Connect with us

Dicas de Estudos

Afinal, como escolher um bom tema para o TCC?

O trabalho de conclusão de curso é o último passo da graduação. Ele é uma forma de avaliar o conhecimento que você acumulou durante o curso e o seu crescimento acadêmico e pode ser uma ótima oportunidade para encerrar essa etapa com chave de ouro.

Ao contrário do que muitos pensam, o TCC não é um bicho de sete cabeças — é um trabalho grande, que exige muita dedicação, mas nada que você não seja capaz de fazer.

Existem inúmeros fatores que podem tornar esse trabalho mais agradável. Um deles, que deve ser pensado com muito cuidado, é a escolha do tema para o TCC.

A escolha do tema é um momento complicado para muitos estudantes, afinal, você terá que lidar com aquele assunto por muito tempo, e o medo de tomar a decisão errada é inevitável.

No entanto, existem alguns passos que podem ajudar você a fazer essa escolha de maneira mais acertada e confiante. Quer saber quais? Continue lendo e confira nossas dicas!

Entenda o objetivo do TCC

Primeiramente, é necessário entender para que serve o TCC. Se ele não fosse um passo importante, não seria uma exigência para a conclusão da graduação.

Para muitos estudantes, o TCC é a primeira experiência com a pesquisa acadêmica. Ele é a chance para que você desenvolva seu pensamento crítico e saiba refletir sobre sua própria profissão. Além disso, o TCC é um trabalho seu, para o qual você escolhe o caminho que percorrerá.

Ao contrário de outros trabalhos acadêmicos, o trabalho de conclusão de curso terá a sua marca pessoal. Mesmo que seja embasado em outros autores, ele trará os seus interesses e a sua perspectiva sobre aquele assunto. É um trabalho muito mais independente do que todos os outros que você já fez.

Pense na sua trajetória

Durante a graduação, você certamente teve disciplinas com as quais se interessou mais. Aquelas nas quais você se saiu melhor ou que sentiu que gostaria de estudar mais. Da mesma forma, na sua vida pessoal, você tem assuntos que despertam sua curiosidade. E, na sua profissão, você provavelmente se identifica mais com determinadas áreas do que com outras.

Todas essas preferências precisam ser consideradas na hora de escolher um tema para o TCC. Como já foi dito, o trabalho terá a sua marca, portanto, nada mais justo do que fazer dele um reflexo da sua própria trajetória acadêmica, pessoal e profissional.

Além do mais, trabalhar com temas com os quais você já tem certa atividade facilita muito na busca por referências. Você não estará em um território completamente estranho e terá menos dificuldades para delimitar o caminho que quer percorrer.

Pesquise sobre a sua área

Você pode pensar que sabe tudo sobre a sua área, afinal, se chegou até o TCC, você já estuda sobre ela há, no mínimo, 2 anos. No entanto, as pesquisas existentes são inúmeras, e os temas estudados podem surpreender você.

Faça uma boa pesquisa sobre o que de mais novo tem sido estudado nas áreas da profissão que mais lhe interessam. Você pode encontrar estudos multidisciplinares, que relacionam duas ou mais áreas, e que podem servir como inspiração para ajudá-lo a pensar tanto na abordagem quanto no formato do seu TCC.

Busque temas úteis

Você terá uma motivação a mais para concluir seu TCC se souber que, de alguma forma, ele será útil para além da graduação. É claro que possibilitar a conclusão do seu curso já é uma utilidade e tanto, mas, por que não pensar em algo mais?

Se você pretende fazer mestrado, por exemplo, pode pensar em um tema relacionado ao curso que você pretende tentar. Da mesma forma, se o seu objetivo é se candidatar a um emprego em determinada empresa, você pode estudar algo que seja relevante para o cargo que pretende tentar ou que apresente uma solução para um problema daquela organização.

É possível ainda pensar em temas que tenham relevância social, que contribuam para compreender e solucionar problemas do dia a dia das pessoas ou que possam gerar algum impacto na sociedade.

Avalie se o seu tema é realmente possível

O tema no qual você está pensando é viável? Ele poderá ser executado dentro do prazo que você tem? Existem fontes de pesquisa disponíveis para estudar aquele assunto? Tudo isso precisa ser pensado antes de começar o TCC, caso contrário, você poderá ter uma experiência nada agradável e muito frustrante.

Não tente trabalhar com temas impossíveis, por mais que lhe interessem e que sejam relevantes. O TCC já é um momento de grande pressão, e trabalhar em um projeto pesado demais pode ser muito desgastante e acabar comprometendo o seu desempenho.

Mas atenção, isso não é desculpa para escolher um tema apenas pela facilidade — você precisa buscar um equilíbrio.

Encontre um bom orientador

Tão importante quanto ter um bom tema é ter um bom orientador. Agora que você já tem alguns bons direcionamentos para decidir o que fazer, é preciso procurar por alguém que possa realmente contribuir para melhorar o seu trabalho.

Os professores têm áreas de estudo específicas e, se o seu trabalho se relaciona com elas, eles estarão mais aptos a orientá-lo melhor. Pensando nisso, leia com muita atenção o currículo Lattes do professor ao qual pretende pedir orientação. Se possível, leia algum artigo e pesquise sobre os autores com os quais ele se relaciona.

Veja as linhas de pesquisa mais recentes e converse com alunos que foram orientados por ele. Esse professor influenciará (e muito) no desenvolvimento do seu TCC, então, não meça esforços para saber o máximo possível sobre ele.

Além de tudo isso — e não menos importante — lembre-se de considerar a sua afinidade com o professor. E não demore para entrar em contato, porque são muitos alunos buscando orientação, e a agenda dos professores que você pretende convidar pode encher muito rápido.

Agora, você já sabe quais são os passos para não errar na escolha do tema para o TCC. Seja persistente e tenha muita paciência na hora de pensar sobre o assunto.

Você pode reler este post sempre que tiver dúvidas e não deixe de pesquisar mais! Para começar, que tal entender como é feito o TCC em um curso a distância?!

 

3.7/5 - (3 votes)
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD