Connect with us

Fala, Professor

27/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O dia vinte e sete de novembro foi instituído pela Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O propósito desta legislação é a mobilização da população sobre a prevenção, tipos de tratamento, educação, principalmente quanto ao diagnóstico precoce e o controle do câncer, independente do tipo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que aproximadamente 30% das mortes ocasionadas pelo câncer poderiam ser evitadas, se o indivíduo tivesse o diagnóstico no início da doença ou mesmo por meio de ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.

O câncer ou tumor é o termo popular para todos os tipos de neoplasias que têm em comum o crescimento desordenado de células nos diversos órgãos e tecidos.

Os tumores malignos são os que se espalham e crescem rapidamente, invadindo os tecidos e órgãos, sendo agressivos e incontroláveis e, por não serem encapsulados, podem causar as metástases.

A metástase é o câncer de origem secundária ao primeiro tumor, ou seja, o indivíduo teve ou tem uma neoplasia em qualquer órgão pela primeira vez, e uma das células deste câncer primário migra para outro órgão, crescendo desordenadamente, invadindo o tecido desse novo órgão, formando um outro tumor, que seria a metástase.

As neoplasias consideradas benignas são, por sua vez, células desordenadas menos agressivas e tendem a ser encapsuladas, o que raramente ocasiona a metástase.

Os fatores que determinam se um indivíduo vai ou não desenvolver essa doença são diversos. Podem ser ocasionados por causas externas, hábitos e estilo de vida, o que inclui: o tipo de alimentação, tabagismo, alcoolismo, hábitos sexuais, higiene íntima, condições sociais, moradia, condições de trabalho, exposição excessiva ao sol, estresse, dentre outros. E por fatores do próprio organismo, que são considerados internos: a hereditariedade (grupos étnicos, genética familiar) e má formação de um órgão. Ou, ainda, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas, como a radiação solar.

Existem algumas campanhas de combate ao câncer no Brasil, sendo que, as mais conhecidas e divulgadas são: o câncer da mulher, que inclui a mama e colo do útero, e do homem, com foco no câncer de próstata. Entretanto, no dia 27 de novembro busca-se atentar para a prevenção dos diversos tumores que podem ter início em diferentes tipos de células.

Estimativas para o ano de 2016, do número de casos novos de câncer, segundo o  Instituto Nacional de Câncer  (INCA), indicam que para os homens é de 295.200 e para as mulheres 300.870, sendo que, 28,6% são de origem primária na Próstata e 28,1% na Mama.

Ainda, segundo o INCA, os tipos de neoplasias que mais acometem os brasileiros são:

  • Câncer de cólon e reto;
  • Câncer de estômago;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de pele;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de pulmão.

Vamos juntos na luta contra essa doença! Conheça as causas e incentive/viva sempre a vida saudável!

Texto:

A professora Chennyfer Dobbins Abi Rachead é Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal São Paulo (2010). Mestre em Economia da Saúde pela UNIFESP (2007). Especialista em Epidemiologia hospitalar. Docente da disciplina Gestão em Sistemas de Saúde no Mestrado Profissional em Gestão e Sistemas em Saúde da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Tutora e conteudista no Ensino à distância da Faculdade Unyleya dos cursos de Saúde Pública.

LEIA TAMBÉM:

CONSCIÊNCIA NEGRA: Comemorar ou Refletir?

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD