Vestibular a distância: muda algo no modo EAD?

  • 07/dez/2017

Vestibular a distância: muda algo no modo EAD?

Com a popularização da educação a distância (EAD), a falta de tempo ou recursos já não são mais empecilhos para começar a sua Graduação em uma instituição de ensino superior. Ainda que você more em uma cidade distante, é possível entrar em uma boa faculdade sem sequer sair do conforto do seu lar.

O problema é que muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o funcionamento dos cursos em EAD, principalmente em relação à forma de ingresso. Com isso, acabam perdendo o interesse em se matricular e deixam de lado o sonho de conseguir o seu diploma.

Para acabar de uma vez por todas com essas dúvidas, vamos explicar neste post como funciona o vestibular a distância e mostrar o quanto é fácil voltar a estudar. Confira!

A ascensão da EAD

Nos últimos anos, o Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), vem apresentando um aumento exponencial na quantidade de estudantes matriculados em cursos a distância. Os dados de 2016 apresentaram um aumento de 2,2% de matrículas nas modalidades de EAD, enquanto os cursos presenciais obtiveram uma queda de 3,7%.

Uma das justificativas para essas estatísticas está no fato de que muitas pessoas estão aproveitando as oportunidades propiciadas pela tecnologia para voltarem a estudar. Não é à toa que o índice de pessoas com mais de 30 anos nas instituições de ensino também está cada vez maior.

A verdade é que a educação a distância permite que muitos estudantes que não têm tempo ou condições de se deslocarem até a faculdade não fiquem impedidos de voltar a estudar. Dessa forma, muitas pessoas que moram em cidades pequenas e já tem uma vida estabelecida — com trabalho e filhos para criar — não precisam se preocupar em viajar até outra cidade apenas para ter acesso à faculdade.

A liberdade de poder assistir às aulas no seu próprio ritmo e sem precisar sair de casa é uma oportunidade única para aqueles que sonham em conseguir seu diploma de nível superior.

Além disso, os cursos a distância também tendem a sair muito mais em conta — financeiramente falando — do que os presenciais, permitindo que a educação seja muito mais acessível às pessoas de baixa renda.

Se você está pensando em iniciar a sua graduação ou especialização, mas não tem condições de frequentar um curso presencial, isso não é mais um problema. Hoje, basta ter acesso à internet e disciplina para estudar em casa para realizar esse desejo!

Formas de ingresso nos cursos a distância

Nos cursos presenciais, a forma mais comum de ingresso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma vez por ano, diversos estudantes participam dessa prova para disputar uma vaga entre as diversas faculdades públicas e privadas espalhadas pelo país.

Existem também outras formas de entrada, como o vestibular, obtenção de novo título e transferência. Mas a pergunta que não quer calar é: existe alguma diferença no ingresso em faculdades a distância?

A resposta direta a essa pergunta é não. Para iniciar a sua graduação em EAD, as formas de ingresso são bem similares aos cursos presenciais. Vamos explicar a seguir como funcionam os métodos mais comuns.

Enem

Assim como ocorre na maioria das universidades do país, a sua nota do Enem pode ser usada para garantir a vaga em um curso a distância.

Para isso, basta entrar em contato com a instituição de ensino — pelo site ou e-mail — e apresentar os documentos necessários, inclusive o comprovante de conclusão do ensino médio.

A nota de corte para ser aceito na faculdade varia de acordo com cada instituição. Na Faculdade Unyleya, por exemplo, é exigido nota mínima de 500 pontos. Se todos os requisitos forem cumpridos pelo candidato, basta ele fazer sua matrícula e começar a estudar!

Vestibular

Assim como acontece nas faculdades presenciais, o vestibular também é uma forma de ingresso na modalidade de EAD.

Para quem não sabe, essa é uma prova realizada pela própria instituição de ensino para medir os conhecimentos básicos do estudante. As disciplinas cobradas podem variar de acordo com as instituições e a área do curso escolhido.

Nos cursos a distância, o estudante deverá entrar em contato com a faculdade para verificar quais são as formas de realização da prova. Na maioria das vezes, ela é aplicada presencialmente em um dos polos da faculdade.

A prova normalmente é gratuita, e o candidato deverá agendar a data e a cidade na qual deseja realizá-la, seguindo o cronograma da própria faculdade.

Em outros casos, o vestibular a distância é feito pela própria internet e, muitas vezes, consiste apenas em uma redação. Assim, o estudante tem a liberdade de escolher o dia e hora que mais lhe agradam.

Sendo aprovado, basta fazer sua matrícula online e os materiais do curso escolhido serão liberados para que você já comece a estudar.

Transferência

Os estudantes que já estiverem cursando o ensino superior em uma faculdade podem pedir a transferência para outra instituição. Nesse caso, não é necessário fazer vestibular ou qualquer outro tipo de prova.

É preciso apresentar apenas uma cópia do seu histórico escolar e quaisquer outros documentos exigidos pela nova faculdade para verificar possíveis isenções de disciplinas.

Vale ressaltar aqui que, ainda que o estudante esteja cursando uma faculdade presencial, ele pode pedir a transferência para a modalidade de EAD sem precisar começar tudo do zero.

Essa é uma excelente opção para aqueles que já começaram os estudos e percebem que não conseguem conciliar sua rotina ou arcar com os custos de um curso presencial. A transferência para a EAD dá a possibilidade de continuar estudando em vez de ter que abandonar a faculdade.

Aproveitamento

Por fim, o candidato que já for portador de diploma em outro curso superior reconhecido pelo MEC fica isento de fazer a prova de vestibular.

Como se trata da obtenção de um novo título, o estudante já está comprovadamente apto a estudar no curso a distância, de modo que não há motivos para medir seus conhecimentos em um novo processo seletivo.

Para iniciar sua segunda graduação, basta entrar em contato com a secretaria da instituição do seu interesse e apresentar os documentos exigidos para efetuar a matrícula.

Se você está em busca de bons salários e quer melhorar sua qualidade de vida, é preciso investir nos estudos. O diploma de ensino superior é essencial para se destacar no mercado de trabalho e subir na carreira!

Agora que você já sabe como funciona o vestibular a distância, não existem mais desculpas para não voltar a estudar!

Quer aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela educação a distância? Então faça o download do nosso Guia do Estudante EAD e comece a se dedicar agora mesmo!