Mudança de carreira: qual é melhor caminho para o sucesso?

  • 24/mar/2017

Mudança de carreira: qual é melhor caminho para o sucesso?

Está interessado em uma mudança de carreira? As pessoas buscam uma nova área por muitas razões diferentes. Seus objetivos ou valores podem ter sido alterados, você pode ter descoberto novos interesses que gostaria de incorporar em seu trabalho ou desejar ganhar mais dinheiro.

Antes de tomar uma decisão como essa, é importante tomar algum tempo e avaliar sua situação atual para explorar opções de carreira e escolher aquela que será mais gratificante para você. Confira essas dicas de como avaliar seus interesses, explorar opções e fazer de uma vez por todas as mudanças para uma nova carreira!

Comece com uma lista de prós e contras

Pode parecer simples, mas confie em nós: é essencial saber o que você está procurando. Isso muitas vezes começa com a avaliação de si mesmo e da sua carreira atual.

Tente fazer uma lista das coisas que gosta em sua posição e daquilo que não acha tão atraente assim. Embora existam prós e contras em todo tipo de trabalho, essa lista vai ajudar a entender melhor o que você espera fazer.

Faça também uma lista de suas paixões. Você não está completamente definido pela sua carreira. É igualmente importante saber que tipos de coisas você gosta de fazer fora do trabalho. Quem sabe não há uma maneira de incorporar essas paixões em sua nova ocupação?

Examine com cuidado suas listas. Muitas vezes não precisamos de uma mudança de carreira e sim de emprego. É importante fazer a distinção entre buscar uma nova oportunidade de trabalho ou um novo caminho.

Identifique a carreira ideal para você

Carreiras dos sonhos nem sempre são realistas, mas ainda vale a pena considerá-las, pois provavelmente há aspectos de sua carreira dos sonhos que você será capaz de encontrar num trabalho comum. Use sua lista de prós e contras para começar.

Por exemplo, se você está fazendo um monte de trabalho prático e busca algo mais voltado ao gerenciamento de projetos, será que não haveria uma carreira dentro da sua indústria que iria lhe oferecer esse cargo de gestão? Se a resposta for afirmativa, faça uma anotação.

Procure também identificar seu ambiente de trabalho ideal. Isso fará toda a diferença numa boa escolha.

Seja realista sobre suas finanças

Quando escolher sua carreira ideal, você precisa ter os pés no chão a respeito de sua realidade financeira. É fácil se empolgar com um novo caminho e decidir por uma mudança que exige que você retorne a faculdade, mas a realidade das suas finanças pode não permitir que isso aconteça.

Em muitos casos, mudar de carreira também vem com um corte de salário, mesmo que temporário. Certifique-se de que você pensou sobre suas despesas e levou todos esses aspectos em consideração.

Pesquise sua carreira dos sonhos

Depois de decidir sobre algumas opções de carreira em que você está interessado, faça uma pesquisa. Há sempre informações disponíveis online e a internet é o lugar ideal para começar, no entanto, tente encontrar alguém naquela carreira que possa lhe dar algumas dicas sobre os prós e os contras do trabalho.

É importante que sua pesquisa inclua coisas como a função e o dia a dia do trabalho, bem como a demanda da indústria. Há um monte de empregos disponíveis? Esse mercado está em crescimento? Antes de mudar de carreira é preciso responder a essas perguntas.

Avalie suas habilidades antes da mudança de carreira

Existem várias combinações de talentos. Enquanto alguns deles são aprendidos em sala de aula ou no trabalho e podem ser específicos para sua carreira atual, outros não tem essa limitação.

Imagine que você está envolvido no gerenciamento de projetos. É provável que tenha fortes habilidades de comunicação, uma característica valiosa em múltiplas carreiras.

Do que você sabe sobre as habilidades que tem e as profissões que se imagina exercendo, há uma interseção? Apostamos que sim!

Considere um novo diploma

Se houver um grau específico ou certificação necessária para a nova carreira que escolheu você deve descobrir isso durante a sua pesquisa. Como mencionamos, graus e diplomas custam dinheiro e você não quer se colocar em dificuldades financeiras para uma mudança de carreira.

Se voltar a estudar é uma parte integral da mudança, prepare-se para isso. Faça um planejamento, poupe dinheiro e crie um cronograma para executar seu sonho.

Muitas carreiras exigem também a aprovação em alguns exames, além de um certo grau ou diploma. Um bacharel em direito, por exemplo, para exercer a advocacia precisa também ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esses exames podem ser demorados e custar dinheiro. Certifique-se de saber exatamente o que é necessário antes de decidir mudar de carreira.

Busque oportunidades para descobrir se será feliz em sua nova carreira

Há uma razão pela qual estudantes universitários são incentivados a obter um estágio. Conselheiros acadêmicos querem se certificar de que esses alunos sabem o que estão fazendo e se realmente gostam da carreira que estão considerando.

Se você está buscando uma mudança de carreira esse passo continua imprescindível. Você pode ler tudo sobre uma nova profissão, mas até que esteja em campo com alguém em uma posição semelhante, observando e conversando sobre as funções do dia a dia você não terá uma compreensão adequada da profissão que escolheu.

Não gosta do que experimentou? É melhor descobrir isso antes de fazer um investimento significativo de tempo e dinheiro. Por isso, busque posições de entrada e estágios antes de fazer uma mudança definitiva.

Enquanto você faz um estágio é provável que tenha a oportunidade de conviver com um mentor. Pergunte a ele sobre os requisitos da profissão, espaço no mercado e não se esqueça de tentar descobrir qual parte de seu trabalho ele odeia.

Mesmo que sua nova carreira não exija um investimento financeiro, é certo que demandará muito de seu tempo. Certifique-se de ter uma visão clara do que essa nova oportunidade significa.

Desenvolva um novo plano de carreira

Esse passo é muito importante. Crie um plano de ação com todas as etapas que você precisa cumprir e o período de tempo em que deseja alcançar cada um dos passos. Se houver um custo associado, como aulas ou um novo diploma, inclua também o impacto financeiro de cada um deles.

Mapeie seu novo caminho com riqueza de detalhes, incluindo toda a educação necessária e experiência para chegar à sua nova carreira. Defina um plano e faça uma revisão dele, de preferência sob tutela de alguém com bastante experiência na área e em quem você confia.

Gostou dessas dicas sobre mudança de carreira? Então não deixe para depois a oportunidade de seguir a UnYLeYa nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!






Nossos Apps

Nossas Redes Sociais