7 aplicativos de estudo que todo universitário deveria usar

  • 17/maio/2017

7 aplicativos de estudo que todo universitário deveria usar

Se você anda tendo dificuldades para estudar, saiba que não está sozinho nessa. Mas, a boa notícia é que a internet está recheada de soluções e existem muitos aplicativos de estudo, que auxiliam em um bom planejamento de estudos, além de ajudar a aumentar a sua produtividade.

É muito provável que você seja aconselhado a evitar distrações, o que, realmente, é um ponto importante para manter-se focado nos estudos. No entanto, os smartphones podem ser utilizados como uma ferramenta de aprendizado!

Quer saber como conciliar tecnologia e educação e potencializar seus estudos de uma maneira inovadora? Nesse post você conhecerá 7 aplicativos de estudo que deixarão a aprendizagem muito mais dinâmica!

1. Duolingo

Aprender línguas estrangeiras é fundamental, tanto para quem ainda vai prestar o vestibular, quanto para os que já são universitários. Isso porque as provas para ingressar em um curso superior, como o ENEM, exigem que você comprove sua competência em Inglês ou em Espanhol. Já na universidade, você precisará ter conhecimento de, ao menos, uma língua estrangeira se quiser se destacar no mercado de trabalho.

O Duolingo é um dos aplicativos mais populares para a aprendizagem de idiomas. Então, se você precisa de ajuda para fazer uma prova de Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês, é só baixá-lo e começar a praticar.

Dividido em diferentes módulos contendo exercícios de pronúncia, escrita, escuta e tradução, seguindo níveis de dificuldade, o Duolingo é um aplicativo grátis para iOS, Android e Windows Phone, que incita uma forma mais fluida de estudar outras línguas.

2. Formulando

Memorizar fórmulas é o pesadelo de muitos estudantes. Mas este aplicativo gratuito para iOS e Android vai deixar tudo mais simples para você.

Tanto Matemática quanto Física e Química são disciplinas que utilizam fórmulas, e todos esses números e letras podem lhe deixar confuso. Pensando nisso, o Formulando funciona como um quiz e ajuda na memorização de como aplicar cada equação em sua matéria correspondente.

Além disso, o aplicativo instiga a cooperação e a competitividade a partir da gamificação. Ele aborda questões como potências, progressões, cinemática e eletrodinâmica. Você pode optar por fazer um simulado e testar suas habilidades ou responder questões de áreas específicas, as quais são desbloqueadas, à medida que você compartilha o app com seus amigos.

3. Pomodoro Challenge

Já ouviu falar sobre a Técnica Pomodoro? É um método de gestão de tempo muito usada na educação para aumentar o foco e a produtividade, tornando o estudo muito mais eficiente. Afinal, qualquer que seja o seu objetivo, o seu avanço dependerá de como você organiza as tarefas da sua rotina e dita o ritmo de sua aprendizagem.

O aplicativo é baseado nessa técnica e vai lhe auxiliar a administrar o seu tempo. Ele analisará a sua produtividade, identificará os dias da semana em que você é mais produtivo e possibilitará, então, a criação de um feedback sobre o seu rendimento ao longo do tempo.

Ainda, o aplicativo conta com mensagens motivadoras para não deixar nenhum estudante desanimar e se orgulhar do seu progresso nos estudos. Pomodoro Challenge está disponível gratuitamente para Android e pode ser encontrado no Google Play.

4. Evernote

Este aplicativo, disponível para Android, Windows Phone e iOS, tem como objetivo o armazenamento na nuvem e a organização de arquivos, facilitando muito a busca e o compartilhamento de imagens, documentos e artigos que sejam do seu interesse. O Evernote é um ótimo instrumento de estudo.

Os universitários podem usá-lo para tirar fotos das anotações do professor no quadro, criar cadernos para cada disciplina, inserir anotações utilizando etiquetas e fazer listas de tarefas que o professor tenha passado em sala de aula. Além disso, ele pode ser útil para classificar as notas de cada disciplina, armazenar slides e PDFs enviados pelos professores, criar lembretes para provas, e é possível acessar, tudo isso, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Enquanto isso, os vestibulandos podem fazer uso do aplicativo para criar um caderno específico para o vestibular e reunir todas as informações necessárias relacionadas às provas, salvar data, horário, local, documentos necessários e mapa de como chegar, por exemplo. Isso se torna ainda mais importante, caso o estudante vá prestar mais de um vestibular, pois são muitos os detalhes que podem gerar alguma confusão.

5. Geekie Games

Este aplicativo é habilitado pelo MEC. Seu objetivo principal é a adequação do método de ensino às necessidades do estudante, e não o contrário, oferecendo um plano de estudos personalizado para cada um.

O Geekie Games disponibiliza, de forma gratuita, simulados preparatórios para o vestibular. A partir da sua nota, o aplicativo vai direcionar seus estudos para as áreas em que você apresentou maior dificuldade e mostrará quais assuntos específicos você precisa se dedicar mais. Assim, você pode assistir às videoaulas e fazer exercícios complementares para melhorar seus pontos fracos.

O aplicativo registra cada passo do estudante e ajusta as atividades conforme ele avança no estudo. Ademais, os simulados vão além dos textos e apresentam imagens, vídeos e trabalham a interdisciplinaridade.

6. Me Salva!

Outro aplicativo que também oferece um cronograma de estudos sob medida para os estudantes e está disponível na Playstore é o Me Salva!

Por meio da análise do seu perfil, ele mostra o que deve ser estudado, acompanha a sua trajetória e proporciona maior segurança para a conquista de objetivos acadêmicos.

Seja você um universitário ou um vestibulando, as videoaulas interativas do Me Salva! serão de bastante utilidade, pois elas incluem conteúdos do Ensino Superior, assim como as disciplinas que caem no ENEM e em outras provas do vestibular.

7. GoConqr

Este aplicativo é gratuito e disponível para iOS e Android. O GoConqr apresenta uma proposta de criar uma biblioteca multimídia, a partir do compartilhamento de conteúdos, sobre diversas áreas do conhecimento.

Ele oferece, também, ferramentas que aceleram o processo da aprendizagem, como slides, flashcards, mapas mentais e notas, além de disponibilizar grupos de estudo com o intuito de promover debates entre estudantes do mundo todo. E ainda não acabou! O GoConqr permite que você se conecte pelas redes sociais para analisar o seu desempenho por meio de quizzes.

Ele é um aplicativo de estudos que conta com funcionalidades que podem ser adaptadas ao seu estilo de aprendizagem. É possível inserir imagens, links, áudio e vídeos às suas notas e personalizá-las de maneira criativa, deixando o estudo bem mais leve.

E então, o que achou da nossa lista de aplicativos de estudo? Sabia que os alunos da Unyleya contam com um app exclusivo? Para saber mais, basta entrar em contato com a gente!