Connect with us

Guia de Carreiras

Qual é o seu tipo de inteligência? Descubra os 9 perfis

Durante muitos anos, o conceito de inteligência esteve relacionado somente às habilidades ligadas à resolução de questões lógicas e ao raciocínio matemático. E foi também com base nesses fundamentos que, por muito tempo, os testes de QI, ou coeficiente de inteligência, avaliaram a capacidade intelectual das pessoas.

Porém, na década de 1980, o psicólogo e cientista Howard Gardner apresentou a Teoria das Múltiplas Inteligências, defendendo a existência de 9 perfis diferentes e apontando a importância de cada um deles nas atividades do nosso cotidiano.

E, para que você fique por dentro desse assunto que faz toda a diferença para a escolha da sua carreira, hoje vamos falar sobre cada tipo de inteligência identificado por Gardner, além de apresentar as áreas de atuação profissional mais relacionadas a elas. Confira!

1. Inteligência linguística

Vamos começar falando sobre um dos perfis intelectuais mais estimulados nos sistemas educacionais: a inteligência linguística.

Esse tipo de inteligência corresponde a habilidades como facilidade para se expressar oralmente e por meio da escrita, aptidão para o aprendizado de idiomas, boa interpretação de texto, além de um alto grau de atenção e sensibilidade para compreender diferentes pontos de vista.

No campo profissional, o domínio da linguagem e das técnicas de comunicação são características essenciais a escritores, tradutores, jornalistas, políticos, advogados, diplomatas, bem como gestores de todos os segmentos empresariais.

2. Inteligência lógico-matemática

Ao lado da inteligência linguística, a lógico-matemática também é altamente estimulada durante o período escolar e, conforme comentamos, era a principal referência para os parâmetros de avaliação utilizados pelos testes de QI.

As pessoas que se enquadram nesse perfil têm suas habilidades tendem a ser mais organizadas e disciplinadas, com maior capacidade para lidar com números e encontrar a solução para problemas complexos.

Aliás, o talento para dividir esses problemas em questões menores e conseguir resolvê-los por partes até chegar a um resultado final, aliado à boa capacidade de memorização e concentração, é o que faz com que as pessoas com essas características se destaquem em áreas como engenharia, estatística e economia.

3. Inteligência espacial

Pessoas que possuem facilidade para avaliar a estrutura dos objetos, sua localização e posicionamento no espaço, e conseguem visualizá-los sob diferentes ângulos de visão, certamente se enquadram nesse tipo de inteligência.

Além disso, essa forma de enxergar o mundo também desenvolve características como criatividade e sensibilidade para observar, imaginar e conceber imagens mentais cheias de detalhes.

Não é à toa que esse tipo de inteligência está muito relacionado aos profissionais das artes gráficas, designers, fotógrafos, arquitetos e engenheiros, capazes de alinhar essa noção de perspectiva dos objetos a uma visão estética em seus trabalhos.

4. Inteligência musical

Considerada um dos tipos mais singulares de inteligência, a musical é fortemente relacionada à criatividade e faz parte do perfil de profissionais como compositores, cantores, instrumentistas e também atores.

Por isso, pessoas com essa inteligência mais aguçada possuem facilidade para escutar e identificar sons de um modo geral, além de padrões e notas musicais, sendo capazes de criar músicas, construir harmonias e aprender a tocar instrumentos de forma autodidata.

5. Inteligência corporal e sinestésica

Também conhecida como “motora”, esse tipo de inteligência é associado à coordenação e ao uso racional das capacidades do corpo humano, permitindo que o indivíduo possua um maior controle de sua estrutura física, além de uma melhor noção de espaço, de distância e de profundidade.

Nesse aspecto, os profissionais da área do esporte e da dança se destacam por sua capacidade de realizar movimentos complexos, delicados ou que exijam mais força, com leveza e precisão.

6. Inteligência intrapessoal

O perfil intrapessoal é reconhecido como o tipo mais raro de inteligência e está relacionado ao autoconhecimento e à capacidade de compreender o que as outras pessoas pensam, sentem e almejam, enxergando seus pontos fortes e fracos.

Profissionais com essas características podem se tornar excelentes líderes e se enquadram em qualquer área de atuação no mercado de trabalho.

7. Inteligência interpessoal

Esse tipo de inteligência está vinculado a um outro perfil de líder, mais prático e objetivo, com alta capacidade de persuasão, de empatia, de interpretação, além de boas habilidades de comunicação e de relacionamento com outras pessoas.

Profissionais com essa aptidão nata de liderança têm o potencial para organizar equipes e coordenar trabalhos de forma eficiente, se destacando nas áreas de comunicação, de marketing e vendas, ou como professores, psicólogos e advogados.

8. Inteligência naturalista

Compreender o meio ambiente em sua variedade, a relação entre as diferentes espécies, sua evolução, preservação, os fenômenos climáticos e geográficos, bem como as mudanças ao longo das eras, é de extrema importância para garantir a sobrevivência dos seres humanos e dos demais seres vivos.

Por esse motivo, a partir da década de 1990, a inteligência naturalista foi adicionada aos demais perfis intelectuais, englobando as áreas de atuação profissional ligadas às ciências naturais e à promoção da saúde.

9. Inteligência existencial

Como o próprio nome indica, esse tipo de inteligência está relacionado à capacidade que o indivíduo possui de refletir sobre a sua existência, buscar explicações filosóficas e formas de compreender se está no caminho certo de acordo com seus objetivos de vida e valores pessoais.

É uma característica necessária a profissionais de todas as áreas, mas está mais presente no perfil de filósofos, sociólogos e professores, que buscam instigar outras pessoas e promover a discussão de temas mais aprofundados sobre a natureza humana.

Na prática, cada indivíduo possui mais de um tipo de inteligência, por isso, descobrir em qual perfil você mais se enquadra pode ser uma excelente técnica na hora de identificar as características que podem destacá-lo no mercado de trabalho e escolher uma carreira com a qual você tenha mais afinidade.

E você, já conhece qual o tipo de inteligência que melhor corresponde às suas habilidades e objetivos de carreira? Então baixe o nosso e-book O perfil profissional mais procurado pelas empresas: conheça e se capacite! e descubra tudo o que você precisa fazer para se destacar no mundo profissional.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD