Como conseguir tempo para estudar? Veja 6 truques infalíveis

  • 11/abr/2017

Como conseguir tempo para estudar? Veja 6 truques infalíveis

Muitos de nós queríamos ter tempo para estudar, mas em meio as obrigações da vida cotidiana acabamos deixando de lado nossas aspirações acadêmicas. E, mesmo quem decide dar continuidade a seus estudos, às vezes se vê perdido e tentado a desistir quando as tarefas se acumulam.

Como conseguir tempo para estudar sem deixar de lado outros aspectos importantes, como sua vida pessoal e profissional? Com organização, e algumas dicas de gerenciamento de tempo, você descobrirá que é possível continuar se aperfeiçoando. Aprenda a aproveitar cada segundo do seu dia com estes 6 truques!

1. Antes de tudo, descubra o que você tem que fazer

A primeira etapa para um gerenciamento eficiente do seu tempo envolve descobrir absolutamente tudo que você tem que fazer. Pode parecer óbvio, mas a maioria dos alunos tende a deixar as tarefas importantes para o último momento, o que pode afetar a qualidade de suas entregas e suas notas em geral.

Se você sonha que a falta de tempo para estudar seja uma coisa do passado, é preciso se organizar. Descubra todos os prazos das suas atividades e faça com eles uma lista. Nela, contemple também os turnos em que você trabalha e os compromissos sociais inadiáveis.

Saber exatamente o que você tem que fazer (e quando) é fundamental para elencar as suas prioridades e encontrar brechas para estudar.

2. Organize seus compromissos em uma agenda

Para que seus novos hábitos de estudo funcionem, organização será fundamental. Você deve encontrar a ferramenta que funciona melhor para você, seja ela um calendário, agenda ou planner virtual, e incluir nela sua lista de prioridades. Além de levar em consideração o prazo de seus compromissos, como já discutimos no item anterior, considere também os momentos em que você estará mais alerta e se planeje ao redor deles.

Certifique-se de encontrar tempo para sua vida pessoal, mas também de dormir o suficiente. A maioria de nós precisa de algo entre 7 e 9 horas de sono para permanecer focado e alerta durante os períodos de estudo.

3. Faça um registro de seus hábitos a fim de encontrar tempo para estudar

Se você quer mesmo identificar os melhores momentos para estudar em sua rotina, procure passar algum tempo analisando como você estrutura seus dias. Como é sua rotina matinal? Quanto tempo você costuma gastar com entretenimento?

Nessa fase você não estará questionando a utilidade de nenhuma dessas atividades, apenas descobrindo como elas funcionam e tentando entender como gasta seu tempo atualmente. Você pode se surpreender com a quantidade de horas que passa na frente da televisão ou conversando com amigos. Imagine dedicar pelo menos metade disso aos seus estudos?

Mudar sua rotina será difícil, mas existem inúmeras janelas de oportunidade de que você nem se dá conta. Se distrações são um risco que você não quer correr, aplicativos como o RescueTime podem ajudar. Ele bloqueia as redes sociais em seus dispositivos, e libera muito tempo no seu dia a dia.

4. Analise sua rotina e melhore o uso do seu tempo

Depois de detalhar sua agenda diária, analise padrões específicos. Algumas atividades podem ser agrupadas em categorias, como higiene, trabalho e entretenimento. Ao agrupá-las dessa forma você conseguirá entender melhor a quantidade de tempo que gasta em cada área da sua vida.

Algumas dessas atividades precisam de sua dedicação total, como tomar banho e dormir. Outras, entretanto, podem ser combinadas com o estudo. Se você passa quarenta minutos todos os dias se locomovendo para o trabalho por que não usar o tempo gasto no ônibus assistindo uma videoaula ou lendo um capítulo de seu livro didático? Para quem dirige, utilize áudios de aulas durante o percurso.

Quem opta por um curso a distância tem ainda mais incentivos para fazer valer seu tempo livre. Como o andamento destes cursos depende apenas do aluno, é imprescindível que ele faça o melhor uso possível de seu tempo.

Será útil nessas horas refletir sobre seu humor e nível de energia ao longo de cada uma das atividades cotidianas. Quando você se encontra mais produtivo e eficaz? Esses momentos podem potencializar a produtividade de suas sessões de estudos.

5. Elimine tarefas desnecessárias e as substitua por atividades úteis

Mudar nossos hábitos é algo difícil, por isso, comece a transformar sua programação pouco a pouco. Olhe para áreas em que você tende a gastar muito tempo e faça cortes ali.

Se você tem uma tendência a perder muitas horas assistindo TV ou nas redes sociais, por exemplo, eis um bom lugar para começar. Não é necessário eliminar essas atividades inteiramente, mas reduzir seu tempo vai liberar sua agenda para outras atividades úteis.

Troque aquela visita às redes sociais que você faz na hora do almoço, por um encontro virtual com seus colegas de classe. Nesse chat vocês podem tirar dúvidas uns dos outros e debater as principais tarefas da faculdade. Pode parecer uma pequena mudança, mas as habilidades que serão desenvolvidas com ajuda desse novo hábito farão toda a diferença no seu sucesso.

6. Teste e faça ajustes regulares em sua nova rotina

Rotinas são úteis e é importante tentar ater-se a elas, mas você não deve ver estes novos hábitos como algo permanente. Faça testes em sua eficácia e determine o que funciona ou não. A fim de evitar mais ajustes que o necessário, aguarde um mês ou dois para ver os resultados.

Após esse período será possível avaliar sua nova rotina e ajustá-la conforme o necessário. Isso acontece porque levamos cerca de dois meses para formar um novo hábito. Se estiver enfrentando muitos desafios no início, lembre-se que um tempo de adaptação é normal.

O ritmo de estudos de cada aluno será diferente, mas encontrar tempo na rotina para encarar os livros é possível, independentemente do quão atarefada sua vida é. Descubra quantas atividades existem em seu semestre, organize-as numa agenda, analise seus hábitos, modifique sua rotina para incluir aulas e leituras e substitua tarefas redundantes ou pouco proveitosas por sessões de estudos. Seguindo esses truques infalíveis será muito difícil não encontrar tempo para estudar.

Gostou dessas dicas para conseguir tempo para estudar? Então aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos!