Connect with us

Guia de Carreiras

Atualização profissional: qual é a importância no mercado hoje?

A globalização, fenômeno que transforma as relações sociais e comerciais desde o século passado, também influencia o mercado de trabalho. Como consequência, apenas os profissionais que se mantêm atualizados e que buscam o aperfeiçoamento de suas competências conseguem se diferenciar.

Fique sabendo, portanto, que é essencial investir tempo e esforço na atualização profissional, seja por meio de uma pós-graduação, do aprendizado de um novo idioma, ou de cursos de especialização. O ambiente empresarial é competitivo, mas há muitas maneiras de garantir que seus conhecimentos continuem relevantes!

Confira, a seguir, 10 benefícios de se manter atualizado!

1. Expansão de perspectiva

Normalmente, estamos tão imersos nas atividades diárias que nossas funções demandam, que esquecemos de olhar a nossa volta e nutrir uma visão macro do negócio. Um curso de atualização funcionará especialmente bem nesse sentido, pois fará com que você reflita sobre sua profissão, sobre o ramo em que atua, bem como sobre as variáveis que influenciam em salários, mudanças de cargo, flutuações do mercado etc.

Sua percepção será expandida e você passará a ter uma visão do todo, e não só de sua parte. Esse ganho de perspectiva facilitará suas inciativas para disputar promoções e melhores oportunidades.

2. Reconhecimento de tendências

Outra vantagem da atualização profissional é o alongamento da visão e o reconhecimento de tendências. Saiba que os movimentos e transformações do mercado de trabalho são causados por ondas de ideias, práticas e teorias, vindas das mais diversas áreas de conhecimento.

O desenvolvimento tecnológico, a questão da sustentabilidade, as teorias comportamentais, tudo isso influencia as empresas e como elas mudam sua postura. Por exemplo, em décadas passadas, os funcionários eram vistos apenas como empregados, agora, no entanto, o capital humano é mais valorizado e todos são vistos como “colaboradores” ou “parceiros” no alcance dos objetivos organizacionais.

3. Maior alinhamento de competências

Quando você procura meios para desenvolver suas competências de acordo com o cargo que ocupa ou que deseja ocupar, acaba atingindo um alinhamento com o que é esperado de você. Você se torna mais apto a desenvolver suas atividades e é reconhecido por isso.

Estamos falando aqui de um encontro entre expectativa e entrega, pois seus conhecimentos técnicos e teóricos estarão em harmonia com as exigências do cargo.

4. Ganho de assertividade

Uma qualidade valorizada em um colaborador é a assertividade com que ele lida com as demandas e desafios inerentes a seu cargo, ou seja, a segurança para desenvolver seu trabalho. Essa segurança vai sendo conquistada aos poucos, quando se domina as variáveis envolvidas na função desempenhada e à medida que o próprio potencial é conhecido e desenvolvido.

Quando um profissional é engajado em conhecer suas forças e aperfeiçoar os pontos em que sente dificuldade, percebe e preserva seu valor. Isso fica evidente na maneira com que se comporta e se expressa, o que é percebido pelos que estão à sua volta.

5. Desenvolvimento pessoal

O ganho de assertividade também está ligado ao desenvolvimento pessoal, ou seja, à percepção que o profissional tem da evolução de sua carreira e competências. Estamos falando aqui do conjunto da obra, pois quanto mais você percebe que está evoluindo, que está superando desafios, mais vontade de avançar terá.

Esse desenvolvimento pessoal, que ocorre paralelamente ao profissional, representa maturidade, e provém da capacidade de não apenas evoluir, mas perceber e mapear essa evolução.

Trata-se de um constante exercício, sabemos disso, mas é ele que o levará ao topo de seu negócio!

6. Desenvolvimento emocional

O desenvolvimento emocional, outro aspecto da maturidade, também é potencializado pela atualização profissional. Estar em contato com profissionais de outras categorias com distintas visões de mundo é uma oportunidade para aprimorar sua capacidade de compreender e aceitar o que é diferente.

Quando você sai de sua zona de conforto, só tem a ganhar. Esse esforço para amadurecer emocionalmente se traduz em maior harmonia no ambiente de trabalho, em soluções mais eficazes para os entraves cotidianos e na autoconfiança.

7. Network em dia

Manter o network fortalecido também é uma consequência positiva de se especializar ou atualizar. Essa rede de contatos é um recurso para profissionais que desejam estar sempre cientes das novidades do mercado, bem como atentos a oportunidades de vagas e promoções.

O network corresponde à troca de referências, de contatos, mas também de conhecimentos, pois propicia uma atualização natural e contínua de saberes. É também uma fonte de inspiração, pois você estará conectado a indivíduos que já conquistaram prestígio e reconhecimento e que podem fornecer valiosos feedbacks e diretrizes.

Uma ferramenta que pode ajudar muito nesse sentido é a participação nas redes sociais, que, para algumas empresas, chega a substituir os currículos impressos!

8. Amostra de interesse

Por conta da competitividade, aqueles profissionais que se mostram dispostos a investir em autodesenvolvimento são frequentemente comparados a indivíduos que se acomodam em seus cargos. Como sabemos, a acomodação e a estagnação não são vistas com bons olhos, pois a sociedade em que vivemos é dinâmica e passa por constantes transformações.

Ter uma pós-graduação, por exemplo, é uma grande amostra dessa vontade de aperfeiçoar as próprias competências e conquistar um diferencial. Num processo de seleção ou análise promocional, trata-se de um fator que destaca o candidato e demonstra sua postura proativa.

9. Conquista do diferencial

Chegamos ao conceito de “diferencial”, fator importantíssimo para os profissionais que desejam se destacar no cenário competitivo atual. O diferencial corresponde ao conjunto de características que você possui e seus concorrentes não.

Mas quais são essas características? Bem, basicamente cada um dos itens listados até aqui: maturidade emocional, assertividade, formação acadêmica e especializações, visão ampla de negócios e experiência profissional.

Todos esses aspectos funcionam conjuntamente para atestar o quão adequado a um cargo o profissional realmente é. Portanto, é o diferencial apresentado que destaca um candidato em um processo seletivo e demonstra seu potencial!

10. Atualização e evolução profissional

O mercado de trabalho, mesmo quando você já está inserido nele, apresenta obstáculos que demandam preparação teórica, prática e uma visão aguçada para serem superados. Para seguir adiante e evoluir profissionalmente, é essencial buscar meios de se atualizar e acompanhar o ritmo das transformações que acontecem a nível global.

A atualização profissional é requisito básico para aqueles que desejam evoluir suas carreiras!

Concorda com nossas ideias? Gostaria de saber mais sobre atualização profissional e como consegui-la? Siga-nos no Twitter e não perca nossas publicações!

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD