Connect with us

Dicas de Estudos

Como ter disciplina para estudar em casa?

Uma das maiores vantagens trazidas pela tecnologia foi a possibilidade de poder estudar e se aprimorar profissionalmente sem sequer precisar sair de casa. A educação a distância (EAD) permite que qualquer pessoa faça o ensino superior, pós-graduação e diversos outros cursos no conforto do próprio lar.

Apesar de ser uma excelente opção para quem deseja poupar tempo e ainda ter um ensino de qualidade, existem alguns empecilhos que podem atrapalhar sua concentração nos estudos, como a desorganização, distrações e a falta de motivação. Para obter bons resultados, você aprender a lidar com tudo isso.

Se você deseja descobrir como ter disciplina para estudar em casa, separamos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo. Confira!

Determine horários fixos

Ao fazer um curso online, você geralmente tem a possibilidade de acessar as aulas e os materiais disponibilizados quando e onde quiser. Dá para estudar de dia ou de noite, na sala, no quarto ou na cozinha. Enfim, em qualquer horário ou lugar.

Em um primeiro momento, isso parece uma maravilha: finalmente você se vê livre daqueles horários fixos da escola e do trabalho e tem a liberdade de estudar na hora que quiser!

O problema é que essa liberdade acaba sendo prejudicial se não for bem aproveitada. Sabe aquele famoso desânimo que nos faz pensar “vou deixar isso para mais tarde”? Uma vez que caímos nessa armadilha, fica difícil sair dela. A procrastinação começa a nos dominar e, com o tempo, os estudos vão ficando de lado e se acumulando.

Para evitar que isso aconteça, é preciso criar horários fixos de estudo, ainda que você esteja dentro de casa. As escolas e o trabalho possuem horários fixos justamente porque exigem disciplina. Ao impor a obrigação de estudar em um determinado momento do dia, você não vai mais perder tempo e deixar as matérias se acumularem.

Estudar em casa deve se tornar um hábito. Você não pode simplesmente estudar “quando quiser”. É preciso se organizar para obter bons rendimentos.

Evite distrações

Outro grande problema comum a quem estuda em casa é a quantidade de elementos capazes de tirar sua concentração. É a televisão ligada na sala, o WhatsApp apitando no celular, seus parentes puxando conversa, entre muitas outras coisas.

Se o estudo for interrompido a cada minuto por algum tipo de distração, você terá um baixo desempenho no aprendizado. A cada vez que você se desconcentra, um tempo precioso é perdido. As distrações diminuem seu fluxo de leitura e atrasam seus estudos.

Para evitar esse transtorno, prepare-se com antecedência: desligue os aparelhos eletrônicos que chamem sua atenção, coloque o celular no modo silencioso e peça aos seus parentes que respeitem seu momento de concentração.

Ao estudar pelo computador, desligue-se das redes sociais. Não caia na tentação de abrir o Facebook ou Instagram enquanto estiver focado. Por mais que a internet seja bastante útil para quem estuda a distância, é preciso ter disciplina para não se distrair.

Organize seu ambiente

De nada adianta eliminar as distrações ao seu redor se o seu ambiente de estudo for extremamente bagunçado.

Pode até parecer bobagem, mas a bagunça também é uma forma de distração. Ao perder tempo procurando por materiais, livros e anotações no meio de um ambiente totalmente desorganizado, você estará prejudicando seus estudos.

Tenha sempre tudo o que precisar no alcance de suas mãos. Mantenha o ambiente de estudos organizado e limpo. E não basta apenas ter uma mesa impecável: se você estuda dentro do quarto, o ambiente deverá estar limpo por inteiro. Portanto, nada de roupas sujas espalhadas pelo chão ou cama bagunçada!

Administre seu tempo

Estudar não é tudo na vida. Você provavelmente tem outras tarefas a cumprir dentro de casa: lavar a louça da cozinha, cuidar dos filhos, pagar contas, fazer exercícios físicos, entre outras.

É preciso, então, ter consciência de todas essas atividades para conseguir se organizar da melhor forma. Não é possível deixar o estudo de lado, mas também não dá para negligenciar todas as outras coisas.

Por isso, a administração de tempo é um recurso essencial para quem deseja saber como ter disciplina para estudar em casa.

Uma boa maneira de fazer isso é criar um cronograma que abranja todas as obrigações do seu dia a dia. Planeje-se com antecedência para que o acúmulo de tarefas não seja um estresse que atrapalhe seu rendimento nos estudos.

Estabeleça metas diárias

Nossa mente gosta de ser desafiada. Ao estudar sem estabelecer qualquer meta a ser cumprida, sua produtividade será baixa. Desafie-se, porém, a ler um número determinado de páginas por dia ou a alcançar um capítulo específico da matéria para ver o quanto seu desempenho vai aumentar.

Ao criar metas diárias que estabeleçam uma quantidade certa de estudo por dia, você terá muito mais empenho em absorver informações, e seu aprendizado vai render muito mais. Além disso, será muito mais fácil se organizar ao saber de antemão o que deverá ser estudado no dia.

As metas, obviamente, devem ser realistas. Não adianta estabelecer uma quantidade de leitura impossível de se adaptar às outras tarefas do seu dia!

[rock-convert-cta id=”3451″]

Mantenha a motivação

Depois de um dia de trabalho cansativo, ninguém tem muito ânimo para estudar, não é mesmo? Tentar se concentrar nessas condições é simplesmente frustrante.

Se você não sente motivação nenhuma para sentar e estudar, é preciso trabalhar esse ânimo. Caso contrário, seu desempenho será baixo, o que pode acarretar uma reprovação no curso online e uma grande perda de tempo na sua vida.

Para evitar que sua motivação diminua, lembre quais são seus objetivos ao estudar: pense no quanto o curso superior ou pós-graduação poderá ajudar você a crescer profissionalmente, imagine a carreira que lhe espera no futuro e sonhe alto.

Não desanime! O estudo é de grande importância para alcançar uma boa qualidade de vida e obter prestígio social.

Descanse

Depois de uma rotina fatigante de estudos, trabalho e outras tarefas, não há nada melhor do que um merecido descanso.

Jamais estude até a exaustão. Nosso cérebro não consegue assimilar muitas informações quando está cansado. Por isso, é preciso estabelecer momentos para relaxar e se divertir.

Faça pausas constantes durante o estudo para que as informações sejam fixadas na sua mente. Pratique exercícios físicos e tenha boas noites de sono. O descanso é essencial tanto para cultivar o ânimo de estudar em casa quanto para manter a mente saudável.

Ao colocar essas dicas em prática, você logo vai se habituar com uma rotina e descobrirá como ter disciplina para estudar em casa. E isso tudo é algo muito mais simples do que se imagina. Aproveite essa oportunidade de obter um diploma sem precisar sair de casa para crescer profissionalmente e ter uma carreira de sucesso!

Quer saber um pouco mais sobre as vantagens da educação a distância? Então aproveite e conheça as respostas para as principais dúvidas sobre EAD!

5/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD