Gestão de Recursos Humanos: da graduação ao mercado de trabalho

  • 04/jan/2017

Gestão de Recursos Humanos: da graduação ao mercado de trabalho

O profissional de Gestão de Recursos Humanos tem por ofício administrar o quadro de colaboradores de uma instituição. Ele é responsável por elaborar e gerenciar os planos de carreira da organização, bem como, os processos de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. Para isso, geralmente, trabalha em conjunto com os gestores de cada setor para encontrar os colaboradores adequados às demandas da empresa. Esse profissional deve ter domínio sobre as técnicas de gestão de pessoas.

Graduação

O curso de Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos é formado por quarto módulos de capacitação específica, com duração de 2 anos. São abordados temas como: Diversidade e Cultura Organizacional, Fundamentos de Contabilidade, Fundamentos de Marketing, Direito Empresarial, Práticas de Administração Pessoal, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Gestão de Clima Organizacional e Tomada de Decisão, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Sistemas de Avaliação de Desempenho e Competências, entre outros.

Mercado de Trabalho

Num ambiente de mercado que apresenta cada vez mais competitividade, a demanda por profissionais para executar uma gestão eficiente das equipes vem crescendo vertiginosamente. São necessários profissionais que promovam tanto o recrutamento e a seleção como o desenvolvimento de colaboradores para formar equipes competitivas.

Outro fator que aumenta a demanda por profissionais da área é a complexidade da legislação trabalhista brasileira. O curso de Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos prepara profissionais para lidar com áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.

A maior oferta de vagas está concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo (capital e interior), sobretudo em empresas de grande porte e em escritórios de consultoria. Mas há também bastante demanda em micro, pequenas e médias empresas. A demanda por profissionais da área tem apresentado crescimento também nas capitais da região Nordeste.

Conheça o curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade UnYLeYa.

LEIA TAMBÉM: Se você tem mais de 30 anos, não é tarde para uma primeira graduação