Tutores em EAD: entenda a importância no processo de aprendizado

  • 13/jul/2018

Tutores em EAD: entenda a importância no processo de aprendizado

A popularização da Educação a Distância (EAD) promoveu uma série de mudanças na dinâmica do ensino. Aos educadores, coube a missão de reinventar, de modo mais dinâmico, o modo de lecionar e transmitir o conteúdo. Já os alunos, embora contem com uma série de vantagens (flexibilidade, possibilidade de estudar quando e de onde quiser, entre outras), precisam manter o nível de engajamento com o curso. E é aí que entram os tutores em EAD.

Você já sabe o que são e o que fazem esses profissionais? Entende por que são tão importantes para o processo de Educação a Distância? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe!

O que são tutores em EAD?

Os tutores em EAD são os profissionais responsáveis por transmitir o conteúdo dos cursos online de modo atraente e com a devida qualidade para os alunos, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, atuam como mediadores e intérpretes pedagógicos, estando sempre ao lado dos estudantes e tirando as suas dúvidas.

A eles também cabem as funções de motivar e engajar, já que participam diretamente do processo de aprendizagem de cada estudante, identificando suas dificuldades e trabalhando justamente em cima delas.

Dessa forma, quando prestam uma tutoria em EAD, eles garantem que seja construída uma relação contínua com cada aluno em específico, atendendo-os da melhor maneira possível.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre a diferença entre tutor e professor, não é mesmo? Bom, é possível afirmar que os tutores são professores. Para ser tutor é exigido:

  • contar com uma formação de nível superior;

  • ter experiência mínima de um ano de magistério no ensino básico ou superior ou;

  • estar cursando/já ter concluído algum programa de pós-graduação.

Além disso, eles precisam manter a fluência quanto aos recursos tecnológicos para auxiliar o aprendizado do aluno no ambiente virtual — inclusive, auxiliando aqueles estudantes que possam vir a ter dificuldades.

Qual é o papel dos tutores em EAD?

Os tutores em EAD prestam tutoria a distância, por isso, precisam estar sempre aptos a promover as capacidades de seus alunos, indicando a eles os melhores caminhos a serem seguidos ao longo do processo de aprendizagem.

Para isso, é necessário destacar que eles devem ser capazes não só de utilizar as novas tecnologias, tão presentes na EAD, quanto de elaborar diferentes estilos de transmitir o conhecimento, visando ao aumento do interesse, da motivação e do engajamento dos estudantes.

Outro papel essencial dos tutores em EAD é garantir aos alunos um ambiente estimulante de aprendizado. Afinal, com todas as inovações promovidas pela Educação a Distância, é preciso ter a certeza de que o curso é encarado de forma dinâmica e de que o aluno não está apenas acompanhando tudo de modo automático, sem solucionar as suas dúvidas e nem se engajar com o conteúdo.

Além disso, o tutor deve ser capaz de estimular a participação dos alunos em debates feitos em fóruns e a interação e cooperação entre os participantes de cada curso.

Dessa forma, é promovido o conceito de aprendizagem colaborativa, por meio do qual os alunos podem não só contar com a ajuda dos tutores em EAD, mas também se ajudar e construir conhecimentos de modo coletivo.

Por que os tutores são tão importantes?

Como já mencionamos, o sistema educacional, com a ascensão do ensino a distância, vem passando por diversas transformações — e a tendência é que essa reforma seja contínua, exigindo dos professores uma atualização constante. Isso porque a EAD surge como um mundo de possibilidades, aberta para novos conceitos e ideias pedagógicas.

Mas o que isso tem a ver com a importância do tutor? A resposta é simples: tudo. A EAD deixa os alunos cada vez mais independentes, e isso é um fato. Contudo, cabe aos educadores assegurar que o aprendizado está ocorrendo da melhor forma possível, garantindo a interatividade entre curso e aluno.

O material do curso é acessado pelos estudantes por meio da plataforma, contudo, cabe aos tutores estimular o desejo desses alunos em aprender e ir além do que é proposto, articulando os conteúdos disponíveis com os interesses, necessidades e questões do cotidiano de cada um.

Dessa forma, de um modo geral, os tutores em EAD são importantes, pois:

  • geram atendimento ao aluno em consultas tanto individualizadas quanto em grupo, em meios diversos, ouvindo tudo o que ele tem a dizer;

  • preocupam-se com a importância do processo educacional centrado no aluno;

  • oferecem feedbacks aos estudantes;

  • despertam o caráter autônomo dos alunos;

  • desenvolvem a capacidade dos estudantes quanto à resolução de problemas;

  • possuem capacidade de inovação;

  • possuem uma concepção bastante clara de aprendizagem;

  • facilitam a construção de conhecimentos.

  • adaptam-se ao ritmo determinado por cada aluno dentro dos seus parâmetros;

  • estabelecem relações empáticas com os alunos.

Todas as Instituições de Ensino contam com tutores em EAD?

Os tutores em EAD, como você pode perceber, são de extrema importância para os alunos da modalidade a distância em termos pedagógicos, portanto, podem ser considerados recursos fundamentais para o sucesso de um curso e até mesmo de uma instituição que conta com esses profissionais.

Contudo, é preciso afirmar que nem todas as faculdades e universidades já prestam a devida atenção a essa questão. Contando com tutores, a instituição está também valorizando os seus alunos, que aprenderão de forma mais eficiente e, consequentemente, apresentarão melhores desempenhos.

Sendo assim, antes de ingressar em um curso a distância, é interessante que os alunos optem por uma faculdade que ofereça tutoriais. Esse é certamente um diferencial que deve ser levado em conta.

A Faculdade Unyleya, por exemplo, garante que todos os seus estudantes EAD recebam a atenção necessária nesse sentido, contando com tutores qualificados para deixar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.

Pronto! Agora você já entende o que são os tutores em EAD e conhece o papel fundamental desses profissionais quanto ao bom funcionamento do ensino a distância. Sendo assim, para garantir a melhor experiência em seu curso, não deixe de optar por uma Instituição de Ensino que ofereça tutores aos alunos.

Uma dessas instituições, como já dissemos, é a Faculdade Unyleya. Quer conhecer ainda mais sobre esse diferencial? Então entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas. Vamos adorar conversar com você!

 






Nossos Apps

Nossas Redes Sociais