Connect with us

Inicie Sua Carreira

Confira 10 dicas de como evitar o estresse nos estudos

Organize sua rotina, cuide da alimentação, pratique exercícios e deixe o celular de lado. Veja essas e outras dicas certeiras para evitar o estresse nos estudos!

como evitar o estresse: mulher jovem fadigada estudando

Concurso, vestibular, pós-graduação… Qualquer que seja seu foco de estudo, saber como evitar o estresse é fundamental para garantir bons resultados sem prejudicar a sua saúde física e mental. Infelizmente, esse tem sido um problema muito comum para quem leva uma rotina de estudos intensa e com pouco tempo livre para fazer as coisas que mais gosta.

A boa notícia é que dá para driblar o estresse de um dia a dia agitado com algumas dicas simples, como gerenciar bem seu tempo e se dedicar às coisas que lhe fazem bem. Neste post, listamos 10 cuidados que vão ajudar você a enfrentar uma rotina pesada de um jeito mais leve e descontraído. Vamos lá!

1. Crie uma rotina de estudos

Parece unânime entre os estudantes: quanto mais horas eles passam estudando direto, sem pausas, mais eles acreditam que terão bons resultados. Esse pensamento já está tão naturalizado que é mesmo difícil entender que, na verdade, não é bem assim que funciona.

Nosso cérebro precisa de pausas para gerir melhor as informações, portanto, estudar por horas a fio sem descanso algum pode não ser assim tão vantajoso quanto imaginamos. O ideal é criar uma rotina de estudos que preencha a maior parte do seu tempo livre, porém sem sugar toda a sua energia.

Por exemplo, se você pretende estudar 6 horas por dia, intercale cada hora de estudo com 15 minutos de descanso. Esse intervalo pode ser utilizado para se alongar um pouco, se refrescar com uma água gelada, brincar com o cachorro, dar aquela conferida nas redes sociais, entre outras coisas que vão ajudar a não perder o ritmo.

2. Separe tempo para o lazer

É humanamente impossível viver só de estudo, ainda mais se a sua rotina não permite que você se dedique somente a isso, como no caso de quem trabalha fora ou tem os filhos para cuidar. Sendo assim, mais do que organizar uma rotina de estudos com pequenos intervalos, também é fundamental tirar um prazo maior para o descanso e lazer.

Os fins de semana são ideais para isso. Procure aproveitá-los ao máximo, fique perto de quem você gosta, convide os amigos para um cinema, assista às suas séries favoritas etc. Ter momentos de lazer ajuda o estudante a oxigenar melhor as ideias para que possa retomar os estudos com mais gás e energia.

3. Escute músicas leves e agradáveis

Essa dica pode variar de pessoa para pessoa, afinal, sabemos que não é todo mundo que consegue deixar uma música de fundo enquanto estuda. Porém, vale aproveitar aquelas pequenas pausas e curtir um som leve e agradável. É claro que isso também não é uma regra — se você gostar de um som mais pesado, que deixa com a energia lá em cima, é só dar o play!

4. Pratique um exercício físico

Está aí uma coisa que ninguém mais duvida: o poder do exercício físico. Já está mais do que comprovado cientificamente que se exercitar faz bem para o corpo e para a mente, pois nosso cérebro libera substâncias que dão a sensação de bem-estar. Isso sem falar na disposição de quem mantém uma rotina de atividades físicas.

Caminhar nem que seja meia hora por dia já é capaz de renovar o fôlego e fazer com que você se sinta mais disposto e ativo. Se você já tem uma atividade incluída no seu cotidiano, como musculação, crossfit, natação, melhor ainda. Nem pense em abrir mão desse horário para nada. Com certeza, seu rendimento nos estudos será muito melhor.

5. Durma bem

Uma boa noite de sono é um dos maiores segredos do aprendizado. De nada adianta passar horas e horas estudando se de noite você sofrer com insônia, por exemplo. Quando estamos dormindo, nosso cérebro segue trabalhando. É nesse momento que os conteúdos que aprendemos durante o dia são processados.

Portanto, é essencial ter um sono leve e tranquilo. As famosas viradas de noite não são recomendadas, pois o corpo humano não está acostumado com a inversão dos horários, e isso acabará prejudicando seu rendimento no dia seguinte.

6. Organize bem o tempo

Quando falamos em gestão de tempo, é normal dar calafrios só de tentar encaixar todas as tarefas do dia a dia em 24 horas e ver que isso é quase impossível. Pois é! Não tem outro jeito, o melhor a se fazer é sentar com papel e caneta nas mãos e definir muito bem os horários para cada atividade do seu dia.

Ok, não precisa ser necessariamente no papel, pode usar a agenda do celular para facilitar o gerenciamento do tempo. O mais importante é estabelecer horários fixos e ter disciplina para cumpri-los, de modo que você não fique frustrado depois.

É claro que imprevistos acontecem e talvez você tenha que sair da rotina em algum momento. Mas, com o passar do tempo, já estará tão habituado que vai ficar fácil administrar as atividades e ver as coisas rendendo como nunca em um ambiente organizado como sempre!

7. Cuide da alimentação

Parece óbvio, mas muita gente se esquece do básico quando falamos em como evitar o estresse. Cuidar da alimentação é um dos requisitos para levar uma rotina saudável e produtiva. Se você passa longas horas sem comer e depois se entope de fast-food, é natural que se sinta cansado e sem fôlego para retomar os estudos.

O mais recomendado é seguir uma dieta leve, com boa absorção de vitaminas e nutrientes, sobretudo na véspera de provas e compromissos importantes. Caprichar na hidratação é outra dica de ouro, já que a água ajuda a regular as funções do nosso organismo. Portanto, a garrafinha deve ser um item indispensável na sua mesa de estudos.

8. Busque apoio da família

É muito importante contar com o apoio dos familiares em momentos mais tensos da nossa vida, como na preparação para um concurso, vestibular ou pós-graduação. Passar um tempo prazeroso com eles vai dar mais gás para os estudos, além de ajudar a desabafar um pouco. Ficar próximo dos seus amigos e marcar aquela roda de conversa também é algo muito positivo.

9. Mantenha a postura

Estudar deitado na cama? Nem pensar! A cama é praticamente um sonífero. Vai dizer que você nunca cochilou quando esticou os pés para estudar mais confortavelmente? Pois é. Nesse caso, o melhor é investir em uma boa cadeira ergonômica para estudar com a postura adequada e garantir o melhor rendimento sem dores ou fadiga muscular.

10. Deixe o celular de lado

Sabemos o quanto isso parece impossível, mas faça um esforço! Deixe o celular bem longe de você para evitar aquela tentação de olhar as redes sociais de 5 em 5 minutos e defina horários para utilizá-lo, como nos intervalos do estudo. Outra ótima dica é deixá-lo no silencioso ou até mesmo no modo avião para não se desconcentrar a cada vez que ouvir o barulho das notificações.

Seguindo essas dicas, vai ser moleza aprender como evitar o estresse e ter uma rotina de estudos muito mais produtiva. Os resultados, é claro, também virão com mais rapidez!

Aproveite que está no clima e veja como aplicar o método GTD para gerenciar melhor seu tempo!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD