Connect with us

Guia de Carreiras

Quando prestar concurso público e como a faculdade pode me ajudar?

Prestar concurso público hoje em dia é uma prática cada vez mais comum entre jovens e adultos. A busca pela estabilidade financeira e os diversos benefícios proporcionados pelo serviço público fazem com que mais e mais pessoas sonhem em ser aprovadas em um bom concurso.

Uma das justificativas para esse cenário é o fato de que o serviço público, na maioria das vezes, oferece boas condições de trabalho ao servidor e garante um alto retorno financeiro. Isso faz com que muitos jovens prefiram investir nos estudos para ser aprovado em um concurso público em vez de se arriscarem na iniciativa privada.

Caso você ainda não tenha certeza se prefere seguir a carreira na iniciativa privada ou se é melhor estudar para ser aprovado em um concurso público, continue lendo este post para tirar suas dúvidas!

Por que prestar concurso público?

O serviço público garante uma boa qualidade de vida sem muitas exigências. É claro que o funcionário público, assim como o privado, deve se dedicar ao seu ofício para prestar um bom serviço e, dependendo do seu cargo, deverá lidar com muitas responsabilidades. Mas tudo isso é recompensado com bons salários no final de cada mês e estabilidade na função para impedir perseguições políticas e injustiças cometidas por interesses de terceiros.

Além disso, o servidor ainda conta com vários benefícios, como férias, 13º, plano de saúde e, em alguns casos, vale-transporte e vale-alimentação. Tudo isso sem contar com o plano de aposentadoria, que, apesar de não ser mais integral, ainda consegue garantir uma boa qualidade de vida.

Vamos listar a seguir as principais vantagens para que você possa decidir quando é o momento ideal para prestar concurso público!

Bons salários

O serviço público é uma excelente escolha para quem está em busca de um bom salário logo no início da carreira.

Enquanto na iniciativa privada a remuneração dos funcionários costuma ser pequena nos primeiros anos de trabalho, a maioria dos concursos já preveem um salário justo e agradável assim que o servidor entra em exercício.

Apesar de o serviço público não contar com a variação remuneratória das empresas privadas — em que um trabalhador pode receber altíssimos salários e bônus depois de alguns anos de dedicação —, muitas pessoas preferem a segurança de já começar a carreira com um salário satisfatório e permanecer assim.

Dessa forma, se você sente que o seu perfil de trabalhador não condiz com o da iniciativa privada, talvez essa seja a hora de começar a investir nos estudos para ser aprovado em um bom concurso público.

Estabilidade

Uma das maiores vantagens do serviço público é, sem sombra de dúvidas, a estabilidade do servidor. Para quem não sabe, essa é uma garantia de permanência na função, impedindo que ele seja exonerado sem justificativas plausíveis.

O objetivo da estabilidade é garantir que não haja perseguições políticas no serviço público. Ou seja, os servidores não precisam temer ameaças de superiores que os force a realizar atos desonestos, pois eles não têm o poder de demiti-los sem razão.

Isso obviamente não quer dizer que você possa fazer o que quiser na sua função sem qualquer consequência por isso. Em casos de erros graves ou má prestação do serviço público, o servidor passará por um processo administrativo que pode ocasionar sua demissão. Mas é claro que, se isso acontecer, ele vai ter a chance de se defender, apresentar provas e até mesmo recorrer da decisão final.

Vale lembrar também que, durante os três primeiros anos, os concursados permanecem no estágio probatório, fase em que serão avaliados de tempo em tempo para verificar se estão realmente aptos a permanecer na sua função. A estabilidade é adquirida somente depois desses três anos.

De qualquer forma, o serviço público é algo a ser levado a sério. Você não vai mais precisar temer aquele chefe chato e ameaçador, mas, ainda assim, deverá dar seu máximo para fazer um bom trabalho.

Ascensão profissional

Nas empresas privadas, a ascensão profissional é variável de acordo com a dedicação e a produtividade dos empregados. Várias empresas possuem planos de carreira bem promissores, mas a segurança dessa ascensão não é tão palpável.

Já no serviço público, os servidores contam com um plano de carreira predefinido, com a certeza de que, em determinado tempo, eles estarão com salários maiores e ótimos benefícios, ainda que sua função permaneça a mesma.

Quem pensa que o serviço público é apenas sinônimo de burocracia está enganado. Existe a possibilidade de conseguir cargos comissionados, que garantem um aumento ainda maior no salário e impedem que o trabalho se torne enfadonho e repetitivo.

Inexigibilidade de experiência prévia

Muitos jovens se assustam ao entrar no mercado de trabalho, pois descobrem que alguns empregos exigem um tempo de experiência prévia que, por vezes, é absurdo e difícil de ser atendido por recém-formados.

No serviço público, não é necessário se preocupar com isso. Apesar de existirem alguns raros casos que demandam experiência — na área jurídica, principalmente —, a maioria dos concursos exigem apenas que o candidato estude bastante para ser aprovado, sem necessidade de ter trabalhado em outras áreas anteriormente.

Dessa forma, você pode prestar concurso público assim que sair da faculdade, sem se preocupar em ser recusado por falta de experiência.

Como a faculdade ajuda a prestar concurso público?

Todos nós sabemos o quanto é difícil conseguir a aprovação em um bom concurso público. Esse é um cenário cada vez mais competitivo e, para estar à frente dos seus concorrentes, é preciso ter algum diferencial.

Vários cargos públicos são destinados a profissionais formados em uma área específica. O mais comum é a exigência de formação em Direito. Não é à toa que os concursos jurídicos são os mais bem-pagos e com os melhores benefícios.

Existem, porém, cargos públicos que demandam formação superior em outras áreas como: Administração, Odontologia, Psicologia, Biblioteconomia, entre diversas outras.

Dessa forma, ao se formar em uma faculdade, você pode aliar sua profissão com o concurso público, garantindo que vai estar trabalhando em algo que gosta e que tem a ver com o seu perfil. Além disso, essas áreas normalmente possuem menos candidatos do que aquelas que exigem apenas a formação no Ensino Fundamental, o que proporciona menor competitividade e, consequentemente, maiores chances de aprovação.

A pós-graduação também é muito útil para quem deseja seguir a carreira pública, já que a maioria dos concursos prevê um bônus na remuneração de acordo com a quantidade de títulos que o servidor possui. Nesse caso, sua educação está diretamente ligada à ascensão no serviço público.

Prestar concurso público é uma ótima oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e garantir tranquilidade profissional. É claro que a iniciativa privada também pode oferecer oportunidades únicas de crescimento, mas existem muitas pessoas que simplesmente não se enxergam nesse mercado.

Portanto, se você se sentiu atraído pelas vantagens oferecidas pelo serviço público, esse é o momento certo para começar a estudar e garantir a sua aprovação em um bom concurso!

E aí, gostou deste post? Então aproveite para assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro de outros conteúdos como este!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD