Descubra como otimizar seus estudos com 8 hacks de tecnologia!

  • 28/jul/2017

Descubra como otimizar seus estudos com 8 hacks de tecnologia!

Para quem está em busca de qualificação profissional, quer dar um upgrade na carreira ou, simplesmente, sonha em voltar para a sala de aula, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para otimizar seus estudos. Mas é preciso saber usá-la!

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos 8 hacks de tecnologia no post a seguir. Confira!

1. Organize a sua rotina

O primeiro passo para otimizar seus estudos é ter uma rotina organizada. Com a ajuda da tecnologia, será mais fácil organizar todo o cronograma de atividades e sincronizar sua lista de tarefas diretamente com uma agenda e criar avisos para não perder prazos importantes.

Alguns aplicativos podem ajudar a manter a organização e os estudos em dia, como o Things, My Study Life, Any.do e Google Agenda. Todos estão disponíveis gratuitamente.

Há ainda métodos que ajudam a equilibrar todas as atividades pessoais com as demandas do trabalho de maneira mais fácil e eficaz. Uma delas é a metodologia GTD, também conhecida como Getting Things Done, e pode ser facilmente aplicada em plataformas como o Todoist.

2. Elimine as distrações e aumente a produtividade

Para tornar a tecnologia a sua melhor amiga, é preciso ter cuidado. É muito fácil se distrair com a mensagem de um amigo, com as redes sociais ou com um site de entretenimento e se desviar do objetivo principal: estudar.

Evitar esse problema é fácil com ferramentas como o Rescue Time, que indica os seus dias mais produtivos, quantas horas você gasta em determinadas páginas e como pode otimizar esse tempo.

Uma alternativa é StayFocusd, extensão que delimita o seu tempo de navegação em determinados sites, além do Freedom, que bloqueia as suas redes sociais pelo tempo que você desejar.

3. Crie mapas mentais

A habilidade de fazer conexões visuais sobre o conteúdo estudado é uma das principais maneiras de otimizar seus estudos, memorizar informações e aprender mais facilmente.

Essas conexões são chamadas de mapas mentais e podem ser feitas facilmente com a ajuda de aplicativos e sites como MindMeister, MindNode e StormBoard. A maior vantagem desses recursos é que eles permitem a sincronização de todo o seu material de estudo e anotações online, para facilitar o processo de visualização criativa.

4. Amplie as chances de garantir uma aprovação

A tecnologia é uma aliada para otimizar seus estudos, principalmente por trazer um mar de possibilidades de aprendizado. Se você está se preparando para o vestibular ou concurso, por exemplo, mas não pode ir a um curso preparatório, pode encontrar facilmente apostilas de estudo, simulados e exercícios sobre os temas cobrados na avaliação.

A Khan Academy, por exemplo, traz conteúdo gratuito em diversas áreas, com mais de 150 mil exercícios e 5 mil vídeos para download, para assistir mesmo sem conexão com a internet. Já o Peak busca melhorar o raciocínio lógico, a linguagem e a capacidade de resolução de problemas — tão importantes para garantir a aprovação.

Para quem está se preparando para um concurso ou exame da OAB, plataformas como o Coursera — que reúne conteúdo de universidades de vários países — e aplicativos como o iQuestões Concursos e OAB são alguns exemplos de onde adquirir esse conhecimento.

5. Estude a qualquer hora e em qualquer lugar

Quando você esquece o celular em casa, não tem a sensação de que falta uma parte de si? É inegável que hoje a tecnologia — principalmente a móvel — é uma necessidade para realizar qualquer atividade diária. Transformar essa necessidade em uma forma de otimizar seus estudos é a melhor maneira de utilizar a tecnologia com sabedoria.

Com um smartphone ou tablet, você pode ter todo o seu material de estudo sempre disponível e estudar a qualquer hora ou em qualquer lugar. No caminho para o trabalho ou na espera para uma consulta, por exemplo, você pode reler um artigo útil da web, salvo no Pocket, acessar as apostilas de uma matéria no Google Drive ou Dropbox, assistir uma aula filmada ou gravada, e assim por diante.

Essa facilidade também é trazida pelos cursos a distância, na modalidade EAD, que permitem a quem tem uma vida corrida fazer uma graduação ou especialização, pelo computador e com um custo reduzido.

6. Ganhe tempo

Ter tudo sempre à mão também é uma maneira de ganhar tempo. Em vez de perder horas procurando uma determinada citação em um livro, por exemplo, o estudante pode utilizar ferramentas como o OneNote e o Penultimate para fazer anotações.

Há também o Evernote e o Trello que permitem reunir materiais de estudo e explicações dadas em sala de aula em um só lugar — podendo ser compartilhados com outras pessoas, inclusive.

7. Aumente o interesse em aprender

Para quem está afastado dos estudos há algum tempo ou possui uma vida corrida, muitas vezes fica quase impossível ter interesse em se afundar por horas nos livros e apostilas ou manter o prazer em aprender.

Nesse sentido, a tecnologia pode tornar o conteúdo aprendido mais interessante e fácil de assimilar. Videoaulas no Youtube, blogs, páginas no Facebook, podcasts e aplicativos para smartphone, por exemplo, trazem temas diversificados e resumidos, com uma linguagem acessível e dinâmica — mais interessante do que alguns livros.

Um exemplo dessa tendência é o aprendizado de novas línguas. Hoje, já não é mais preciso perder de 3 a 5 anos em um curso. Existem dezenas de aplicativos — como o Babbel e o Duolingo — que cumprem bem esse papel educativo e exigem apenas 15 minutos de prática diária.

8. Dê um tempo

Quando o seu cérebro está trabalhando a todo vapor é essencial fazer pausas regulares para absorver melhor as informações. A tecnologia pode te ajudar a relaxar, se distrair e aumentar a sua concentração.

Algumas das ferramentas ideais para essa pausa são o Spotify, plataforma de streaming musical; Headspace, que traz um guia completo para meditação; Fit Brains, site que melhora problemas de concentração, memória e velocidade do seu cérebro e o Focus Booster, que marca intervalos de estudo baseado na Técnica Pomodoro.

E então, gostou das nossas dicas para otimizar seus estudos? Utilize a tecnologia também para ajudar seus amigos a melhorarem o aprendizado. Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!