Curso de graduação: qual a diferença entre presencial e EAD?

  • 25/jul/2018

Curso de graduação: qual a diferença entre presencial e EAD?

Nos dias de hoje, a tecnologia é uma aliada da vida cotidiana. Passamos grande parte do dia conectados, seja para lazer, para executar as tarefas do dia a dia ou até mesmo para trabalhar. Seguindo essa tendência, é normal que cada vez mais pessoas ingressem em cursos de Educação a Distância (EAD) para estudar online.

Embora os cursos a distância tenham surgido para trazer flexibilidade a quem deseja se qualificar e conquistar boas posições no mercado de trabalho, quando o assunto é graduação, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual a diferença entre presencial e EAD.

Para esclarecer as principais diferenças entre as duas modalidades, preparamos o artigo de hoje. Vamos lá?

Qual é a diferença entre presencial e EAD?

Aulas

Esse é certamente o principal contraste entre os cursos presenciais e aqueles a distância. Se na graduação presencial é preciso se deslocar até a Instituição de Ensino diariamente para assistir às aulas em sala, hoje, com as vantagens que a tecnologia tem agregado ao cotidiano, é possível que isso seja feito de casa, de frente para o computador.

Para isso, basta estar conectado à internet. Todo o conteúdo do curso a distância (como aulas, livros, apostilas etc.) estarão centralizados no ambiente virtual, no qual apenas os professores e alunos matriculados têm acesso.

É também por esse motivo que os cursos EAD vêm sendo cada vez mais procurados pelos jovens e adultos que desejam se preparar para as demandas do mercado, mas que talvez não contem com o tempo para conciliar trabalho e estudo presencial, por exemplo.

Avaliações

Na graduação presencial, as avaliações são feitas sobretudo daquele modo tradicional, que já conhecemos desde a época da escola. Ou seja, elas acontecem em sala de aula, sob a supervisão do professor.

Cada aluno recebe a sua prova e tem um tempo predeterminado (geralmente a duração daquela aula) para concluir os exercícios propostos. Há também pontos distribuídos para trabalhos (individuais ou em grupo) e demais atividades estabelecidas pelo professor de cada disciplina.

Já na graduação a distância, embora muitos ainda possam imaginar o contrário, as provas presenciais também acontecem. Para isso, o aluno precisa se deslocar na data da avaliação até um polo presencial da instituição. Contudo, essa não é a única modalidade de avaliação.

Há também as atividades online, que não são tão fáceis assim quanto possam soar. Embora todas as questões possam ser resolvidas diretamente do computador, sem precisar sair de casa, o tempo para que a atividade seja concluída também é estabelecido. Além disso, os professores de cursos a distância também avaliam tarefas online, participação em fóruns, entre outros.

Horários

Os alunos da graduação EAD certamente contam com um benefício interessante: o de poder montar seus próprios horários. Cabe ao estudante escolher quando e de onde estudar, não ficando preso aos horários determinados pela instituição. É claro que essa é uma vantagem que também requer muita responsabilidade e foco, afinal, é preciso saber lidar com toda essa liberdade para conquistar bons resultados.

Aqueles alunos que trabalham, por exemplo, poderão estudar durante o tempo em que estiverem livres. Além disso, há o fato de que as aulas e materiais ficam disponíveis no ambiente online por toda a duração do curso, reforçando ainda mais a flexibilidade.

Nos cursos presenciais, por outro lado, não é o aluno quem faz seus próprios horários, mas sim a Instituição de Ensino. Ao fazer a matrícula a cada semestre, o estudante consegue visualizar as disciplinas que cursará, bem como todos os horários já estabelecidos. Sendo assim, é preciso ficar sempre de olho para não ficar em falta com a frequência — sobre a qual falaremos a seguir.

Frequência

Muitas pessoas podem ter a falsa impressão de que a frequência dos alunos na graduação EAD não é monitorada. Pelo contrário: é possível controlar os acessos de todas as atividades de um curso a distância. Os professores conseguem saber por quanto tempo cada estudante acessou determinado conteúdo, por quais páginas passou, quais aulas assistiu por completo, entre outros fatores. ​

Já nas aulas presenciais, a frequência é avaliada pela presença ou não do aluno em sala de aula. É importante ressaltar que existe um número limitado de faltas as quais o estudante pode ter por disciplina. Quando esse número é excedido, o professor pode até mesmo reprová-lo naquela matéria.

Custo-benefício

Na maioria das vezes, os valores da graduação EAD costumam ser bem mais em conta do que aqueles da modalidade presencial. Além disso, a economia aqui se estende aos outros custos necessários para quem estuda presencialmente.

Isso porque o aluno de uma graduação a distância não precisará gastar com o transporte diário até a instituição, uma vez que estudará em casa. Além disso, não será necessário custear alimentação, como almoço ou lanche na faculdade — o que faz toda a diferença no final do mês, não é verdade?

Sendo assim, é notório que o custo-benefício dos cursos EAD é um dos pontos fortes da modalidade. E o diploma? É o mesmo para as duas opções? Descubra no próximo item!

A validade do diploma é a mesma para as duas modalidades?

A resposta aqui é uma só: sim. Mesmo com a expansão dos cursos a distância, é comum encontrar uma ou outra pessoa que ainda tem dúvidas quanto a validade do diploma.

Saiba, no entanto, que ele carrega o mesmo peso e validade que um diploma de graduação presencial, sendo igualmente bem-visto pelo mercado de trabalho.

Inclusive, há recrutadores e profissionais de RH já capacitados para enxergar competências específicas aos candidatos que se formaram no ensino a distância. ​Sendo assim, a ideia equivocada de que os cursos EAD são menos valorizados é algo que já ficou no passado.

Pronto! Agora você já sabe qual a diferença entre presencial e EAD, tendo em mãos as principais características de cada uma das opções. Sendo assim, considere as informações do post para optar pela modalidade que mais se encaixa às suas necessidades.

E então, gostou do conteúdo de hoje? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe um comentário abaixo. Vamos adorar conversar com você!

 






Nossos Apps

Nossas Redes Sociais