Connect with us

Insights Confiáveis

9 motivos que comprovam que a faculdade a distância vale a pena!

Flexibilidade, liberdade e acessibilidade. Poderíamos definir a essência da Educação a Distância (EAD) em torno dessas 3 palavras, que minam as dúvidas de quem ainda se questiona se fazer faculdade a distância vale a pena.

Liberdade para escolher entre uma gama diversificada dos melhores cursos; flexibilidade para encaixar uma experiência de qualificação na sua rotina de vida e para definir seu próprio cronograma e ritmo de estudos; acessibilidade de preços a todos os cantos do Brasil.

Não parece bastante atrativo? Então, que tal conhecer essas e outras vantagens da EAD, além de alguns conselhos práticos sobre como escolher com segurança uma faculdade a distância? Acompanhe o post e descubra!

Quais são as vantagens de cursar uma faculdade a distância?

1. Flexibilidade

Como você já sabe, a flexibilidade é a primeira vantagem a saltar aos olhos de quem escolhe a EAD. Ela confere ao aluno muito mais controle e autonomia sobre sua própria formação, com toda uma rede de suporte preparada para atendê-lo (tutores, monitores e ferramentas tecnológicas que disponibilizam efetivos canais de comunicação).

Não é preciso se deslocar para assistir às aulas, nem estudar em um turno incompatível com sua realidade de vida — como muita gente faz em cursos presenciais à noite, por exemplo, quando o cansaço já tomou conta e o rendimento tem mais chances de ser baixo.

Na EAD, as individualidades e diversidade de perfis de alunos são respeitadas: você vive uma experiência de aprendizado totalmente sua!

Prefere estudar logo de manhã, antes de ir para o trabalho? Funciona melhor de madrugada? Chega em casa do trabalho e ainda tem um monte de coisas para fazer antes de se dedicar aos estudos?

Deixe para estudar quando a sua produtividade é mais alta! Ao contrário de um curso presencial — que tem horários rígidos —, é possível fazer suas tarefas quando for mais conveniente para você.

2. Aprendizado a qualquer hora e à sua maneira

Um dos maiores problemas da sala de aula tradicional é que não temos um botão de pause para aqueles momentos em que precisamos nos ausentar ou rever determinado conceito. Quando você opta pela faculdade a distância, isso é possível!

Quem nunca se viu na situação de estar sentado na cadeira, preso numa aula interminável, cansado, com fome ou maldisposto, e não poder sair? Responda: por estar lá, fisicamente presente, depois de horas a fio, você sente que aprendeu mais?

Na EAD, como na leitura de um livro, caso o capítulo anterior não tenha ficado claro ou você precise refrescá-lo na memória, você pode parar e revisitá-lo até estar preparado para avançar. Precisa voltar a uma referência ou checar suas anotações? Volte quando estiver pronto para prosseguir.

Enfim, com os conteúdos disponíveis na plataforma para leitura a qualquer hora, você tem condições de parar, fazer um lanche, tomar um ar, enfim, interromper quando for necessário, e assim tornar sua experiência de fato produtiva — além de mais prazerosa!

3. Ferramentas para tirar dúvidas

Tudo bem que a possibilidade de interromper seu estudo ou leitura a qualquer momento e rever o conteúdo é uma mão na roda, mas, e naqueles momentos em que só mesmo o professor para elucidar uma questão?

Não pense que a falta da presença física será um problema. Numa faculdade a distância, você tem a chance de tirar suas dúvidas assim que elas aparecerem, enviando uma mensagem para seu tutor ou monitor.

Eles estarão prontamente disponíveis para responder às suas perguntas, dar dicas, orientar e acompanhar seu desenvolvimento ao longo do curso, e não apenas para corrigir provas e exercícios.

4. Custo-benefício

Cursos a distância são também mais vantajosos em matéria de custo-benefício que os presenciais, e não é difícil entender o porquê disso.

Como as instituições de EAD têm uma estrutura mais enxuta, isto é, têm menos gastos com infraestrutura física e outras necessidades típicas dos cursos presenciais, essa economia é repassada para os alunos, que podem adquirir um título universitário por uma fatia do preço encontrado nas faculdades particulares tradicionais.

