Connect with us

Guia de Carreiras

Para quem o curso de Gestão Pública é indicado?

Afinal, o que faz um profissional formado em Gestão Pública? Confira nosso post completo sobre o curso e o mercado de trabalho!

curso de gestão pública

Responsabilidade, ética e eficiência são atributos cada vez mais exigidos no setor público brasileiro. Além dos políticos eleitos pela população, uma personagem muito importante ganha espaço nesse cenário: o profissional especialista nas rotinas do serviço público. Para se destacar nessa área, o mais indicado é ingressar em um curso de Gestão Pública.

Se você se interessa pela lei e suas definições, em trabalhar para o benefício da sociedade e, sobretudo, em agir com ética, transparência e excelência, você é a pessoa mais indicada para a profissão. Criamos este post para ajudar você a entender melhor a atuação desse profissional, o mercado de trabalho e a formação necessária para começar sua carreira. Confira!

Entenda o que o profissional de Gestão Pública faz

O gestor público é o profissional que vai atender a todas as demandas de uma instituição pública, respeitando o rigor da lei prevista. O norte das suas ações deve ser a produtividade, a eficiência e a excelência. Sai de cena o velho mito das repartições públicas, inchadas e pouco produtivas: o setor governamental, em todos os seus níveis, vem se espelhando nos conceitos da iniciativa privada para prestar serviços de qualidade à população.

É o gestor público quem vai qualificar os processos dentro das instituições ligadas ao governo. O mercado, porém, não se restringe a isso: há muito espaço também em empresas privadas ou outras instituições, como ONGs. Nesse caso, as tarefas envolvem o relacionamento com entidades e órgãos públicos.

O graduado no curso de Gestão Pública terá atribuições como planejamento, organização, execução e fiscalização de ações. Tudo isso deve ser feito sempre respeitando questões essenciais de ética — afinal de contas, o gestor trabalha para a sociedade, lida com recursos públicos e, por isso, precisa agir com transparência e rigor à lei.

Além disso, ele pode ainda criar e executar políticas públicas em áreas cruciais para a sociedade, como saúde, segurança, transportes, educação etc. Outra atividade comum é aconselhar detentores de cargos e demais profissionais do setor público para que eles executem melhores práticas.

A atuação do gestor público nas empresas e entidades

A atuação do profissional em Gestão Pública não se limita aos órgãos públicos. Empresas e entidades privadas também demandam serviços de especialistas em rotinas públicas, com a capacidade de atuar dentro dos preceitos da administração.

Dentro de uma empresa, por exemplo, o gestor público pode ficar responsável pelas relações com as agências reguladoras e demais órgãos públicos que estejam em relação com a área de atuação na empresa, para garantir que todas as rotinas sejam as mais adequadas dentro do que prevê a lei.

O mesmo acontece em instituições como as organizações não-governamentais. Apesar do caráter privado, essas entidades costumam ter ligações com o governo, por meio de convênios, financiamentos, projetos em comum — e o gestor público é quem faz essa ligação.

Agora, saiba mais sobre o que o gestor público pode fazer, na prática, dentro de um setor governamental, empresa ou entidade privada:

  • fazer a análise de contratos que envolvam o governo;
  • criar e orientar novas políticas financeiras, junto aos bancos e demais instituições monetárias do país;
  • atuar junto a projetos de investimento, estatísticas econômicas e financiamentos;
  • mapear e diagnosticar cenários econômicos e sociais, instrumentos muito úteis para o desenvolvimento de novas políticas;
  • assessorar todo e qualquer tipo de relacionamento que envolva o setor público, por exemplo, financiamentos de campanha;
  • emitir pareceres em adequação à lei;
  • idealizar e gerir políticas públicas de assistência social, saúde, educação e todas as demais áreas que precisam de atenção urgente no país.

Afinal, como anda esse mercado? É justamente o que mostraremos a seguir.

O mercado de trabalho em Gestão Pública

Um fato ao qual todo estudante ou profissional já formado na área deve ficar atento é o crescimento estrutural das cidades. Principalmente devido à expansão de grandes centros urbanos, a demanda por mão de obra qualificada tem crescido bastante. O serviço de consultoria, por exemplo, tem sido muito bem recebido pelo mercado de trabalho.

