Como colocar cursos EAD no currículo?

  • 01/ago/2018

Como colocar cursos EAD no currículo?

As vantagens de cursar uma graduação são inegáveis. No mercado de trabalho atual, o estudo é muito valorizado e a faculdade é praticamente um pré-requisito para o sucesso na carreira. Ainda assim, muitas pessoas enfrentam obstáculos para fazer um curso superior — falta de tempo ou dinheiro estão entre os principais.

Diversos brasileiros também deixam de continuar seus estudos por não contarem com uma boa faculdade perto de casa. Para todas essas dificuldades, existe uma opção atrativa: a Educação a Distância (EAD). É possível fazer uma graduação online, aproveitando a qualidade de ótimas instituições educativas sem sair de casa.

Essa modalidade de ensino tem crescido muito no Brasil. Mesmo assim, ainda existem diversas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo, você sabe como colocar cursos EAD no currículo? Descubra agora!

Há diferença entre o diploma da graduação EAD?

Não. A conclusão de um curso a distância tem a mesma validade de um presencial. Isso porque o MEC fiscaliza todas as Instituições de Educação, independentemente das modalidades oferecidas por elas. Assim, todos os cursos aprovados pelo Ministério garantem ao estudante um diploma reconhecido.

O MEC tem critérios específicos e rigorosos para acompanhar a qualidade das instituições de Ensino Superior. Os técnicos do governo julgam o local, o corpo docente e as grades curriculares. Também são realizadas avaliações com os alunos — como o Enade (exame nacional de desempenho dos estudantes).

Tudo isso atesta a qualidade do curso e proporciona segurança para quem se forma. Os cursos mal avaliados são impedidos de funcionar, sejam eles presenciais ou a distância. Assim, já que a modalidade EAD se adequa aos mesmos critérios e tem o mesmo padrão de qualidade exigido pelo governo, seu diploma é tão válido quanto o de cursos presenciais.

Portanto, quem se forma em uma graduação a distância pode utilizar o diploma para se inserir no mercado de trabalho, seja em empregos fixos ou autônomos. Além disso, o documento também habilita você a prestar concursos que exijam Ensino Superior, participar de seleções de Mestrado ou iniciar uma especialização.

Da mesma forma, certificados de pós-graduação ou cursos de extensão EAD também agregam valor à sua formação. Eles podem ser, tal como o ensino presencial, utilizados para comprovar maior qualificação, conquistar novas vagas de trabalho e aumentar o salário de concursados.

Como colocar cursos EAD no currículo?

Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.

Na prática, isso significa uma equivalência entre os cursos presenciais e a modalidade EAD. Esse é um grande reconhecimento, afinal, no estudo a distância você também se esforçou, teve contato com professores e materiais de ensino, assimilou conteúdos, obteve aprovação nas avaliações e se qualificou.

Para colocar a educação a distância no seu currículo, certifique-se de que o curso que você fez é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Também é necessário verificar se a instituição emite o diploma ou certificado corretamente. Assim, você tem a certeza de que aquele estudo será válido para sua carreira.

No momento de encaixar esses dados no seu perfil profissional, atente para a ordem na qual coloca as informações. O curso de graduação deve ter destaque no currículo, constando logo após os dados pessoais. Já os cursos de extensão ou de pós-graduação podem constar abaixo, como formação complementar.

Quais são as vantagens de fazer uma faculdade EAD?

Agora que você já sabe que o diploma EAD não tem um peso menor do que outros, é hora de considerar todos os benefícios de cursar uma graduação a distância. Essa metodologia tem revolucionado a educação brasileira, ao proporcionar alternativas de formação superior além da presencial.

Exige menos tempo

A carga horária do curso a distância é a mesma do presencial. Entretanto, você economiza muito tempo com deslocamento até a instituição. Como as aulas e atividades são realizadas online, há a facilidade de estudar em casa ou até mesmo no trabalho. Ao longo dos anos de curso, essa diferença de horas agregará muita qualidade de vida para você.

É mais fácil conciliar com outras atividades

Além de não colocar a necessidade de deslocamento diário para a faculdade, o curso a distância possibilita que você faça os seus horários de estudo. Dessa forma, fica muito mais viável equilibrar a graduação e a vida pessoal, como o trabalho, a criação dos filhos ou atividades sociais.

Ao fazer um curso EAD você não precisa se preocupar em estar na faculdade durante um turno do dia. Os horários são flexíveis, de modo que você possa estudar à noite e nos fins de semana. É possível, até mesmo, estudar a cada dia em um momento diferente, de acordo com suas possibilidades.

Promove ritmo flexível

Diante da flexibilidade de horários, você tem mais possibilidade de fazer o curso no seu ritmo. Pode aproveitar o horário de almoço no emprego para realizar trabalhos mais rápidos ou revisar matérias que você já entendeu, por exemplo.

Da mesma forma, é possível voltar às aulas que não ficaram tão claras, para aprofundar seus estudos antes de realizar a prova. O fato da EAD ser mais flexível não deve ser confundido com baixa exigência. Qualquer curso superior demanda que o aluno se esforce e aprenda com qualidade.

Tem melhor custo-benefício

Essa é outra vantagem muito atrativa para as pessoas que estão adiando seu curso superior por limitações financeiras. Enquanto o ensino presencial cobra mensalidades mais altas, é possível cursar uma graduação EAD por valores muito mais acessíveis.

Assim, você aproveita um curso de qualidade, em uma instituição renomada e com professores qualificados, sem precisar apertar o orçamento. Isso, aliado à economia que você terá ao não precisar se deslocar nem fazer refeições fora de casa, facilita muito a conclusão dos estudos.

Se você sempre quis fazer uma graduação a distância, mas se perguntava como colocar cursos EAD no currículo, suas dúvidas foram esclarecidas. Aproveite para investir na sua carreira e realizar o sonho do diploma de ensino superior!

E então, o que você achou deste texto? Compartilhe sua opinião no post e deixe comentários com dúvidas, dicas ou sugestões!

 






Nossos Apps

Nossas Redes Sociais