Sem contar que os alunos também não gastam tanto no dia a dia com transporte, alimentação fora de casa ou cópias dos materiais necessários para a aprendizagem — afinal, basta ter um dispositivo com acesso a internet para encontrar tudo o que você precisa na plataforma virtual.

5. Habilidades que o mercado de trabalho procura

O mercado de trabalho dá preferência a candidatos que têm um grande senso de responsabilidade e conseguem se virar sozinhos. E a EAD vai formar você para a autonomia e a liderança, pois nela o seu desenvolvimento também é confiado a você.

Tal situação tende a ser o contrário do que comumente acontece no ensino presencial, em que o aluno pode ser pouco estimulado a exercer sua condição de protagonista. Não há dúvidas de que a flexibilidade traz consigo maiores responsabilidades.

Isso fica claro nos termos do que Paulo Freire chamava de educação bancária, em que o conhecimento é apenas depositado na conta do aluno, sem que ele seja chamado a ser parte ativa no processo.

Fazer seus próprios horários e estudar à sua própria maneira não significa apenas ter uma rotina mais flexível, mas também desenvolver habilidades que seus concorrentes poderão ser menos incentivados a exercitar, como planejamento, motivação pessoal, comunicação e organização, entre muitas outras.

6. Qualidade de vida

Outro fator que torna a EAD uma opção de ouro é a qualidade de vida que ela possibilita ao aluno. Em uma sociedade na qual a esmagadora maioria das pessoas precisa dar conta de tantos afazeres, é exaustivo se locomover de um lugar para o outro apenas para assistir às aulas e ter acesso aos materiais que a tecnologia pode levar até você!

Vamos considerar que você gaste cerca de duas horas para ir e voltar do trabalho todos os dias e mais uma hora para chegar até a faculdade. Na EAD, você economizaria essa uma hora preciosa e, dependendo do seu meio de transporte, poderia aproveitar as outras duas no caminho, adiantando alguma leitura ou fazendo um exercício.

Talvez você não acredite, mas na Educação a Distância você não só terá tempo para estudar e trabalhar, mas também para investir no seu lazer, curtir a família e os amigos.

Quem disse que tempo livre é um luxo para poucos? Na EAD, o tempo não é só a ferramenta de construção do seu futuro, mas também do seu bem-estar no presente!

7. Diploma idêntico ao dos cursos presenciais

Você pode estar se perguntando: se fazer faculdade a distância é algo tão vantajoso, por que algumas pessoas ainda insistem nos cursos presenciais? É que muita gente não sabe que a graduação EAD tem a mesma validade que a desses cursos.

Um dos principais receios de quem escolhe fazer um curso a distância está em não saber se seu diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação e terá paridade com o diploma de um curso presencial.

No entanto, o diploma EAD tem o mesmo valor do que o obtido em um curso presencial, desde que, é claro, a Instituição de Ensino escolhida tenha o selo do MEC. Para saber se é o caso da faculdade a distância escolhida, é muito simples: basta consultar o e-MEC e procurá-la.

No site, você pode conferir também as credenciais de qualidade e outras informações necessárias antes da sua decisão, como o tipo de organização acadêmica (faculdade, centro universitário ou universidade) e sua categoria administrativa. Vale fazer a consulta!

8. Otimização do seu tempo

Para muitas pessoas, o tempo economizado no trânsito pode significar algumas horas de descanso a mais no sofá ou aquele momento de relaxar e assistir a sua série favorita — e não há nada de errado nisso.

Como foi dito, cada um tem um estilo de vida e prioridades para o seu bem-estar, seja fazer um esporte, sair com os amigos ou qualquer coisa parecida. Acontece que para várias outras pessoas a EAD garante a chance de otimizar o (pouco) tempo disponível.

Trabalhar, conviver com a família, levar o filho para a escola, praticar alguma atividade física, cuidar da casa etc. — são tantos compromissos que, muitas vezes, até alguns minutos de sobra fazem a diferença para conciliar tudo.

9. Diversidade de cursos

Se você não mora em uma capital ou em uma grande cidade que ofereça mais oportunidades, provavelmente já passou pela experiência de querer fazer alguma coisa que não está disponível na sua região.

Quem é do interior sabe que o acesso ao shopping, cinema, teatro, shows, entre outras opções nem sempre é tão fácil. Da mesma forma, o curso na sua área de interesse também pode ser uma realidade distante.

Então, muitas pessoas acabam se mudando para conseguir realizar esse desejo. Existem, ainda, aquelas que não têm essa chance e são obrigadas a mudar de área, correndo o risco até de ficarem frustradas por não trabalhar com aquilo que amam.

Diante disso, outra grande vantagem da EAD é poder contar com a diversidade de cursos em todas as áreas do conhecimento. Isso permite que cada aluno consiga se dedicar ao que realmente gosta sem grandes dificuldades.

Agora que você já conhece algumas vantagens e sabe por que a faculdade a distância vale a pena, está na hora de escolher uma Instituição para começar os estudos com a praticidade e liberdade dessa modalidade.

Isso não é uma tarefa fácil, mas temos algumas dicas para facilitar esse processo e garantir a escolha certa. Confira!

O que avaliar ao escolher uma faculdade a distância com segurança?

Nessa hora, é muito importante pesquisar bem e ter a garantia de que está fazendo uma boa escolha; isso porque estamos falando da sua educação e carreira, assunto que deve ser levado a sério e bem pensado.

Por isso, é preciso muito cuidado e atenção, além de verificar alguns pontos importantes da Instituição que está oferecendo o curso a distância.

A seguir, separamos alguns pontos que devem ser observados na faculdade a distância para fazer a escolha sem preocupação:

1. Credenciamento no MEC

Como dito, para que o diploma de um curso a distância tenha validade, ele deverá ter o selo do MEC. Então, o primeiro passo é observar se o curso ofertado e que você deseja cursar está autorizado pelo órgão.

Outro ponto crucial é ter o credenciamento do MEC para oferecer a modalidade de cursos a distância. Para isso, a Instituição deve apresentar vários documentos comprovando sua capacidade e atendimento à todas as normas exigidas.

Ela também deve fazer o processo de recredenciamento regularmente, para demonstrar que se mantém atualizada pelas normas legais e do MEC, garantindo a manutenção da qualidade do ensino ofertado.

Toda essa situação pode ser pesquisada pela internet. Também é importante verificar as entidades de classe — quando for o caso — como a OAB, CRM, CRP etc., para saber se o diploma da Instituição é aceito na hora de conseguir a inscrição nos órgãos.

2. Autorização de funcionamento

Por sua vez, o MEC também tem um prazo para autorizar a Instituição a emitir diplomas referentes a novos cursos. Então, alguns cursos podem estar cadastrados no órgão e outros não, dependendo de cada caso, de quando foi feito o credenciamento etc.

Logo, é fundamental que o interessado, além de verificar a situação da instituição, certifique-se de que o curso desejado também esteja inscrito. Caso contrário, ele será considerado apenas um “curso livre”, sem oferecer grau a quem o concluiu até que o MEC o reconheça.

Dessa forma, mesmo que o curso seja reconhecido pelo MEC depois de um tempo, aqueles que se formaram antes da data de credenciamento não colarão grau. Novamente, pode-se conseguir essas informações pelo site do MEC ou por meio da Associação Brasileira de Ensino a Distância.

3. Localização do polo presencial

Apesar de uma das vantagens da Educação a Distância ser a praticidade de fazer aulas, atividades e provas em qualquer horário ou local, desde que haja conexão com a internet, é importante pesquisar sobre o polo presencial da Instituição.

Isso é relevante porque o MEC exige que devem ser incluídas provas presenciais e defesa presencial individual de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso. Sendo assim, sempre verifique se há essa determinação pelo curso — caso não haja, desconfie.