Nesse caso, o papel do gestor é atuar ao lado de organizações públicas e privadas no direcionamento das suas atividades. A implementação de novos serviços a serem oferecidos para a população, por exemplo, é muito mais eficiente quando há um especialista na questão operacional em contato com os executores do plano.

O ingresso no setor público, por sua vez, ocorre por meio de concursos. Nesse caso, a demanda varia bastante entre os estados e municípios, mas há sempre uma boa variedade de editais em aberto para os interessados. Vale destacar que uma boa forma de fortalecer seu conhecimento é buscando um estágio, como detalharemos mais à frente.

As tendências para a profissão

A transformação digital vem trazendo uma série de mudanças em nossa sociedade, muitas delas relacionadas à própria forma de atuação dos órgãos públicos. Nesse sentido, é fundamental estar atento ao futuro do setor de Gestão Pública para se tornar um profissional mais completo e eficiente. Então, veja três pontos que merecem atenção especial.

Integração com outros setores

Seja dentro do setor público, seja entre diferentes instituições, uma tendência de grande relevância para a área é a aproximação entre as atividades que a princípio são independentes. O ponto é que a eficiência dos serviços é muito maior quando os obstáculos operacionais são reduzidos.

A Ouvidoria e a Comunicação em geral, por exemplo, devem ser cada vez mais integradas. O objetivo é aproximar os setores de forma a tornar sua relação mais orgânica, otimizando a troca de informações e alinhando o trabalho de todos os profissionais com base nos mesmos objetivos compartilhados.

Desenvolvimento de estratégias econômicas

Se o momento econômico mundial é complicado, o setor público deve ser o primeiro a se adaptar. Nesse sentido, é cada vez maior a demanda por profissionais capazes de criar estratégias que otimizem o uso dos recursos públicos. O objetivo é reduzir o custo e aumentar a eficiência dos processos.

Pode parecer desafiador, mas a tecnologia é uma das chaves para o sucesso dessa estratégia. O conceito de cidades inteligentes (smart cities), por exemplo, leva a transformação digital aos municípios, promovendo avanços importantes com o uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzindo custos em etapas valiosas do processo de gestão.

Serviços de consultoria

O profissional de gestão deve estar cada vez mais preparado para atuar de forma pontual, sobretudo em serviços de consultoria. O objetivo das instituições (públicas e privadas) é contar com a expertise necessária para realizar cada projeto com muita qualidade. Isso traz consigo ainda uma demanda importante por especialização — algo que discutiremos em mais detalhes mais à frente.

Conheça mais sobre o curso

A vida pública brasileira é baseada nas diversas legislações existentes. Tudo começa com a Constituição Federal, promulgada em 1988. A carta magna que define os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e suas atribuições, estabelece a formação dos entes federativos (cidade, Estado e União) e ainda versa sobre as obrigações que o Estado tem junto à sociedade, tais como educação, saúde, segurança, respeito ao meio ambiente, liberdade de ir e vir.

A Constituição é um dos principais instrumentos de trabalho do setor público, e um dos conteúdos presentes na grade curricular do curso de Gestão Pública que recebem destaque. Nela, é possível encontrar as bases para a maioria das ações, desde programas governamentais de assistência aos necessitados até a promulgação de novas leis. O gestor público deve conhecer detalhadamente esse documento.

Além disso, o Brasil conta com diversos Códigos, como o Civil, Tributário e o Penal, que estabelecem regramentos para essas respectivas áreas. Dependendo do campo em que o graduado em Gestão Pública for atuar, ele deverá saber na ponta da língua o teor dessas leis.

No entanto, não se esqueça de que as leis mudam constantemente no Brasil. Medidas provisórias, emendas constitucionais e novos projetos de leis alteram o cenário legal praticamente todos os dias. É importante sempre acompanhar as mudanças que dizem respeito à área em que o gestor público atua.

Muito importante também é o conhecimento sobre noções de administração e gestão, que serão aplicadas nos processos públicos. Comunicação organizacional, contabilidade, metodologias de pesquisa, sustentabilidade e finanças também constam no currículo dessa graduação, provendo uma formação completa e diversa.

Uma graduação breve

Gestão Pública é uma graduação breve, ideal para quem quer entrar no mercado de trabalho o quanto antes. Na maioria dos casos, são cursos de tecnologia, com duração de dois anos. Isso não significa, porém, que os conteúdos não sejam aprofundados e que a formação não seja consistente.

