Por que nenhum curso de EAD sobrevive sem bons fóruns de discussão?

  • 30/maio/2017

Por que nenhum curso de EAD sobrevive sem bons fóruns de discussão?

Não é nenhuma novidade que a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino ideal para quem tem pouca flexibilidade de horário e de deslocamento, mas que precisa estudar. Inclusive, essa característica, juntamente à existência de faculdades de excelência, tem levado ao crescimento exponencial desse modelo educacional. No entanto, para que um curso de EAD funcione efetivamente, é necessário que algumas ferramentas de ensino-aprendizagem, como os fóruns de discussão, sejam usadas de modo adequado.

Os fóruns de discussão são um espaço muito útil para a construção de conhecimento em um curso oferecido na modalidade a distância. Tendo em vista que, nesse formato de ensino, os alunos e professores estão separados fisicamente, é por meio dos fóruns de discussão que eles interagem com maior frequência, expondo e discutindo diferentes aspectos dos conteúdos abordados nas diferentes matérias.

Neste post você vai entender por que essa ferramenta é indispensável para qualquer bom curso de EAD.

Entenda a importância dos fóruns de discussão

Fóruns de discussão são um componente fundamental do ambiente virtual de aprendizagem — espaço online destinado ao desenvolvimento de atividades — de um curso de EAD. Essa funcionalidade possibilita diferentes tipos de interação e atividades entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Conheça as principais delas para entender na prática a importância dos fóruns de discussão.

Aprendizagem colaborativa entre os alunos

De modo geral, a configuração do ensino de um curso de EAD exige a capacidade de autogestão do estudante, que desenvolve boa parte dos seus estudos de forma autônoma, realizando as leituras solicitadas, produzindo textos e fazendo exercícios sozinho. Os fóruns de discussão servem justamente para alterar em alguma medida essa dinâmica, de maneira a equilibrar a autonomia de cada aluno com a interação entre a turma.

Em um fórum de discussão, é criado um espaço para a realização de debates sobre determinados temas. A partir dessa ferramenta, os alunos têm a oportunidade de compartilhar as suas dúvidas, ajudar a responder os questionamentos dos colegas e construir conjuntamente vários tipos de conhecimento. É o momento propício para a troca de ideias e interação acadêmica. Colaborando um com o outro, os estudantes têm a chance de construir e desconstruir pensamentos.

Discussões mediadas pelos professores/tutores

Além de ser construída conjuntamente entre os alunos, a aprendizagem propiciada em um fórum de discussão é mediada pelos professores ou tutores do curso, caso estes últimos componham a configuração do curso. Ambos acompanham o desenvolvimento das discussões feitas no fórum, fazendo as intervenções necessárias, o que orienta o processo de compreensão dos estudantes.

Desse modo, mais do que propor um tema para debate, professores e tutores auxiliam toda a discussão dos fóruns, indicando leituras para direcionar as respostas, ajudando a organizar os raciocínios dos alunos e até mesmo respondendo aos tópicos discutidos. Essa mediação é essencial para fomentar a aprendizagem da turma, que acaba por se envolver nas discussões e a se aprofundar intelectualmente sobre os conteúdos tratados.

Método de avaliação

Por ser uma forma de aprendizagem colaborativa entre os estudantes e por consistir em um espaço para a mediação dos professores e tutores, os fóruns de discussão são uma ferramenta muito poderosa. Mas eles ainda têm outra função essencial: servir como um meio para a aferição de conhecimento, podendo ser usados para que os professores avaliem formalmente os alunos de um curso de EAD.

Nessa perspectiva, os fóruns de discussão fazem parte do conjunto de instrumentos avaliativos empregados para atribuir notas e conceitos aos estudantes, fator que torna essa funcionalidade ainda mais relevante. É importante considerar que, por estar inserida nos métodos de avaliação do curso, nem sempre os professores ficam lembrando os estudantes de que os fóruns “valem nota”. Em razão disso, é importante que a turma participe ativamente deles.

Saiba como aproveitar ao máximo os fóruns de discussão

Como apontado nas seções anteriores, as discussões realizadas nos fóruns são muito vantajosas para a interatividade dos alunos de um curso de EAD. No entanto, tendo em vista os diversos afazeres que a pessoa matriculada nessa modalidade possui, muitas vezes, ela possui dificuldades para usar a ferramenta. Pensando nisso, vamos mostrar como é possível se beneficiar ao máximo dos fóruns de discussão.

Mantenha-se ativo nas discussões

Uma regra para quem quer tirar proveito das vantagens trazidas pelas discussões feitas no fórum é manter-se ativo nelas. Isso significa que o estudante deve acompanhar, se possível diariamente, as postagens feitas nos fóruns criados pelos professores/tutores ou mesmo por seus colegas de turma. Sem esse acompanhamento contínuo, o aluno fica à parte do debate, que pode ter uma dinâmica fluída e rápida.

Acompanhar as discussões ativas requer que o estudante não apenas leia os comentários postados pelos colegas e professores/tutores, mas que esteja atento às referências externas que são feitas e que realize a leitura dos textos indicados. São essas duas ações que possibilitam ao aluno participar ativamente dos debates propostos.

Essa não é uma prática das mais fáceis, principalmente para os estudantes que têm muitos compromissos cotidianos. Contudo, isso pode ser contornado com a organização das tarefas e dos horários do aluno, por meio de instrumentos como cronogramas de estudos. O importante é que se consiga reservar um espaço do dia para fazer as atividades propostas no fórum.

Use o fórum a seu favor

Existem outras formas de tirar vantagens do fórum de discussão além de se manter ativo nas discussões propostas pelos colegas ou professores/tutores. Esses modos se relacionam, de maneira geral, à iniciativa do aluno, que, com base em suas necessidades acadêmicas, pode elencar quais são as prioridades que ele tem e, então, criar o seu próprio tópico no espaço destinado aos debates.

Por meio da criação de um fórum, o estudante tem a oportunidade de discutir os assuntos pelos quais tem mais interesse, de modo a aprofundar os seus conhecimentos por meio da aprendizagem colaborativa. Nessa dinâmica, o aluno pode ainda compartilhar suas dúvidas sobre as matérias estudadas, ajudando os seus colegas que possuem questionamentos semelhantes.

O estudante pode ainda usar os fóruns de discussão como material de estudo para atividades avaliativas. Isso é possível porque, ao selecionar os comentários e os materiais relevantes postados nos fóruns, ele pode criar um útil documento de anotações dividido conforme os conteúdos tratados ao longo do curso.

Agora que você ficou por dentro da importância dos fóruns de discussão, que tal conhecer alguns cursos de graduação EAD?!