Após feita essa verificação, veja como o procedimento acontecerá, em qual local fica o polo presencial, como é feita a prova e as outras atividades exigidas. Confira também se é de fácil acesso, e, se possível, compareça ao local pessoalmente para analisar a estrutura oferecida.

Com essas informações, você ficará mais seguro ao iniciar uma faculdade a distância, pois saberá que uma das exigências do MEC está sendo atendida, e poderá contar com uma boa estrutura para as atividades presenciais.

4. Reputação da instituição

Esse é um cuidado que você deve ter não só com cursos a distância, mas também com os presenciais. É imprescindível pesquisar a reputação e o histórico da Instituição de Ensino que você está pensando em cursar.

É possível fazer isso perguntando sobre a faculdade para alunos e ex-alunos, o que eles acham das aulas, dos professores, da infraestrutura, do espaço virtual oferecido, de como se comporta a conexão no momento de assistir às aulas e enviar trabalhos e provas etc.

Na modalidade a distância pode ficar mais complicado achar pessoas próximas ou mesmo da cidade que tenham alguma experiência com a faculdade, mas utilizando as redes sociais essa tarefa fica mais simples.

Procure por grupos online, reclamações em comentários e em sites especializados. Assim, você poderá descobrir eventuais problemas de outros alunos e analisar como a Instituição lida com essas situações.

Também é possível entrar em contato diretamente com o MEC, seja pelo serviço de atendimento pelo telefone ou mesmo enviando um e-mail questionando se há muitas reclamações de alunos sobre a faculdade desejada.

5. Qualidade dos profissionais e professores

Outra questão fundamental a se observar em uma faculdade a distância é a capacitação dos professores e demais profissionais, já que a qualidade dos cursos depende deles em grande proporção.

Nesse caso, uma dica é procurar instituições com professores que tenham especialização, mestrado ou doutorado na área. Outro ponto é verificar a experiência deles em sala de aula e saber se já trabalharam com EAD, pois a dinâmica e forma de ensino pode variar de uma modalidade para outra, sendo necessário que o profissional saiba lidar com cada uma delas.

Os cursos de Educação a Distância também possuem tutores, que auxiliam os alunos nas atividades, respondem dúvidas, comentam os trabalhos, corrigem algumas avaliações, ajudam a planejar os trabalhos, entre outras diversas tarefas.

O papel desses profissionais é muito importante, já que eles são o principal meio de comunicação e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Portanto, a qualidade desses profissionais e a sua certificação também deve contar como ponto positivo.

6. Formas de ingresso

Uma boa faculdade de EAD deve se preocupar em manter a excelência, mas facilitando a vida dos seus alunos — afinal, esse é um dos grandes benefícios e razões de ser dessa modalidade.

Por essa razão, as formas de ingresso também precisam ser facilitadas e diversificadas. Isso significa que devem existir outras maneiras de ingressar nos cursos além do tradicional vestibular. Para citar alguns exemplos temos a transferência, o vestibular agendado ou, ainda, por meio da pontuação adquirida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O cadastro em programas do governo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), é mais uma facilidade que costuma atrair estudantes.

7. Duração do curso

Por fim, não deixe de ponderar sobre a duração do seu curso de interesse. Há muitas ofertas por aí de cursos rápidos que conferem apenas uma certificação para o aluno, o que é muito diferente de um diploma reconhecido pelo MEC e válido em todo território nacional.

Se a sua intenção é contar com a EAD para fazer uma graduação ou uma pós, saiba que isso não é possível em apenas 2 ou 3 meses. Normalmente, um curso de ensino superior leva de 2 a 4 anos, enquanto os programas de pós-graduação a distância costumam durar a partir de 9 meses.

Seguindo esses passos, você conseguirá garantir a qualidade da Instituição de Ensino superior que você escolheu para cursar sua área de interesse e começar a construir sua carreira!

E aí, você não acha que a faculdade a distância vale a pena? Depois de conhecer tantas vantagens, o que está esperando para se tornar um aluno EADEntre em contato conosco e conheça nossos cursos!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3.9/5 - (36 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD