que preciso saber antes de me especializar na área de Gastronomia?

Nessa primeira parte do post, vamos falar mais sobre o curso de Gastronomia e trazer informações importantes para a sua escolha, como os conteúdos da grade curricular, além de um panorama do mercado de trabalho atual e a faixa salarial oferecida para os profissionais da área. Vamos lá?

Que conhecimentos são aprendidos durante o curso?

De um modo geral, os cursos de pós-graduação costumam oferecem uma duração mínima de 420 horas e devem apresentar uma grade curricular com alguns conteúdos que serão ingredientes essenciais para a sua especialização na área, como:

  • história da alimentação;
  • novas tendências da gastronomia;
  • composição dos alimentos e sua funcionalidade;
  • análise sensorial de alimentos;
  • cozinha experimental;
  • design e elaboração de cardápios.

Além disso, aproveitando a busca atual por formas mais saudáveis de alimentação e a popularização da cultura vegetariana e vegana, algumas instituições de ensino já oferecem matérias que aprofundam o conhecimento dos alimentos naturais e sua aplicação nas refeições diárias.

É importante lembrar também que, para conquistar a sua certificação, você precisará elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) com base nas orientações das  disciplinas de metodologia da pesquisa e da produção científica e apresentá-lo ao final da sua pós.

Como está o mercado de trabalho para os gastrônomos?

A profissão de gastronomia tem um mercado bastante abrangente, com possibilidades de atuação em diferentes tipos de estabelecimento, que vão de restaurantes e bares a buffets, indústrias e hospitais. E para os profissionais especialistas e pós-graduados, as oportunidades de conquistar cargos de destaque são ainda maiores.

Com a popularização dos reality shows e a repaginação de outros programas televisivos voltados à gastronomia, a profissão tem ganhado cada vez mais popularidade e ganhado importância no mercado nacional, ampliando as oportunidades de trabalho em diversas regiões do Brasil.

Do ponto de vista financeiro, a faixa salarial inicial na área gastronômica gira em torno de R$ 1.250,00, podendo chegar a R$ 7.000,00 para chefs de cozinha ou atingindo valores ainda mais altos, de acordo com a especialização do profissional, o tempo de experiência e a importância do cargo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O que é a educação a distância e por que investir nessa modalidade?

Agora que você já está por dentro das informações sobre os conhecimentos aprendidos no curso e já conhece um mais sobre o mercado profissional de Gastronomia, vamos falar sobre a modalidade de educação a distância e as possibilidades que ela oferece para você fazer a sua especialização ou pós. Confira!

Como funciona a EAD?

Na modalidade de educação a distância, ou EAD, as aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, ou gravadas e armazenadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, e podem ser assistidas a qualquer momento.

Nessa plataforma online, você também terá acesso a materiais de estudo complementares, como apostilas, vídeos e áudios, além de poder interagir com professores e colegas, tirando dúvidas e trocando informações por meio dos chats e fóruns de discussão.

É importante destacar, ainda, que você precisará ficar atento às datas de entrega das atividades para não perder os prazos e deverá comparecer ao polo de apoio presencial para realizar as provas e apresentar o seu trabalho de conclusão do curso (TCC).

Quais são as vantagens de estudar a distância?

Hoje em dia, a modalidade de educação a distância está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre profissionais como os gastrônomos, que têm uma rotina movimentada de trabalho e buscam formas de se especializar com flexibilidade de horários para estudar.

Essa praticidade, somada à tecnologia, permite que você consiga elaborar o seu cronograma e seguir o seu ritmo de aprendizagem de acordo com a sua disponibilidade durante a semana, permitindo um maior aproveitamento do conteúdo aprendido.

Por ser totalmente online, os valores da EAD costumam ser mais acessíveis se comparados às mensalidades dos cursos presenciais, mas podem variar de acordo com os critérios definidos pela instituição de ensino que você escolher, como duração do curso e a necessidade de ir ao polo de apoio presencial ao longo dos semestres.

Além dessas vantagens, podemos destacar que a carga horária e a grade curricular da EAD são as mesmas de um curso presencial, assim como a validade do diploma no mercado.

Como escolher o melhor curso de Gastronomia EAD?

Antes de escolher uma faculdade e fazer a sua matrícula, é importante verificar alguns tópicos importantes que influenciarão na qualidade do seu curso. E aqui, sugerimos algumas perguntas que podem ajudá-lo a fazer essa avaliação. Confira:

  • A grade curricular atende aos seus objetivos e desenvolve as habilidades buscadas pelo mercado de trabalho?
  • A faculdade que você escolheu é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)?
  • Quais são os indicadores de qualidade do seu curso de especialização ou pós-graduação?
  • Como é formado o corpo docente do curso?
  • O polo de apoio presencial possui infraestrutura adequada para a aplicação de provas?

Responder a essas questões é uma tática interessante para que você consiga avaliar os pontos fortes e fracos tanto do curso quanto da faculdade em que deseja ingressar, faça a escolha mais adequada para o seu futuro profissional.

Gostou das possibilidades oferecidas pelo curso de Gastronomia em EAD e está pensando em dar mais um importante passo em sua formação profissional? Então acesse o nosso site e conheça a pós-graduação EAD em Nutrição aplicada à Gastronomia.

E, para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo das profissões e conferir ótimas dicas para a sua carreira, aproveite para assinar a nossa newsletter!