É também uma opção que oferece a chance de estudar a distância, na modalidade EAD — mais uma facilidade para obter o diploma e começar a trabalhar!

Como se destacar no mercado de Gestão Pública

Se a graduação é um primeiro passo fundamental, existem formas de adquirir diferenciais e fortalecer seu currículo. Veja a seguir como isso é possível.

Invista em um MBA

O Master of Business Administration (MBA) é uma especialização extremamente valiosa para o gestor público. Como o próprio nome sugere, trata-se de um curso voltado à qualificação em torno de atividades de administração e gestão.

Além do próprio conhecimento adquirido, que já é um grande diferencial para quem busca uma vaga no mercado, o MBA traz ainda o benefício do próprio certificado. Em concursos, por exemplo, esse tipo de especialização costuma valer pontos importantes para o candidato.

Busque capacitação constantemente

A pós-graduação não é a única forma de adquirir conhecimento relevante — e nem deve ser encarado como o nível máximo de formação. Apesar do grande impacto positivo que a especialização proporciona para seu currículo, o gestor atua em uma posição que exige atualização constante.

Entender as novas ferramentas tecnológicas, dominar métodos inovadores e adquirir novas habilidades é parte fundamental da rotina de quem toma decisões tão importantes diariamente. Vale a pena buscar cursos periodicamente e manter uma boa relação com os livros.

Acompanhe as novidades da área

As mudanças no setor acontecem com certa frequência — seja uma mudança em uma legislação brasileira, seja uma novidade tecnológica com potencial disruptivo. Isso tende a impactar a rotina dos órgãos públicos e, consequentemente, o trabalho do gestor.

Melhor do que se adaptar às pressas a uma tendência é estar por dentro das novidades e ser a pessoa que sugere uma mudança inovadora quando isso for vantajoso.

Considere novas formas de atuação

Gestão de licitação, de projetos ou de políticas públicas? Qual dessas áreas é mais adequada para seu perfil? Com as mudanças profundas que nossa sociedade vem vivenciando — sobretudo por causa da tecnologia —, é importante não tomar essas atividades como cristalizadas ou absolutamente independentes.

A estrutura de trabalho dos órgãos públicos pode ser outra amanhã, e é fundamental que você esteja pronto para atuar de formas diferentes. O serviço de consultoria, como mencionamos, pode ser uma opção. Assumir pastas diferentes dentro de um mesmo órgão e integrar projetos e licitações, por exemplo, pode ser outra.

O importante é não se apegar a modelos de trabalho muito engessados. Quanto mais flexíveis forem sua formação e suas habilidades, maiores suas chances de ter sucesso atuando no setor.

Saiba quanto o gestor público pode ganhar

Essa é uma carreira que proporciona chances de ter salários muito bons. E o melhor: como a graduação ainda é relativamente nova, ainda há bastante demanda para se inserir no mercado. A expectativa de ganhos no início de carreira fica em torno de R$ 3,5 mil, em um órgão público. Já para quem almeja trabalhar em setores federais ou agências reguladoras, os ganhos podem chegar a R$ 11 mil.

O destaque é o setor judiciário, no qual os salários costumam ser muito elevados. Já no setor privado, o início pode ser um pouco mais modesto, com salários mais baixos, girando em torno de R$ 1,8 mil e R$ 2 mil, mas a tendência é de muita valorização com o passar do tempo. Nas grandes empresas do país, cargos de gestão que ocupam cadeiras diretivas chegam a ganhar até R$ 50 mil.

Saia na frente na preparação para concursos

O gestor público vai levar vantagem em uma área muito concorrida no país: a dos concursos públicos. Isso ocorre porque o graduado terá, na grade curricular, as matérias ligadas à legislação mais cobradas pelos certames. Embora não seja um pré-requisito, a graduação em Gestão Pública oferece uma preparação completa para servidores e funcionários que desejem seguir a carreira pública.

Estamos falando de um setor extremamente interessante para quem quer transformar suas habilidades em resultados tangíveis para a sociedade. Então, invista na sua preparação e busque um curso de Gestão Pública. Em breve, sua carreira como gestor pode decolar!

Se você gostou do post e se interessou pela área, aproveite para conhecer o curso de Gestão Pública na modalidade EAD da Unyleya!

4.3/5 - (17 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD