Connect with us

Dicas de Estudos

Qual é o melhor curso EAD de graduação para prestar concursos posteriormente?

Em um cenário de crise econômica duradoura no Brasil, não seria nada ruim dar adeus à instabilidade profissional, não é mesmo? É por isso que cada vez mais pessoas sonham com uma aprovação em concurso público. Muitas, inclusive, já planejam isso antes mesmo de escolher a graduação que desejam fazer.

Assim, uma pergunta comum para os jovens que querem ingressar na faculdade tem sido: qual o melhor curso EAD de graduação para concursos? Esse é um questionamento muito útil. Afinal, ninguém quer correr o risco de escolher uma graduação e acabar frustrado com o mercado de trabalho depois de se formar.

Sendo assim, como escolher uma faculdade que seja interessante para você e que também garanta boas oportunidades? Neste post trouxemos as melhores opções. Aproveite!

Que graduações são as mais cotadas em concursos?

Administração

Os concursos procuram profissionais para atuar nos órgãos de administração pública. Portanto, esse curso não poderia estar de fora das principais opções. Há diversas vagas abertas frequentemente para administradores, seja nos municípios, no Estado ou na União. E os salários são bastante atrativos.

O curso de Administração, por si só, já oferece uma boa base de preparação para concursos. Isso porque o estudante tem contato com conhecimentos nas áreas de legislação, políticas públicas e matemática, por exemplo. Todas essas são disciplinas comumente cobradas nas provas, seja na área administrativa ou não.

Contabilidade

Quem se torna um contador já sai à frente na busca por emprego. Esses profissionais são muito buscados no mercado de trabalho, já que a atual legislação brasileira exige sua presença nas empresas, independentemente do tamanho delas. Assim, a contabilidade se torna uma opção vantajosa até para quem pretende trabalhar na iniciativa privada.

Para aqueles que sonham com a estabilidade do serviço público, as vantagens continuam. Os cargos para profissionais de Contabilidade são muitos e costumam pagar alguns dos melhores salários entre os concursos públicos. A organização contábil e a fiscalização ou controle financeiro são necessários nos mais diversos órgãos e instituições governamentais.

Pedagogia e licenciaturas

A educação é mais uma das áreas com concursos mais frequentes e com maior número de vagas. Basta pensar na quantidade de escolas e universidades existentes no país. A cada ano, o sistema educativo se expande e são necessários mais professores para receber os novos alunos.

Assim, essa é, sem dúvida, uma ótima opção para quem almeja a carreira pública. E uma boa notícia para as pessoas que se identificam mais com a área de humanas. O mundo dos concursos públicos é democrático e não se fecha apenas nos cursos de exatas. Você pode ter ótimos resultados fazendo Pedagogia ou licenciaturas, como Português ou História.

Quer mais benefícios? Pessoas formadas nesses cursos podem atuar em cargos municipais, estaduais ou federais. São vagas que vão desde o trabalho como professor de educação básica até a docência no ensino superior, incluindo também cargos da gestão — como coordenador pedagógico, diretor, supervisor escolar ou técnico educacional. O salário, claro, aumenta junto da complexidade da função.

Gestão Pública

Por fim, trazemos uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço: a graduação em Gestão Pública. Como o nome já mostra, esse é um curso voltado para a atuação em instituições governamentais. Assim, com certeza é uma ótima opção para quem está se perguntando sobre qual o melhor curso EAD de graduação para concursos.

O gestor público é capacitado para trabalhar em todas as esferas do poder executivo e realiza funções essenciais nos órgãos e instituições. Ele é o responsável por planejar, organizar e acompanhar projetos, diretrizes e políticas públicas, realizando também ações de avaliação.

Assim, esse profissional é especificamente formado para coordenar atividades no serviço público e pode ocupar cargos nas mais diversas secretarias e ministérios. Além disso, quem se forma nesse curso tem o privilégio de ter estudado matérias que caem em qualquer concurso. Dessa forma, também está preparado para conquistar vagas fora de sua área de formação.

Quais são as vantagens de cursar EAD?

Embora a Educação a Distância (EAD) já tenha conquistado muito reconhecimento, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a formação nessa modalidade. Por exemplo, será que ela tem o mesmo peso de um curso presencial? A resposta é sim! O diploma de uma graduação EAD é exatamente o mesmo daquele recebido nas faculdades presenciais.

Isso significa dizer que a validade dele é indiscutível, seja para que o profissional entre no mercado de trabalho ou utilize o diploma para prestar concursos públicos ou cursar uma pós-graduação. Basta se certificar de que a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por fiscalizar o ensino superior no Brasil.

Diante disso, o ensino EAD se apresenta como uma opção bastante vantajosa para estudantes do país inteiro. Nele, há a possibilidade de cursar a faculdade no seu próprio ritmo, conciliando mais facilmente os estudos com outras atividades da sua vida, como o trabalho ou os cuidados com a família.

Além disso, fazer uma faculdade a distância é mais viável para quem mora distante dos grandes centros. Também proporciona muita economia, já que os cursos costumam ser mais baratos e não existirão gastos com deslocamento ou alimentação fora de casa. Isso tudo sem perder a qualidade — o aluno EAD precisa se dedicar aos estudos como qualquer outro.

Depois de ler este post, você finalmente pode responder à pergunta: qual o melhor curso EAD de graduação para concursos? Como vimos, não existe apenas uma opção, mas diversas alternativas muito boas. Assim, você pode escolher de acordo com os seus interesses e expectativas futuras.

E então, nossas dicas ajudaram você? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e inspirar seus amigos na escolha profissional?

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD