Entenda como funciona a interação em plataformas EaD

  • 18/jan/2017

Entenda como funciona a interação em plataformas EaD

A educação a distância (EAD) vem ganhando força nos últimos anos e seguirá conquistando cada vez mais adeptos. Sabe por quê? Porque essa modalidade de ensino facilita a vida dos alunos em logística de tempo e espaço — o que significa otimizar tempo e poder estudar onde e como quiser, além de economizar com transporte, alimentação fora de casa, material, mensalidade, entre outros gastos.

Mas as vantagens da educação a distância não param por aí. Nela, o aluno desenvolve habilidades como autonomia, disciplina e organização, já que é inteiramente responsável por seus estudos, horários e tarefas. Ele aprende, ainda, a trabalhar com diversos tipos de plataformas digitais, que o acompanharão ao longo de sua trajetória profissional.

Em um curso a distância, toda a interação entre professores e alunos acontece em ambiente virtual. As plataformas permitem compartilhar recursos didáticos, promover debates, recorrer à ajuda de monitores, interagir com colegas e muitos mais.

Mas por que a interatividade é tão importante em um curso a distância? Afinal, como funcionam as plataformas EAD? Descubra agora!

O mundo digital e a comunicação virtual

Se pararmos para pensar em como a comunicação tem evoluído nos últimos anos, perceberemos as plataformas EAD como parte dessa transformação. Hoje, interações virtuais são tão significativas e impactantes quanto conversas cara a cara. Muitos até preferem digitar a falar sobre suas dúvidas e angústias.

O fato é que nos acostumamos a trocar experiências online, a receber respostas instantâneas e a resolver nossos entraves digitalmente. A educação não poderia deixar de se beneficiar de tais recursos e tendências de comportamento, você não concorda?

Assim, as plataformas EAD estão alinhadas à preferência, cada vez maior, pela comunicação virtual.

É interessante notar que elas servem múltiplos propósitos, desde viabilizar cursos a distância até possibilitar treinamentos corporativos. De fato, toda forma de educação digital passa por fóruns, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e outros canais de comunicação.

A importância da interatividade nas plataformas EAD

Em razão da distância física, manter uma comunicação direta e eficaz entre alunos, colegas, professores e monitores é fundamental para garantir a qualidade do ensino, motivar o aluno a prosseguir em seus estudos e oferecer a ele formas de solucionar problemas e tirar dúvidas.

A comunicação pelas plataformas EAD se estabelece de forma rápida e fácil por meio dos vários canais disponibilizados. Assim, ao mesmo tempo em que é incentivado a ter autonomia, o aluno se sente constantemente amparado.

Por meio desses canais, é possível conversar com monitores e professores, se relacionar com os colegas de curso e desenvolver o espírito de colaboração na realização de atividades e trabalho.

Como você vê, a primeira vantagem das plataformas EAD é a interação em tempo real. Ao contrário do que muita gente pensa, em um curso de graduação a distância você não perderá horas esperando por uma resposta a uma dúvida ou comentário. As plataformas foram feitas justamente para quem valoriza a preciosa moeda do tempo. Por isso, nelas, o bate-papo acontece como em uma conversa normal, quer dizer, aquela em que os participantes estão fisicamente presentes.

São muitas as opções de comunicação disponíveis nas plataformas, e cada uma delas atende a um tipo de necessidade, cabendo ao aluno escolher a mais adequada à sua necessidade do momento. Vamos conhecê-las?

1. Contato com os professores

As plataformas EAD possibilitam enviar mensagens privadas e diretas para os professores. Assim, caso tenha ficado alguma dúvida sobre uma aula assistida, ou mesmo se quiser trocar aquela ideia com o professor de uma matéria, você poderá entrar em contato com ele, que responderá rapidamente.

Conviver e estreitar laços com os professores é essencial em qualquer experiência de aprendizado. Porém, em especial na EAD, os professores estão mais frequentemente à disposição dos alunos, sem que seja preciso agendar horário para ter acesso a eles, como em geral acontece no ensino presencial.

A interação via plataforma, além de estabelecer uma relação direta entre aluno e professor, oferece ao docente uma noção mais precisa dos perfis e das reais necessidades de cada aluno, com a finalidade de diversificar suas formas de abordagem de acordo com a necessidade de cada um. Isso garantirá uma melhor qualidade das aulas de acordo com as dificuldades, interesses e características dos alunos.

Enfim, esse rico intercâmbio entre professores e estudantes trabalha a favor da qualidade do ensino, que deve estar em constante melhoria.

2. Ajuda dos monitores

A principal função dos monitores é ser o braço direito dos professores no apoio aos alunos. Além de sanar dúvidas, os primeiros têm outras funções, como acompanhar o desempenho das turmas e garantir que a experiência nas plataformas seja a melhor possível, colaborando para que cada aluno evolua para se tornar um profissional bem-sucedido e que contribua efetivamente para a sociedade.

Contar com monitores para tirar dúvidas, compartilhar ideias e discuti-las é outra possibilidade oferecida pelas plataformas, especialmente no caso de eventual ausência de um professor.

3. Fóruns de discussão

As interações nas plataformas não acontecem somente com professores e monitores. Também, é vital criar relações com os colegas de curso. Não é porque o curso é a distância que a colaboração deixa de ser importante, certo?

Na verdade, podemos afirmar que ela se torna ainda mais necessária quando os envolvidos estão ausentes fisicamente.

Os fóruns de discussão podem ser usados com essa finalidade, isto é, para fazer perguntas e pedir ajuda aos colegas, debater conteúdos estudados, resolver dúvidas, compartilhar ideias, elaborar trabalhos em grupo e muito mais.

Os fóruns costumam ser divididos em temas gerais — ou disciplinas — e depois em tópicos de debate. Neles, você pode compartilhar suas experiências em relação a qualquer aspecto do curso e ver se seus colegas concordam ou discordam de você. O fórum é a principal ferramenta para troca de informações na aprendizagem digital, pois possibilita que muitas pessoas se reúnam em torno de um assunto comum.

Em alguns fóruns, os monitores também participam ativamente dos debates, inclusive, propondo reflexões. Contudo, como a interação gira em torno dos próprios alunos, as respostas podem não ser instantâneas, já que cada um pode acessar o fórum no horário que for mais adequado.

Interagir com colegas e firmar a cooperação entre todos eleva a experiência educacional, além de enriquecer o networking dos participantes.

À medida que você interage no fórum, fica fácil perceber com quais colegas você tem mais afinidade, quais têm planos e objetivos similares aos seus e com quais deles seria mutuamente benéfico estabelecer um contato profissional.

4. Chats

Todas as opções anteriores requerem do aluno algum tempo de espera, ainda que pequeno, por uma resposta. Mas outro recurso bastante usado para comunicação e que elimina qualquer tempo de espera são os chats. Como o próprio nome diz, o chat é uma conversa que, para ser possível, exige apenas que a outra pessoa esteja online.

Os chats são bons aliados para os momentos em que a urgência pela comunicação for ainda maior, com a vantagem de que várias pessoas podem interagir ao mesmo tempo.

As plataformas digitais como o futuro da educação

Agora que você já conhece as formas de comunicação pelas plataformas e ferramentas digitais, vamos refletir juntos sobre o futuro da educação.

Muitos estudantes e autoridades no ramo já entenderam que o modelo tradicional de ensino — aulas padronizadas e encontros presenciais — não suprem as necessidades dos profissionais, do mercado de trabalho ou sequer da sociedade atual. É necessário incorporar novas abordagens para formar indivíduos inovadoresproativos e alinhados às tecnologias do século em que vivemos.

É por isso que a EAD é o formato educativo que mais cresce: ela favorece a aprendizagem por meio de mídias digitais, além de ofertar recursos que permitem que muitas pessoas aprendam e troquem experiências sem sair de casa. Para isso, é fundamental ter uma boa conexão com a internet e vontade de ir além.

Essa forma de aprender, de interagir, de construir uma formação mais personalizada com as tecnologias disponíveis é a educação do futuro — que deixa de ser focada na performance do professor e passa a enfatizar a atuação do aluno como protagonista.

Os professores e monitores passam a funcionar mais como guias, garantindo que cada estudante tenha tudo o que precisa para decolar. Assim, podemos afirmar que o futuro da educação é tecnológico e, nele, o estudante é o protagonista.

Como você deve ter percebido, as plataformas de comunicação virtual estão alinhadas a uma educação mais personalizada, mais autônoma. Nessa perspectiva, fóruns, ambientes de aprendizagem, chats e mensagens privadas: todos esses recursos midiáticos são indispensáveis para um curso EAD.

Antes de se matricular, portanto, é essencial se informar sobre os canais disponibilizados pela instituição de ensino de seu interesse. A diversidade e a eficácia das plataformas comunicativas devem ser, para você, um critério valioso na hora de escolher onde investir seu tempo e seus recursos.

Por fim, vale lembrar que as interações nas plataformas EAD acontecem de diversas maneiras e em variados momentos. Cada canal tem um objetivo específico, mas, todos funcionam para dar agilidade às interações virtuais e qualidade à aprendizagem.

Gostou deste post? Está interessado em saber mais sobre o mundo EAD e como ele pode impactar sua atuação profissional? Então baixe nosso Guia do estudante EAD!